F1: Vaga de Grosjean na Haas é ameaçada por quatro pilotos
Equipe estaria considerando substituir o francês em 2020. O candidato mais forte é Pérez, mas Hulkenberg, Ocon e até Fittipaldi são opções

O decepcionante desempenho de Romain Grosjean em 2019 pode significar o fim de sua carreira na Fórmula 1. Sergio Pérez, da Racing Point, é o nome mais cotado para substituir o francês, tendo em vista os fortes patrocínios do mexicano. Entretanto, o francês Esteban Ocon e até mesmo o brasileiro Pietro Fittipaldi podem estar no radar da equipe norte-americana.
Grosjean está vivendo o pior cenário para um piloto: está no centro das atenções de forma negativa e tem sua vaga cobiçada pelos rivais. Após a colisão entre ele e seu companheiro de Haas, Kevin Magnussen, no GP da Grã-Bretanha, o chefe da equipe, Gunther Steiner, resumiu a situação: “Nossos pilotos resolveram se enfrentar com pás para ver quem cava mais fundo o buraco onde nos encontramos neste momento”. Entenda a má fase do time em galeria no fim desta matéria.
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A equipe está tendo sua pior temporada desde que entrou na Fórmula 1, em 2016. No ano de estreia, os americanos haviam conquistado 28 pontos até a prova em Silverstone. Em 2017, foram 29 pontos e, na última temporada, a Haas já havia somado 51 pontos até a décima prova.
Em 2019, são apenas 16 pontos somados pela equipe, o que coloca a Haas como penúltima entre os construtores. Grosjean foi responsável por apenas 2 destes pontos. No ano passado, ele havia ficado no zero até o GP da França, mas se redimiu chegando em quarto na Áustria e fez uma boa segunda metade de campeonato.
Fora os maus resultados, o francês ainda soma 17 abandonos em 72 provas disputadas pela equipe, causados em boa parte por acidentes provocados pelo próprio Grosjean. Além dos abandonos, ele se envolveu em incidentes bizarros, como as duas vezes em que rodou sozinho e estampou o muro em Baku, no ano passado, e em Silverstone, na última semana.
Por isso, não é a primeira vez que a permanência de Grosjean é ameaçada na F1. No último ano, a boa recuperação salvou o lugar do francês na Haas. No entanto, há especulações de que a equipe não vai renovar o contrato do piloto para o ano que vem.
Rumores dão conta de que, após o choque entre os dois pilotos do time, Steiner teria ligado para o proprietário da equipe, Gene Haas, e pedido autorização para demitir Grosjean imediatamente, mas teria sido aconselhado a esperar o fim do ano para fazê-lo.
Os candidatos
Sergio Pérez, Racing Point

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Renault F1 Team

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Esteban Ocon, Mercedes AMG F1

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images
Pietro Fittipaldi, Haas F1 Team

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Três nomes cobiçados por muitos no grid podem estar ligados à vaga: Hulkenberg, Pérez e Ocon. Todos pilotos com alguma experiência, o perfil preferido dos americanos. Correndo por fora, ainda estaria Fittipaldi, que depende da superlicença para ser elegível. O brasileiro é piloto de testes da escuderia.
Pérez seria o candidato ideal para a equipe por possuir um grupo de patrocinadores que tornam seu custo praticamente nulo para a Haas. Já Hulkenberg, apesar de estar no último ano de contrato com a Renault, é um piloto bem cotado no mercado e não sairia de graça para quem quisesse contratá-lo.
Em favor de Ocon, estaria a possibilidade de não ter custos: se a Mercedes mantiver Valtteri Bottas em 2020, provavelmente procurará um assento para manter seu pupilo em atividade na F1. O destino mais provável de Ocon seria a Renault, mas a Haas não pode ser descartada, já que Hulkenberg pode ficar onde está.
Outro ponto a favor de Perez é seu potencial comercial no México e no oeste dos Estados Unidos. A ausência de pilotos americanos e latinos na F1 abre a possibilidade para a exploração de sua imagem nesses mercados, o que pode ser atrativo para a Haas.
Uma possibilidade para o futuro de Grosjean seria a Fórmula E, na qual algumas equipes ainda possuem vagas em aberto. Com a saída de Andre Lotterer para a Porsche, confirmada nessa semana, a DS Techeetah, equipe campeã desta temporada, fica com um lugar disponível para o campeonato 2019/2020.
Haas vive momento ruim e coleciona episódios bizarros:
Entre as confusões da escuderia, tem de tudo: pneu solto, piloto rodando sozinho no box e patrocinador barbudo fã de Exterminador do Futuro. Confira na galeria especial do Motorsport.com abaixo:
A 'pataquada' mais marcante da Haas aconteceu no GP da Austrália do ano passado

