Fórmula 1 GP do Canadá

F1: Marko cita Hamilton para reclamar de decisão contra Pérez

"Explicaram que peças haviam caído do carro [de Sergio] mas me lembro que Hamilton cruzou a linha de chegada 'com três rodas' e não houve penalidade", disse

Sergio Perez, Red Bull Racing RB20

Consultor de automobilismo da Red Bull na Fórmula 1, Helmut Marko reclamou da punição aplicada a Sergio Pérez no grid do GP da Espanha, a próxima etapa da categoria. Em Barcelona, o mexicano tem penalidade de três posições na ordem inicial da corrida, já que trafegou de maneira insegura no GP do Canadá após bater em Montreal e voltar ao pit do circuito Gilles Villeneuve com pedaços de seu RB20 caindo na pista.

O editor recomenda:

Marko, porém, discorda do 'gancho' e relembra de um caso anterior envolvendo um piloto rival: Lewis Hamilton, da Mercedes. O britânico venceu o GP da Grã-Bretanha de 2020 'se arrastando' no autódromo de Silverstone após ter um furo de pneu na volta final, conseguindo triunfar na prova inglesa.

"Os comissários explicaram que peças haviam caído do carro [de Sergio], mas me lembro de uma vez em que Hamilton cruzou a linha de chegada em Silverstone 'com três rodas' e venceu. Estranho, não houve nenhuma penalidade naquela ocasião", afirmou Marko em sua coluna no Speedweek.

Marko recordó cuando Hamilton ganó en Silverstone con un neumático pinchado.

Marko lembrou quando Hamilton venceu em Silverstone com um pneu furado.

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

"Acho que é uma penalidade muito severa, porque em uma corrida com condições variáveis você tem que levar seu carro de volta, especialmente quando no início não está claro exatamente como é o dano", argumentou o dirigente austríaco da Red Bull.

"Os espelhos retrovisores de Pérez estavam sujos, ele não conseguia ver exatamente como estava a traseira. Por outro lado, pudemos ver pelos dados que as suspensões estavam boas, então, é claro, você tenta recuperar o carro e, idealmente, poder lutar por pontos novamente", seguiu o consultor taurino.

Marko também falou sobre a performance de 'Checo' em Montreal: "Pérez teve uma classificação difícil no Canadá, assim como teve em Mônaco. É difícil para ele quando condições mudam, como aconteceu recentemente em Montreal. Ele leva muito tempo para ganhar velocidade".

"Ele estava um segundo atrás de Max [Verstappen, companheiro holandês de Pérez] na primeira sessão de treinos e a diferença é muito grande para ser recuperada no início da classificação. Já vimos isso no passado", completou Helmut.

Assessora de Senna, BETISE ABRE O JOGO sobre PROST x AYRTON x PIQUET, Xuxa, Galisteu, Bernie, Head +

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Márquez na Ducati oficial, Martín na Aprilia: Jorge será sabotado em 2024? E Bagnaia? Mugello e mais

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Wolff 'fecha as portas' da Mercedes para Sainz: "Queremos nos reinventar"
Próximo artigo FIA muda regra e abre caminho para Kimi Antonelli estrear na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil