Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP de Abu Dhabi
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Últimas notícias

FIA se diz aberta a tirar chicane na Mistral em Paul Ricard

Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting está aberto à ideia de descartar a chicane da reta Mistral no circuito de Paul Ricard para o GP da França de 2019.

Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H

Whiting disse que o assunto será discutido no briefing do GP da Áustria, nesta sexta-feira.

No GP da França, muitos pilotos apoiaram a ideia, alegando que as corridas seriam melhoradas caso a chicane fosse retirada.

Pilotos que correram ou testaram sem ela argumentaram que haveria mais vácuo na longa reta, e que a pressão aerodinâmica menor que os carros usariam deixariam a curva 10 e o restante da pista mais desafiadores.

Whiting afirmou que a decisão de usar a chicane foi por um acordo entre a FIA e a administração de Paul Ricard. Uma complicação extra é que há uma arquibancada na chicane, e que ela se tornaria redundante.

“Foi uma decisão em conjunto”, disse Whiting. “Foi o que havia sido proposto pelo circuito, e não tínhamos razão para dizer algo diferente. Queríamos ter duas longas zonas de DRS, o que aparentou funcionar bem na reta oposta.”

“Isso parece ser uma corrente de pensamento agora, de que poderíamos ter corrido sem ela, mas todas as equipes e pilotos sabem disso há muito tempo. As equipes testaram na pista, então fiquei um pouco surpreso em ouvir isso do nada na sexta-feira.”

Antes de aprovar qualquer mudança para 2019, a FIA primeiro teria de analisar as implicações de segurança para as velocidades mais altas da curva que, atualmente, é a 10ª da pista.

“Nós podemos certamente fazer uma simulação da longa reta e ver se a área de escape é suficiente para esse tipo de coisa”, disse Whiting. “Eu também gostaria de ouvir a opinião dos pilotos, agora que eles tiveram a chance de correr na pista.”

“Vimos algumas ultrapassagens decentes aqui, o que duvido que teríamos visto se fosse o contrário [sem a chicane]. Mas é uma questão de opinião, e fico feliz em discutir com todos os envolvidos.”

Questionado se concordaria com a mudança caso a área de escape seja suficiente, ele disse: “Se há um argumento forte o suficiente para isso, sim.”

Carlos Sainz estava confiante de que a pista seria mais interessante aos pilotos e aos fãs sem a chicane.

“Na verdade, fui eu que perguntei a Charlie sobre a longa reta”, disse. “Já vi corridas de F3 e endurance sem a chicane, e a pista parece realmente legal.”

“Eu disse que isso daria personalidade à pista, algo que, no momento, ela não tem, e disse que todos falariam sobre a reta de Paul Ricard e aquela curva ao fim da reta, assim como todos falam sobre a reta de Baku e a freada para a curva 1.”

“Isso daria o pouco de personalidade que talvez falta na pista no momento. Isso também daria um bom vácuo, com um setor final muito mais difícil com menor carga. Seria divertido e acho que a FIA irá considerar isso para o ano que vem.”

Artigo anterior F1 finalizará novas regras de motores para 2021 nesta semana
Próximo artigo Vettel bate e provoca ira na F1; as frases do fim de semana

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros