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Haas anuncia dupla de equipe sem mudanças para 2020

Grosjean, mesmo com ano de altos e baixos, será companheiro de equipe Kevin Magnussen em time norte-americano no próximo campeonato

Romain Grosjean, Haas F1

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

A Haas anunciou nesta quinta-feira que Romain Grosjean seguirá na equipe em 2020. Desta forma, a dupla da equipe norte-americana segue inalterada, já que Kevin Magussen já estava garantido.

Na última semana, o chefe da equipe, Gunther Steiner, havia dito que a decisão seria tomada no fim de semana do Grande Prêmio de Singapura, que será realizado no próximo domingo. “A vaga está entre Nico Hulkenberg e Romain Grosjean”, disse em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.

Grosjean, que correrá pelo quinto ano na Haas, celebrou a renovação: "Sempre afirmei que era meu desejo permanecer na Haas F1 Team e continuar desenvolvendo as realizações da equipe",

 

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"Estou aqui desde o início e vi o trabalho que Gene Haas e Gunther Steiner colocaram na equipe para torná-la competitiva. Naturalmente, estou muito feliz por continuar fazendo parte disso. Terminar em quinto no campeonato de construtores a última temporada, apenas no terceiro ano de competição, foi algo muito especial."

"Tivemos nossos desafios nesta temporada, mas usaremos a experiência do ano passado e deste ano para avançar para 2020. Estou ansioso para trabalhar com Kevin e toda a equipe e continuar nossa jornada juntos".

Gunther Steiner também falou sobre a opção do time: "A experiência e a necessidade disso têm sido uma das pedras angulares da Haas F1 Team. Com Romain Grosjean e Kevin Magnussen competindo pela equipe em 2020, continuamos a ter uma formação de pilotos que nos oferece uma plataforma sólida para continuar nossa carreira. crescimento."

"A compreensão de como trabalhamos em equipe e o conhecimento do que eles podem oferecer ao volante nos proporcionam uma continuidade valiosa e uma base sólida para continuarmos construindo nossa equipe."

"Foi um ano difícil para nós em 2019 com a flutuação no desempenho do VF-19, mas nossa capacidade de aproveitar nossas experiências combinadas nos ajudará a aprender, melhorar e avançar como uma unidade em 2020", finalizou Steiner.

A EXPLICAÇÃO DO CHEFE PELA ESCOLHA EM GROSJEAN

Guenther Steiner, Team Principal, Haas F1, in the Team Principals Press Conference

Guenther Steiner, Team Principal, Haas F1, in the Team Principals Press Conference

Photo by: Andy Hone / LAT Images

A escolha óbvia para a Haas, para muitos analistas, era Nico Hulkenberg. Gunther Steiner explicou a escolha.

"Foi por pouco, você sabe, porque ambos são pilotos muito bons e espero que Nico fique na F1. Mas no final decidimos ficar com o Romain. Ele está na equipe há quatro anos, conhecemos seus altos e baixos. Sabemos que em um dia bom ele é um piloto muito bom. Ele conhece muito bem a equipe."

"O maior motivo é que o nosso carro este ano não está funcionando como queremos - o que no final não tem nada a ver com os pilotos que temos no momento. É o carro, estamos muito conscientes disso."

"Agora, trocando de piloto, não sei se isso nos ajudaria a melhorar o carro. Poderia, mas também não poderia. Porque o novo cara não saberia por onde começar."

"Romain foi uma grande parte para entender por que estamos errados com o carro no momento. Ele foi uma grande ajuda. E não queríamos ter mais incógnitas ou riscos."

Questionado pelo Motorsport.com se havia outros fatores que opunham Hulkenberg além da continuidade do piloto, Steiner disse: "O principal era esse. Queremos dar esse passo e introduzir um novo elemento para a equipe? Essa foi a principal razão. por que ficamos com Romain. Porque sabemos o que temos. "

PROBLEMA DA HAAS COM PILOTOS

A decisão de manter a dupla de pilotos chega a surpreender. Desde o ano passado, Grosjean apresenta oscilação. Em 2018, o francês foi o 14° com 37 pontos, enquanto Magnussen terminou em nono, com 56. O time norte-americano foi o quinto no Mundial de Construtores, mas a análise geral é que poderia ter brigado com a Renault pela quarta colocação.

