Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Austrália

Falha da Williams pode provocar punição a Bottas

Equipe diz que, diante de mal-entendido com FIA, só conseguiu refazer o relatório de configuração da suspensão de Felipe Massa a tempo

Valtteri Bottas, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams
Valtteri Bottas, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38
Valtteri Bottas, Williams FW38

O finlandês Valtteri Bottas poderia perder seu 11º lugar no grid do GP da Austrália após a FIA lançar uma investigação sobre uma violação de regras pela Williams neste sábado.

O finlandês tinha acabado de falhar em ir para o Q3 quando a FIA notificou a Williams que estava sob investigação por não ter apresentado o relatório de configuração da suspensão necessário.

O Artigo 34.1 do Regulamento Desportivo da F1 afirma: "Cada equipe deve fornecer ao delegado técnico da FIA um relatório de configuração de suspensão para ambos os seus carros antes que cada um deles deixe o pit lane, pela primeira vez, durante a sessão de classificação."

O chefe técnico da Williams, Pat Symonds, disse que a situação tinha surgido porque a equipe tinha revisto os relatórios para 2016 - e um pedaço da informação que o órgão tinha requerido estava ausente.

Depois de ter sido notificada da informação da falta a apenas 11 minutos da sessão começar, a equipe corria para completar a papelada a tempo.

Ele disse: "Nós modernizamos nossos relatórios de configuração neste ano. Temos que entregá-lo a FIA antes da qualificação. Nós temos modernizado isso, estamos trazendo um monte de novas assistências digitais em engenharia de corrida, e este é um sistema automático".

"Houve um pouco de falta de informação sobre isso, com (o delegado técnico da FIA) Jo Bauer nos dizendo sobre isso apenas antes da qualificação".

"Nós conseguimos substituir, conseguimos refazer o relatório para um carro, mas não para o outro. Nós apenas não fizemos no tempo. Então, nós estamos discutindo isso com os fiscais"

Quando perguntado o que a pena poderia ser, Symonds disse: "Pode ser exclusão. Pode ser. Mas eu espero que não chegue a isso ".

Se Bottas for removido da qualificação, ele ainda, em teoria, seria capaz de começar a corrida do pit lane, a critério dos comissários desportivos.

Reportagem adicional de Andrew van Leeuwen

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 marca reunião urgente para mudar treino de classificação
Próximo artigo Massa reclama de mudança e diz que pilotos não foram ouvidos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil