Recomendado para você

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Últimas notícias

"Ficamos para trás", alerta desenhista chefe da Ferrari

Nikolas Tombazis afirmou que problemas com túnel do vento brecaram desenvolvimento do carro, mas time tenta reverter o quadro

Nikolas Tombazis, projetista da Ferrari

Devido a um problema já divulgado no túnel de vento particular da equipe, a Ferrari acabou ficando para trás no desenvolvimento do carro nesta reta final do campeonato de 2012. Esta é a opinião de Nikolas Tombazis, desenhista chefe do time italiano.

“Tenho sentimentos distintos sobre como foi o desenvolvimento do nosso carro durante o ano. Como um todo, podemos ficar satisfeitos, pois ainda estamos na luta pelo campeonato. Houve até um período em que o nosso desenvolvimento foi melhor do que o de nossas rivais, o que fez com que conseguíssemos reverter um início ruim. No entanto, nas últimas corridas, o nosso progresso não foi como o esperado. Vários componentes novos acabaram não funcionando como imaginávamos e ficamos para trás em relação aos nossos concorrentes. Isso não quer dizer que não houve melhora, mas não foi como o esperávamos”, analisou o projetista em entrevista ao site da equipe.

De acordo com Tombazis, o grande problema foi em relação ao túnel de vendo da equipe, que apresentou falhas. “Um elemento que retardou nosso progresso foi a dificuldade que encontramos na correlação entre os dados do túnel de vento e da pista", revelou o grego. “O túnel de vento só pode ser um modelo de como as coisas são, mas nunca é completamente real. Os dados que vimos no túnel de vento não corresponderam 100% aos dados que recebemos da pista. Tivemos algumas surpresas desagradáveis em relação a algumas atualizações que levamos às últimas provas e queremos entender o  que houve de errado”, afirmou Tombazis.

A equipe decidiu testar em outro túnel de vento, que não pertence à Ferrari, as atualizações para o GP da Índia. “E tivemos algumas respostas interessantes neste novo teste. Acredito que com isso conseguiremos recuperar o terreno perdido”, garantiu Tombazis, que não soube precisar a causa do problema no túnel da Scuderia. “Há muitas razões possíveis para que um túnel de vento apresente falhas. Pode ser devido a um problema de escala, já que o carro utilizado no túnel é menor que o real, ou pode vir da diferença entre o modo como o ar flui dentro do túnel, que não é igual ao ar livre. Tivemos problemas em algumas áreas, mas isto não significa que todo o trabalho feito no túnel foi inútil”, completou.

Agora, para recuperar o tempo perdido, a Ferrari vai tentar uma abordagem agressiva em relação ao desenvolvimento do carro. “Como ainda estamos na luta pelo campeonato, então temos de continuar com o desenvolvimento do carro, E estamos em desvantagem, tanto desempenho, quanto nos pontos, então temos que atacar e não nos defender. Por isso tivemos uma abordagem agressiva em relação ao desenvolvimento para as últimas quatro corridas, com atualizações para cada prova. Assim, esperamos voltar a vencer provas e trazer os títulos”, completou Tombazis.

Artigo anterior Senna e Alonso atestam a importância dos engenheiros de pista
Próximo artigo Kovalainen elogia pista de Buddh, mas não espera muito do carro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros