Há 69 anos, acontecia a primeira corrida da história da Fórmula 1; veja 5 curiosidades
Primeiro GP da história foi em Silverstone e teve até príncipe correndo
O milésimo GP da F1
À l'occasion du 1000e GP du Championnat du monde de F1, en Chine, Motorsport.com revient sur des moments historiques de la discipline.
Em 13 de maio de 1950, era dado o início àquela que se tornaria a maior categoria do automobilismo mundial.
Há exatos 69 anos, a Fórmula 1 tinha sua primeira corrida realizada na história, em Silverstone, na Inglaterra.
Veja abaixo algumas curiosidades da prova inaugural da história da Fórmula 1.
Realeza na pista
A primeira corrida teve a presença de um príncipe: Birabongse Bhanudej Bhanubandh, da Tailândia, conhecido como Prince Bira.
Bira se retirou da corrida, e a Tailândia só voltou a ter um representante na Fórmula 1 agora, com Alexander Albon, da Toro Rosso.
500 Milhas no calendário
A temporada inaugural da F1 tinha no calendário as 500 Milhas de Indianápolis, que foi a terceira etapa do Mundial. Mesmo assim, Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio e as outras estrelas da categoria não correram.
Farina vencedor
O italiano Giuseppe Farina, da Alfa Romeo, foi o vencedor da primeira prova da história da F1. Farina se tornaria também o campeão da temporada inaugural.
Fórmula Internacional?
A Fórmula 1 não nasceu com esse nome. O primeiro registro foi Fórmula Internacional. O nome final tomou forma quando a Fórmula 500cc, uma categoria de monopostos com motores similares aos de uma moto, foi reconhecida oficialmente como Fórmula 3 em 1950.
Isso deixou a Fórmula B com status de Fórmula 2 e colocou a Fórmula Internacional com o nome de Fórmula 1.
Pilotos 'vovôs'
A média de idade na primeira corrida da história era de 39 anos, sendo Geoffrey Crossley o mais jovem com "apenas" 29 anos. Farina já estava com 43 anos, e Fangio tinha 38.
Resultados do GP da Grã-Bretanha de 1950
Pos | No | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Grid | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | Giuseppe Farina | Alfa Romeo | 70 | 2:13:23.6 | 1 | 9 |
2 | 3 | Luigi Fagioli | Alfa Romeo | 70 | + 2.6 | 2 | 6 |
3 | 4 | Reg Parnell | Alfa Romeo | 70 | + 52.0 | 4 | 4 |
4 | 14 | Yves Giraud-Cabantous | Talbot-Lago-Talbot | 68 | + 2 vueltas | 6 | 3 |
5 | 15 | Louis Rosier | Talbot-Lago-Talbot | 68 | + 2 vueltas | 9 | 2 |
6 | 12 | Bob Gerard | ERA | 67 | + 3 vueltas | 13 | |
7 | 11 | Cuth Harrison | ERA | 67 | + 3 vueltas | 15 | |
8 | 16 | Philippe Étancelin | Talbot-Lago-Talbot | 65 | + 5 vueltas | 14 | |
9 | 6 | David Hampshire | Maserati | 64 | + 6 vueltas | 16 | |
10 | 10 | Joe Fry Brian Shawe-Taylor |
Maserati | 64 | + 6 vueltas | 20 | |
11 | 18 | Johnny Claes | Talbot-Lago-Talbot | 64 | + 6 vueltas | 21 | |
Ret | 1 | Juan Manuel Fangio | Alfa Romeo | 62 | Motor | 3 | |
NC | 23 | Joe Kelly | Alta | 57 | No clasificado | 19 | |
Ret | 21 | Prince Bira | Maserati | 49 | Combustible | 5 | |
Ret | 5 | David Murray | Maserati | 44 | Motor | 18 | |
Ret | 24 | Geoffrey Crossley | Alta | 43 | Transmisión | 17 | |
Ret | 20 | Toulo de Graffenried | Maserati | 36 | Motor | 8 | |
Ret | 19 | Louis Chiron | Maserati | 26 | Clutch | 11 | |
Ret | 17 | Eugène Martin | Talbot-Lago-Talbot | 8 | Presión aceite | 7 | |
Ret | 9 | Peter Walker Tony Rolt |
ERA | 5 | Caja de cambios | 10 | |
Ret | 8 | Leslie Johnson | ERA | 2 | Compresor | 12 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.