FIA muda regra e abre caminho para Kimi Antonelli estrear na F1

Italiano apoiado pela Mercedes pode estrear na categoria antes mesmo das férias de verão

Andrea Kimi Antonelli dirige Mercedes W12

Foto de: Mercedes GP Petronas Formula One Team

As esperanças do jovem Andrea Kimi Antonelli da Mercedes de fazer sua estreia na Fórmula 1 em 2024 aumentaram com a FIA reduzindo agora a restrição de idade mínima para 17 anos.

A FIA atualizou o Apêndice L de seu Código Esportivo Internacional para adicionar uma cláusula que afirma que, embora a idade mínima para a superlicença exigida para correr na F1 seja 18 anos, dispensa especial pode ser concedida a certos pilotos para recebê-lo aos 17 anos.

Leia também:

Isto também afetou os requisitos para uma superlicença apenas para treinos livres, que segue a mesma redação e significa que Antonelli poderia fazer sua estreia no TL1 antes de completar 18 anos, em 25 de agosto.

O Artigo 13.1.2 do Apêndice L diz: "A critério exclusivo da FIA, um piloto considerado recentemente e consistentemente com capacidade e maturidade excepcionais demonstradas em competições de carros de monopostos podem receber uma Super Licença aos 17 anos de idade.

Há muito se espera que Antonelli ocupe o lugar vago da Mercedes em 2025, com Lewis Hamilton partindo para a Ferrari, para fazer parceria com George Russell na equipe.

O italiano tem sido apoiado pela Mercedes desde os tempos no kart, e a sua rápida progressão nos campeonatos de monopostos veio com vitórias e título da F4 italiana e do Campeonato Europeu Regional em 2022 e 2023, respetivamente, ao volante da Prema.

Ele permaneceu na Prema em sua primeira temporada na Fórmula 2, embora a equipe tenha tido dificuldades para lidar com o novo chassi Dallara introduzido este ano.

Foi relatado que um inquérito no início deste ano foi feito à FIA sobre a concessão de uma superlicença a Antonelli, apesar de ainda não ter 18 anos, ao qual a FIA parece ter respondido através de alterações nos regulamentos.

As mudanças nas regras significam que Antonelli poderia, teoricamente, fazer sua estreia em um TL1, ou mesmo correr, antes das férias de verão da F1, se a FIA o considerar digno dos critérios estabelecidos.

Foi relatado no início desta temporada que Antonelli estava sendo escalado para substituir Logan Sargeant no meio da temporada, daí o pedido para reduzir a idade mínima para 17 anos, mas o chefe da equipe, James Vowles, negou essas sugestões.

Assessora de Senna, BETISE ABRE O JOGO sobre PROST x AYRTON x PIQUET, Xuxa, Galisteu, Bernie, Head +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Márquez na Ducati oficial, Martín na Aprilia: Jorge será sabotado em 2024? E Bagnaia? Mugello e mais

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Marko cita Hamilton para reclamar de decisão contra Pérez
Próximo artigo F1: Leclerc vê Red Bull ‘voltar ao normal’ no GP da Espanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil