Recomendado para você

Menos politicagem e mais “corrida pura”: objetivos de Mekies para Red Bull na F1

Menos politicagem e mais “corrida pura”: objetivos de Mekies para Red Bull na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
Menos politicagem e mais “corrida pura”: objetivos de Mekies para Red Bull na F1
F1: Verstappen 'abre o coração' sobre experiência de ser pai

F1: Verstappen 'abre o coração' sobre experiência de ser pai

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Verstappen 'abre o coração' sobre experiência de ser pai
F1: "É agora ou nunca" para a Ferrari em 2026, diz Leclerc

F1: "É agora ou nunca" para a Ferrari em 2026, diz Leclerc

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "É agora ou nunca" para a Ferrari em 2026, diz Leclerc
Stock Car: Após ano de 'novato', Castroneves quer voltar em 2026

Stock Car: Após ano de 'novato', Castroneves quer voltar em 2026

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Após ano de 'novato', Castroneves quer voltar em 2026
Stock Car: Fraga “lava a alma” e se permite comemorar bicampeonato

Stock Car: Fraga “lava a alma” e se permite comemorar bicampeonato

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Fraga “lava a alma” e se permite comemorar bicampeonato
Ranking: Qual piloto caiu mais durante a temporada 2025 da MotoGP?

Ranking: Qual piloto caiu mais durante a temporada 2025 da MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ranking: Qual piloto caiu mais durante a temporada 2025 da MotoGP?
Stock Car: Leist vence a corrida final da temporada, em Interlagos; Di Mauro confirma vice-campeonato

Stock Car: Leist vence a corrida final da temporada, em Interlagos; Di Mauro confirma vice-campeonato

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Stock Car: Leist vence a corrida final da temporada, em Interlagos; Di Mauro confirma vice-campeonato
F1 - "Ele é o esporte a motor": Mekies rasga elogios a Verstappen após primeiro ano na Red Bull

F1 - "Ele é o esporte a motor": Mekies rasga elogios a Verstappen após primeiro ano na Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1 - "Ele é o esporte a motor": Mekies rasga elogios a Verstappen após primeiro ano na Red Bull
Últimas notícias

Ferrari e Shell trabalharam em conjunto para compactar chassi de 2019

Fornecedora de combustível da escuderia revela que participou do projeto do SF90 para trazer ganhos de desempenho ao novo carro

Sebastian Vettel, Ferrari SF90

A Shell, fornecedora de combustível da Ferrari, diz que uma nova abordagem para envolvê-la mais de perto na finalização do chassi do SF90 deve render ganhos de desempenho em 2019. As duas empresas trabalham em parceria há décadas e a petrolífera revelou que participa ativamente do projeto do carro deste ano para garantir que a escuderia tenha o chassi mais compacto possível.

Qualquer ganho que a Ferrari possa ter com um tanque de combustível menor e mais compactado na parte traseira pode trazer benefícios diretos em termos de peso e aerodinâmica. Quem explica é Benoit Poulet, gerente de desenvolvimento de combustível da Shell na F1, que falou ao Motorsport.com.

“Com o fluxo de combustível sendo o mesmo, a estrutura foi mantida, mas a integração com o chassi aumentou desde o ano passado e estamos integrando mais aspectos do chassi para obter desempenho extra para o carro”.

Leia também:


A iniciativa da Ferrari e da Shell de fornecer um chassi mais compacto surge no contexto de um aumento no limite de combustível para 2019, que saltou de 105 kg para 110 kg por corrida. Segundo Poulet, as novas regras não afetaram diretamente sua abordagem. “Estamos construindo essa troca entre o desempenho do motor e a eficiência do motor”, disse.

“Tivemos essa conversa seis meses atrás em relação ao design do chassi. Haverá algumas corridas em que [a nova medida de combustível] poderá nos beneficiar mais, mas a questão não é essa. Temos trabalhado muito duro com a Ferrari para ter um motor realmente eficiente. Então pudemos realmente antecipar o desempenho”.

"Se tiverem um desempenho similar, nós favoreceríamos o combustível com uma densidade mais alta porque, como tudo é baseado em quilogramas, isso significaria menor volume, então você pode deixar seu carro mais leve".

Poulet não acredita que o novo regulamento de combustível levará a uma abordagem radicalmente diferente das equipes: "O que é realmente importante no desenvolvimento é a taxa de fluxo de combustível, e esse valor não foi alterado”.

“Ainda temos o objetivo técnico compartilhado, que é a eficiência. Temos trabalhado para obter o combustível e o motor mais eficientes juntos. Então o salto para 110kg é o que eu chamaria de apenas uma liberdade adicional do aspecto operacional do carro".

Artigo anterior Ferrari revela pintura revisada para o GP da Austrália de F1
Próximo artigo GALERIA: Conheça grid da Fórmula 1 para temporada 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros