FIA volta atrás na regra dos difusores e irrita a Red Bull
Depois de permitir que motores Renault usassem 50% dos gases do escapamento na freada ontem, agora eles estão limitados a 10%
Em mais uma reviravolta no caso dos difusores soprados, a FIA determinou que as equipes que utilizam motores Renault e Ferrari deverão permanecer no limite de 10% de gases dirigidos pelo escapamento nas freadas – quando os pilotos não estão com o pé no acelerador. A decisão não agradou em nada a Red Bull, equipada com o motor Renault, ao qual havia sido permitido ontem que usasse 50% dos gases.
A permissão havia sido dada por questões de confiabilidade. O descontentamento da Red Bull se dá porque os motores Mercedes, que equipam a McLaren, seguem podendo usar o overrun nas freadas, o que, de acordo com Christian Horner, dá uma vantagem ao times que têm o motor alemão. Eles acabam podendo usar 20%.
Nesta sexta-feira Horner e o chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, discutiram durante a coletiva da FIA. O representante do time de Woking reclamou que a Red Bull tinha vantagem com a mudança inicial.
“As regras são um pouco fluidas e parecem mudar a todo momento. Ficamos um pouco surpresos quando soubemos no meio da primeira sessão de livres que as regras mudaram e tenho certeza de que isso é uma desvantagem para vários times, então estamos tentando lidar com isso no momento.”
Horner respondeu que a mudança havia sido para igualar as condições entre os clientes de Renault e Mercedes.
“O documento que li dizia que o overrun em quatro cilíndros era permitido para certos competidores o que, acredito, inclui seu motor. Entendemos que, antes da Renault poder mudar seus parâmetros, obviamente havia uma vantagem significativa para todas as equipes com motores Mercedes”, respondeu Horner.
O dirigente não quis falar com a imprensa depois da nova determinação da FIA.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.