Últimas notícias

Hamilton acelera no final para fazer a pole; Massa é nono

Inglês passou todo o treino atrás de Rosberg, mas se recuperou no fim; brasileiro errou última tentativa

Lewis Hamilton “deixou” Nico Rosberg ter o gostinho de liderar todo o treino classificatório para mostrar sua velocidade apenas no Q3 e levar a pole do GP da Espanha. O inglês foi 168 milésimos mais rápido que o companheiro de Mercedes e deu um grande passo para roubar a liderança do campeonato do alemão. Afinal, das 23 provas disputadas em Barcelona, em 17 ocasiões o pole venceu.

Rosberg teve de se contentar com o segundo posto, com Daniel Ricciardo em terceiro com a Red Bull e Valtteri Bottas em quarto com a Williams. Felipe Massa errou em sua última volta lançada, foi apenas o nono. Sebastian Vettel, que teve problemas no Q3 e não marcou tempo, teve de trocar o câmbio e larga apenas em 15º.

[publicidade]Q1

Apenas quatro pilotos tinham marcado tempo quando, com 13min30 para o final da sessão, Pastor Maldonado bateu na saída da curva três quando perdeu o controle no meio da curva e rodou, batendo no muro e destruindo a suspensão dianteira.

O reinício do treino foi marcado por vários erros dos pilotos, com dificuldades para aquecer o pneu duro. Lewis Hamilton, por outro, não perdeu sua Mercedes em uma escapada. Assim, o inglês ficou quase meio segundo atrás do companheiro em sua briga particular. “O carro está um pesadelo de pilotar”, chegou a reclamar o vencedor das últimas três etapas.

Com os pneus duros, o terceiro colocado foi Vettel, com Massa em quarto e a surpresa Kvyat em quinto.

Entre os que lutavam para seguir no treino, além de Maldonado, seu companheiro Grosjean também estava junto das nanicas. O francês teve de usar os pneus médios para fazer o 12º tempo e se garantir no Q2.

As McLaren, Force India e Raikkonen também tiveram que gastar um jogo de pneus médios para sobreviver na classificação. A situação mais dramática foi de Button, que chegou a ficar de fora até fazer o nono melhor tempo após a bandeirada. Assim, sobrou para Adrian Sutil, eliminado ao lado de Max Chilton, Jules Bianchi, Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi, além de Maldonado.

Q2

Felipe Massa e Kimi Raikkonen chegaram a liderar no início da sessão, mas as Mercedes apareceram com 7min30 para o final e acabaram com a festa: Nico Rosberg foi mais de 1s3 mais rápido que o finlandês e superou, inclusive, Hamilton, que ficou a 0s12 do companheiro. As Red Bull também superaram a Ferrari, colocando-se em terceiro com Ricciardo e quarto com Vettel.

As Mercedes e Red Bull sequer voltaram para a última tentativa.  Massa logo roubou o quarto lugar de Vettel. Grosjean fez a sexta marca, com Raikkonen em sétimo. Bottas, Button e Alonso completaram o top 10, com o espanhol não melhorando em sua segunda tentativa.

Assim, ficaram de fora Hulkenberg, Perez, Kvyat, Gutierrez, Magnussen e Vergne. Os dois últimos sequer foram à pista na segunda sessão e o francês da Toro Rosso larga em último após perder 10 posições no grid por uma roda ter se soltado nos treinos livres.

Q3

Hamilton e Rosberg estavam voando na pista, em volta rápida, quando Vettel parou reclamando de perda de potência e causou uma bandeira vermelha, com 8min para o final da sessão.

Os pilotos da Mercedes voltaram à pista com os mesmos pneus e isso fez com que Ricciardo conseguisse um tempo a menos de um décimo de Rosberg. Desta vez, inclusive, quem ficou à frente foi Hamilton, quase três décimos mais rápido. Ricciardo e Alonso não tinham usado um jogo de pneus médios no Q1 e também fizeram duas tentativas na parte final do treino.

Os demais pilotos do top 10 saíram apenas nos minutos finais. Hamilton manteve a ponta, com Rosberg em segundo e Ricciardo em terceiro. A surpresa foi Bottas, em quarto lugar. Grosjean foi o quinto, superando Raikkonen, Alonso, Button, Massa e Vettel.

A largada para o GP da Espanha será às 9h pelo horário de Brasília.

Resultado do treino em Barcelona: 

1) Lewis Hamilton    Mercedes              1m25.232s
2) Nico Rosberg          Mercedes              1m25.400s  +0.168s
3) Daniel Ricciardo      Red Bull-Renault      1m26.285s  +1.053s
4) Valtteri Bottas       Williams-Mercedes     1m26.632s  +1.400s
5) Romain Grosjean       Lotus-Renault         1m26.960s  +1.728s
6) Kimi Raikkonen        Ferrari               1m27.104s  +1.872s
7) Fernando Alonso       Ferrari               1m27.140s  +1.908s
8) Jenson Button         McLaren-Mercedes      1m27.335s  +2.103s
9) Felipe Massa          Williams-Mercedes     1m27.402s  +2.170s
10) Sebastian Vettel      Red Bull-Renault, sem tempo                
                          
tempo de corte no Q2:      1m27.602s

11) Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes  1m27.685s  +1.597s*
12) Sergio Perez          Force India-Mercedes  1m28.002s  +1.914s*
13) Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault    1m28.039s  +1.951s*
14) Esteban Gutierrez     Sauber-Ferrari        1m28.280s  +2.192s*
15) Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes, sem tempo
16) Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Renault, sem tempo

Tempo de corte no Q1      1m28.472s  

17) Adrian Sutil          Sauber-Ferrari        1m28.563s  +1.799s**
18) Max Chilton           Marussia-Ferrari      1m29.586s  +2.822s**
19) Jules Bianchi         Marussia-Ferrari      1m30.177s  +3.413s**
20) Marcus Ericsson       Caterham-Renault      1m30.312s  +3.548s**
21) Kamui Kobayashi       Caterham-Renault      1m30.375s  +3.611s**
22)  Pastor Maldonado      Lotus-Renault, sem tempo

* diferença para o mais rápido do Q2
** diferença para o mais rápido do Q1
In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Rosberg bate Hamilton, com Massa em quarto na Espanha
Próximo artigo Quase um segundo atrás de companheiro, Massa lamenta escapada

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros