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Grosjean pede mudanças nas regras de bandeiras azuis

Piloto da Haas falou da norma atual, após incidente entre Gutiérrez e Hamilton

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16

Foto de: XPB Images

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16
Romain Grosjean, Haas F1 Team
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16 sends sparks flying
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-16

Esteban Gutierrez foi punido no GP da Hungria após supostamente não abrir caminho para o líder, Lewis Hamilton, com a bandeira azul acionada. Depois, o australiano Daniel Ricciardo sugeriu que o mexicano era o pior piloto para ultrapassar quando eram mostrada esse tipo de sinalização. 

Romain Grosjean usou sua prova em Hockenheim como exemplo para sugerir que a atual regra de de bandeiras azuis não é tão eficiente assim. 

"Quando eles (os pilotos rápidos) chegam muito mais rápidos, é fácil. Na Alemanha eu tinha Vettel atrás de mim e ele era cerca de 2 décimos mais rápido pois tinha pneus velhos. Assim, levaria umas 10 voltas para tirar a diferença de 2 segundos...", disse Grosjean. 

Vettel estava a 2 segundos de Grosjean na volta 58 e apenas a 1s5 de Haas na volta 61. Depois disso, o francês recebeu a ordem para deixar passar. 

"Fiz muitas voltas na frente dele e quando fui advertido por Charlie (Whiting) deixei passar e isso nos custou 2s6 na reta. É muito tempo perdido". 

"Não dá para ficar feliz se você está brigando por posições e pelos pontos, mas são os líderes... Não sei se há uma resposta certa ou errada para isso". 

Uma solução 

Embora há quem sugira que as bandeiras azuis sejam baseadas na diferença, Grosjean reconhece que isso não acontecerá tão cedo.

"O ideal seria um sistema de bandeiras azuis que funcione com as diferenças de velocidade entre os carros. Se forem um ou dois segundos mais rápidos, beleza. Mas se forem apenas dois décimos mais rápidos... Bem, neste caso basta ver o retrovisor pois estão longe e não te alcançam facilmente. Então por que deveria deixá-los passar?"

"Mas isso iria necessitar de um software avançado, então não é tão simples assim". 

Grosjean confirmou que no briefing de pilotos na Alemanha foi mencionada a possibilidade de um pequeno ajuste na regra. 

"Discutimos sobre a diferença de um segundo, que creio que seja o correto, e alguns estavam a favor. Mas há opiniões diferentes. Alguns querem dois segundos, outros querem um segundo. Sou a favor de uma diferença menor. Mas enquanto isso, temos meia volta para deixar passar sob bandeira azul".

Informação adicional de Jonathan Noble

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