Recomendado para você

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72

Stock Car
Velocitta II
Antonella Bassani é recebida na equipe Full Time e vê seu Stock Car receber o número 72
Últimas notícias

Grosjean revela bom entrosamento com engenheiro de pista

Trabalhando com o japonês Ayao Komatsu, francês diz que as conversas em inglês carregado são um mistério para os demais

O francês Romain Grosjean

Ele é, por um lado, a ligação técnica entre o piloto e a equipe, de outro, uma espécie de companheiro nas horas difíceis. O engenheiro de pista é um dos poucos que fala com o piloto via rádio. É ele o responsável pela comunicação de estratégia e de comandos que devem ser mudados no volante, por exemplo.

Essa comunicação em momentos críticos faz com que o engenheiro de pista tenha de ser um pouco psicólogo também, tanto para entender quando passar a mão na cabeça de seu piloto, quanto saber a hora de cobrá-lo.

Na Lotus, Romain Grosjean conta com o japonês Ayao Komatsu a seu lado. O francês revela que tem uma amizade fora das pistas com o profissional, e que às vezes os dois falam uma língua que só eles entendem.

“Gosto muito de Ayao. Acho que nos entendemos muito bem. Temos uma boa filosofia e, honestamente, acredito que é uma relação maior do que apenas entre piloto e engenheiro. Se puder jantar com ele é algo que realmente gosto de fazer. Meu inglês tem um toque francês e o dele, japonês, então nós nos entendemos, mas às vezes os outros não nos compreendem.”

Grosjean destaca a honestidade – de ambos os lados – como o fator principal para a relação funcionar.

“Queremos atingir o mesmo objetivo. Somos muito honestos – se não estou fazendo um bom trabalho, ele me diz, caso contrário, eu falo. Mas, também, se achar que o trabalho dele é bom também o digo. Temos confiança um no outro e isso é muito importante.”

Artigo anterior McLaren aposta em trabalho e classificação para virar jogo no Canadá
Próximo artigo Senna explica por que é ruim ceder o carro nos treinos livres

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros