FIA revela especificação de capacetes da F1 para 2019
Novas unidades terão proteção reforçada e deverão ser utilizadas obrigatoriamente já a partir do ano que vem
A FIA revelou um novo padrão de capacete que será obrigatório na F1 a partir da temporada de 2019.
A mais nova especificação vai oferecer maior segurança de acordo com a entidade, já que inclui proteção balística avançada e uma maior absorção de energia.
Ele será obrigatório na F1 a partir de 2019 e em outras categorias pouco depois, disse a FIA, que trabalhou de perto com as fabricantes Stilo, Bell, Schuberth e Arai durante a fase de pesquisa.
O topo da viseira ficou 10mm mais baixo para incorporar uma proteção balística incorporada que “alcança níveis de segurança sem precedentes contra impacto de detritos”, segundo o comunicado da FIA.
O casco usa materiais avançados para garantir resistência contra impacto e penetração.
“O topo dos atuais capacetes já é o mais seguro do mundo, mas o novo padrão irá levá-los a um nível além”, disse o diretor de segurança da FIA, Laurent Mekies.
“É importante para toda nossa pesquisa de segurança que continuemos a melhorar, e é por isso que pedimos a todas as fabricantes que cumpram esse padrão mais difícil para nossas categorias.”
A especificação 8860-2018 determina que os capacetes devem resistir os seguintes testes:
Impacto: um impacto do capacete a 9,5 m/s. O pico de desaceleração da cabeça não deve passar de 275 G.
Impacto de baixa velocidade: um impacto a 6 m/s. O pico de desaceleração da cabeça não deve passar de 200 G.
Impacto lateral: impacto a 8,5 m/s. O pico de desaceleração não dve passar de 275 G.
Proteção balística avançada: Um projético de metal de 225g, atirado a 250 km/h. O pico de desaceleração não deve passar de 275 G.
Esmagamento: um bloco de 10 kg cai de uma altura de 5,1m, em testes laterais e longitudinais. A força transmitida não deve passar de 10 kN.
Penetração do casco: uma peça de 4 kg cai no capacete a 7,7 m/s.
Penetração da viseira: um rifle atira detritos de 1,2g na viseira. Os detritos não devem penetrar o interior do capacete.
Revestimento da viseira: um teste para garantir que a coloração e a visão não sejam significativamente alteradas ou distorcidas.
Sistema de retenção: testes de rolagem e dinâmico para garantir a força da presilha do queixo e seus acessórios.
Impacto linear no queixo: impacto a 5,5 m/s. O pico de desaceleração não deve passar de 275 G.
Esmagamento no queixo: um martelo atinge a proteção do queixo e mede a habilidade de manter a cabeça protegida do impacto.
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