Governo corta financiamento e coloca futuro do GP do México em dúvida
Em prol de obra de infraestrutura, poder público não irá mais ajudar a financiar corrida na Cidade do México após o fim do contrato vigente
O GP do México pode desaparecer do calendário da Fórmula 1 a partir de 2020, após o governo local decidir encerrar o financiamento do evento. A corrida tem sido consistentemente classificada como uma das melhores pelos fãs desde que retornou ao calendário em 2015.
Mas seu contrato com a Fórmula 1 expira no final deste ano e, até o momento, é uma das cinco corridas que não assinou uma extensão além do final da temporada 2019.
Há relatos de que o novo governo federal mexicano decidiu não continuar com o financiamento de 400 milhões de pesos pela corrida – cerca de 20 milhões de dólares.
"Para 2020, o governo federal não comprometerá este recurso", disse ao El Financiero a chefe de governo da Cidade do México, Claudia Sheinbaum.
"Agora eles estarão destinando a maior parte dos fundos para a conclusão do trem turístico maia ou do trem maia", continuou Sheinbaum, referindo-se a um projeto para construir uma ferrovia no sudeste do país com um custo de quase 10 bilhões de dólares.
No entanto, Sheinbaum foi confirmou que a corrida deste ano não está em risco. "A F1 em 2019 vai acontecer porque desde o ano passado as administrações anteriores se comprometeram com esse montante."
Assim como o México, os GPs da Grã-Bretanha, Itália, Espanha e Alemanha têm seus acordos terminando ao fim deste ano.
Os organizadores da corrida mexicana vão agora procurar ajuda da FOM, a empresa detida pela Liberty Media, que é dona e opera a F1.
O México distintamente se distanciou de uma carta crítica da Associação de Promotores de Fórmula 1 enviada para a Liberty enviada no início desta semana.
"O GP do México não participou do encontro", disse a organização em um comunicado dos promotores na terça-feira.
"Não concordamos com o que foi divulgado pela Associação de Promotores de Fórmula 1 em seu nome”, continua o comunicado.
"Nós apreciamos o trabalho que os novos donos da F1 estão fazendo para entender os requisitos e preocupações dos promotores, assim como dos fãs."
"Os promotores mexicanos e a F1 continuam as negociações sobre a renovação do contrato do GP do México de F1 em privado."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.