Os erros de Grosjean foram tantos, que o tema acabou sendo destaque na primeira série da Fórmula 1 no Netflix, sucesso mundial de crítica.

Neste ano a equipe caiu bastante. Atualmente, ocupa apenas a nona posição entre as dez equipes que participam do campeonato. Só supera a Williams, que está bem atrás de todos os adversários. Enquanto o dinamarquês soma 18 pontos, Grosjean tem 8.

Além disso, ambos já se envolveram em acidentes, o que é considerado inadmissível em qualquer time, ainda mais em um que qualquer ponto faz diferença.

SITUAÇÃO HULKENBERG

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team

Photo by: Simon Galloway / Sutton Images

Agora os olhos se voltam a Nico Hulkenberg, que está ameaçado de ficar sem um cockpit para 2020. Ele completará a atual jornada com a Renault, mas será substituído por Esteban Ocon, que se desligará da Mercedes, do papel de piloto de testes.

O alemão sempre foi tratado como potencial campeão mundial, mas ostenta a marca ruim de mais GPs sem nunca ter subido ao pódio. Ele estreou em 2010 como companheiro de Rubens Barrichello na Williams.

A opção em que ele teria mais chances é na Alfa Romeo, caso o time não aposte em um segundo ano para Antonio Giovinazzi, que faz temporada apenas regular. 

E PIETRO FITTIPALDI?

O brasileiro, neto do bicampeão Emerson, é piloto de testes da equipe. Ele esteve na disputa por vaga, embora nesse momento não disponha dos pontos necessários para a obtenção da super-licença. 

O trabalho de Pietro é muito elogiado pelo time, mas a falta de experiência pesou contra ele na hora da decisão. Gunther Steiner foi categórico ao afirmar que um time na posição da Haas não pode apostar em estreantes. 

Veja quais vagas estão disponíveis no mercado

Quatro times que seguem com vagas abertas para a próxima temporada são Alfa Romeo, Williams, Toro Rosso e Red Bull. A opção mais viável para o alemão seria a Alfa, caso ela opte por substituir o estreante Antonio Giovinazzi, que faz ano apenas regular.