Foto de: Sutton Motorsport Images
A equipe errou no pit stop de seus dois pilotos, que abandonaram em virtude da roda solta, um após o outro. O primeiro deles foi Magnussen

Foto de: Sutton Motorsport Images
Logo depois do dinamarquês, a equipe repetiu o erro com Grosjean

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Foi uma grande frustração para a equipe norte-americana, uma das mais focadas pela série da F1 na Netflix

Foto de: Sutton Motorsport Images
Para lamentação do chefe de equipe Gunther Steiner, o duplo abandono tirou os dois pilotos da zona de pontos

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
Em 2019, o erro se repetiu com Grosjean

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Pelo segundo ano consecutivo, o francês teve que abandonar por uma roda solta na abertura da temporada

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
A Espanha também viu uma leve pataquada, com o toque entre os companheiros em Barcelona. Para sorte da equipe, não houve grandes consequências. Não por muito tempo

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
No GP do Canadá, Magnussen estava descontente e reclamou com a equipe. O chefe Steiner, então, mandou o piloto calar a boca.

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Magnussen concordou, mas ficou feio. E o pior estava por vir na atual temporada da F1

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
No GP da França, mais dificuldades: os dois pilotos foram mal na classificação e Grosjean abandonou a prova

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
Mais uma decepção para o piloto da casa, que vive má fase e reclama muito da equipe desde o ano passado. Já Steiner disse que a etapa francesa foi a pior da história da Haas

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
No GP da Áustria, a vergonha foi tal que Magnussen chegou a ficar atrás da Williams de George Russell. Na foto, o dinamarquês disputa com Kubica e toma volta de Leclerc

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
O vexame da Haas no Red Bull Ring foi tamanha que fez o CEO da patrocinadora da equipe, a Rich Energy, optar quebrar o contrato (explicamos essa história nos próximos slides)

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Antes, porém, vamos ao GP da Grã-Bretanha. A etapa já começou vergonhosa para a equipe, que viu Grosjean rodar sozinho na saída dos boxes durante treino livre

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A asa do piloto francês ficou pelo caminho. Depois, ele ainda rodou no circuito de Silverstone

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Na corrida da Inglaterra, Grosjean e Magnussen se tocaram novamente (foto), desta vez com consequências negativas

Foto de: Colin McMaster / Motorsport Images
O toque entre os companheiros causou o abandono dos dois pilotos. Na foto, Grosjean perde seu pneu traseiro

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Grosjean abandona o GP da Grã-Bretanha

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Magnussen também abandonou, com danos no outro lado do carro, o esquerdo, como se vê na foto

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
Steiner classificou o toque como "inaceitável" e deu uma sonora bronca na dupla. O melhor para Magnussen é que ele soma 14 pontos em 2019, contra apenas 2 de Grosjean

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Como se não bastassem as tretas na pista, ainda há polêmica fora dela, em razão de problemas da patrocinadora

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
A primeira delas até que foi tranquila: a Rich Energy foi processada por plágio no logotipo e teve que mudar a identidade visual, além de prestar contas na Inglaterra

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Depois do vexatório GP da Áustria, o CEO da empresa de energéticos anunciou que deixaria de patrocinar a Haas

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Logo depois, os acionistas da marca disseram que o CEO não tinha autoridade para quebrar o contrato e se movimentaram para manter a parceria com a equipe

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Foi aí que William Storey, portentoso de chamativa barba, disse que estava sofrendo um golpe

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images
Apesar dos protestos, o barbudo CEO acabou saindo do comando da empresa, mas citou o Exterminador do Futuro ao deixar recado: "Eu voltarei"

Foto de: Gareth Harford / Motorsport Images
No mais recente capítulo das polêmicas da Rich Energy, que mudou de nome para Lightning Volt, a empresa está sendo processada pela Red Bull por plágio pelo slogan "te dá chifres"

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images
Agora, surgem rumores da saída de Grosjean. Os apontados como possíveis substitutos são Esteban Ocon, Sergio Pérez e o brasileiro Pietro Fittipaldi, piloto de testes da Haas

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Nico Hulkenberg , Sergio Perez , Romain Grosjean |
Equipes | Haas F1 Team |
Autor | Roberto Chinchero |