Mercedes: Lewis Hamilton - Confirmado
Após 60 vitórias e 4 títulos, com mais um encaminhado, Hamilton tem contrato até 2020 e deve renovar com a equipe, apesar de afirmar que sonha pilotar pela Ferrari um dia.
Mercedes: Valtteri Bottas - Confirmado
Valtteri Bottas venceu 5 corridas com a Mercedes e tem se mostrado um segundo piloto ideal. Após meses de especulações, a equipe alemã confirmou o finlandês para 2020.
Ferrari: Sebastian Vettel - Confirmado
Apesar dos rumores de uma aposentadoria precoce, Sebastian Vettel tem afirmado que seguirá na Ferrari até o fim de seu contrato, no final de 2020
Ferrari: Charles Leclerc - Confirmado
Charles Leclerc chegou badalado à Ferrari neste ano e mostrou resultado desde o início. Apesar de alguns erros, nada indica que ele tenha deixado de ser visto como o futuro da equipe. Seu contrato vai até 2022.
Red Bull: Max Verstappen - Confirmado
Apesar dos desejos de Mercedes e Ferrari, Max Verstappen tem contrato com a Red Bull até 2020 e deve renovar com a equipe, caso a Honda continue evoluindo bem o motor que permitiu ao holandês vencer duas vezes em 2019.
Red Bull: Alexander Albon - Sem contrato
Alexander Albon acabou de ser promovido da Toro Rosso para a Red Bull e terá até dezembro para mostrar que merece permanecer ao lado de Verstappen em 2020.
McLaren: Carlos Sainz Jr. - Confirmado
Carlos Sainz Jr. foi contratado neste ano pela McLaren e seu contrato é de "múltiplos anos". Está confirmado no mínimo até dezembro 2020.
McLaren: Lando Norris - Confirmado
Mais certo do que Sainz, é Lando Norris. O prodígio da McLaren foi contratado neste ano e tem mostrado resultados consistentes. A equipe afirmou que tem contrato de "múltiplos anos com o inglês". Rumores dão conta que o contrato vale até 2022.
Renault: Daniel Ricciardo - Confirmado
Daniel Ricciardo deixou a Red Bull e assinou com a Renault no fim do ano passado. Apesar de começar a se mostrar frustrado com os fracos resultados da equipe francesa, deve cumprir seu contrato até o fim de 2020.
Renault: Esteban Ocon - Confirmado
Após um ano na geladeira, o jovem prodígio finalmente voltará ao grid da F1. Depois de uma bem sucedida passagem pela Force India, o francês ficou sem vaga em 2019 e atuou como piloto reserva da Mercedes, equipe que apoiou sua carreira até o momento.
Nico Hulkenberg - Sem equipe
Nico Hulkenberg está sem equipe para a próxima temporada. A Renault confirmou a saída do alemão para a chegada de Esteban Ocon. A Haas declarou publicamente que está interessada nos serviços de Hulkenberg e seu nome já foi ventilado na Red Bull também.
Alfa Romeo: Kimi Raikkonen - Confirmado
Aos 39 anos de idade, o piloto mais velho do grid, Kimi Raikkonen, tem contrato com a Alfa Romeo até o fim de 2020 e tem dito que gostaria de pilotar por mais alguns anos.
Alfa Romeo: Antonio Giovinazzi - Sem contrato
A Alfa Romeo tem apoiado Antonio Giovinazzi apesar da fraca temporada que tem feito neste ano. Se não melhorar, é provável que seja substituído no ano que vem, pois seu contrato só é válido para 2019.
Toro Rosso: Daniil Kvyat - Sem contrato
Daniil Kvyat passa por um momento de ressurreição na F1. O piloto foi tirado da aposentadoria precoce e voltou para a Toro Rosso neste ano. Seu contrato expira em 2019, mas seu nome pode ter crescido no mercado após o pódio na Alemanha, o segundo da história da equipe.
Toro Rosso: Pierre Gasly - Sem contrato
Pierre Gasly teve a oportunidade de guiar 12 provas pela Red Bull após ser promovido no início deste ano. No entanto, o francês decepcionou e foi devolvido à Toro Rosso. Não se sabe a duração de seu contrato, mas supõe-se que seja até dezembro de 2019. Não se sabe o que será de seu futuro.
Haas: Romain Grosjean - Confirmado
Uma sucessão de erros e situações bizarras quase colocaram fim à carreira de Romain Grosjean na F1. O piloto da Haas tem sido contestado, mas teve seu contrato renovado para o ano que vem.. Assim como já aconteceu antes, a equipe preferiu manter um rosto conhecido e seguir apostando no francês.
Haas: Kevin Magnussen - Confirmado
Kevin Magnussen sofre menos críticas do que Grosjean e seu contrato permitia a permanência até 2020. Com o anúncio da Haas de que está buscando preencher apenas uma vaga, o dinamarquês teve seu contrato garantido.
Racing Point: Lance Stroll - Confirmado
O filho do dono da Racing Point, Lance Stroll, está sendo colocado no bolso do companheiro de equipe, sobretudo nas classificações. No entanto, deve permanecer na F1 pelo tempo que a família quiser. Seu contrato é de "múltiplos anos".
Racing Point - Sergio Perez - Confirmado
Sergio Perez tem tido uma boa temporada dentro das limitações da Racing Point. O mexicano renovou por mais três anos e ficará no time até 2022.
Willaims: George Russel - Confirmado
George Russell chegou na Williams como um jovem talentoso com potencial para ser um futuro campeão. Apesar do péssimo carro que a equipe produziu neste ano, o britânico tem mostrado que merece uma vaga em equipe mais competitiva. Seu contrato com a equipe de Grove é outro de "múltiplos anos".
Willaims: Robert Kubica - Sem contrato
Robert Kubica tem sido superado pelo companheiro Russell ao longo de todo o ano. No entanto, ele marcou o único ponto da Williams na temporada 2019 e a chefe da equipe, Claire Williams, disse que não há motivos para não renovar com o polonês para 2020.
Nicholas Latifi - Sem equipe
O canadense está bem colocado no campeonato da F2 e rumores já o ligaram à vaga de Kubica na Williams. No entanto, a McLaren pode ter interesse de levá-lo para a Indy em 2020. Permanece como um forte candidato para o próximo ano.
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