Hamilton falha e Rosberg leva a pole do GP decisivo em Abu Dhabi
É a 11ª pole position da temporada para o alemão; Felipe Massa larga na quarta posição
As Red Bull tinham se classificado em quinto e sexto lugares, mase vão largar do fundo do grid.
Q1
[publicidade] As Mercedes não quiseram arriscar e foram para a pista diretamente com os pneus supermacios e Hamilton foi um décimo mais rápido que Rosberg. Massa e Bottas, por outro lado, passaram pelo Q1 com os macios.
Quem não teve uma primeira parte de treino tão tranquila foram as Ferrari, com Alonso e Raikkonen entre os eliminados com três minutos para o final. Os dois conseguiram melhorar e acabaram jogando Jenson Button para o drop zone. O inglês, contudo, também se salvou no final.
No fim, Massa foi para a pista com o pneu supermacio e ficou em terceiro, tendo feito dois melhores setores do treino. Entre os eliminados, a briga foi décimo a décimo até o final. Sutil se salvou na última volta, empurrando o companheiro Gutierrez para a eliminação, junto da dupla da Lotus e da Caterham.
Q2
Rosberg errou sua primeira tentativa e, na segunda, fez apenas o suficiente para ficar a meio segundo de Hamilton. Com isso, Bottas e Massa ficaram a menos de um décimo do alemão. Depois de ir bem na primeira parte, a McLaren cometeu um erro com o combustível e chamou os dois pilotos para os boxes antes que eles marcassem tempo. Outro que estaria eliminado após a primeira rodada de tempos era Raikkonen.
O finlandês conseguiu se safar na última tentativa, ficando em décimo. Sobrou para Magnussen, eliminado junto de Vergne, Perez, Hulkenberg e Sutil.
Q3
Na primeira tentativa da parte decisiva do treino, foi a vez de Hamilton errar no terceiro setor e ficar a três décimos de Rosberg, com Massa novamente em terceiro e Bottas em quarto. Ricciardo e Vettel fizeram a terceira fila provisória, seguidos por Button, Alonso e Kvyat. Sem pneus novos, Raikkonen preferiu fazer apenas uma tentativa.
Na segunda volta, Rosberg conseguiu melhorar seu tempo e Hamilton não conseguiu superá-lo ficando mais de três décimos atrás, com direito a travada no dianteiro esquerdo. Quem também errou foi Alonso, que foi superado por Raikkonen pela terceira vez no ano.
Com Rosberg e Hamilton na primeira fila, o top 10 ficou ainda com Bottas, Massa, Ricciardo, Vettel, Kvyat, Button, Raikkonen e Alonso. A punição às Red Bull, contudo, modificou a ordem do grid.
O GP de Abu Dhabi tem largada às 11h pelo horário de Brasília. Acompanhe a corrida por meio do nosso twitter, @totalracebr.
Grid de largada do GP de Abu Dhabi
1. Nico Rosberg Alemanha Mercedes-Mercedes 1m 40.480s
2. Lewis Hamilton Grã-BretanhaMercedes-Mercedes 1m 40.866s
3. Valtteri Bottas Finlândia Williams-Mercedes 1m 41.025s
4. Felipe Massa Brasil Williams-Mercedes 1m 41.119s
5. Daniil Kvyat Rússia Toro Rosso-Renault 1m 41.908s
6. Jenson Button Grã-BretanhaMcLaren-Mercedes 1m 41.964s
7. Kimi Raikkonen Finlândia Ferrari-Ferrari 1m 42.236s
8. Fernando Alonso Espanha Ferrari-Ferrari 1m 42.866s
9. Kevin Magnussen Dinamarca McLaren-Mercedes 1m 42.198s
10. Jean-Eric Vergne França Toro Rosso-Renault 1m 42.207s
11. Sergio Perez México Force India-Mercedes 1m 42.239s
12. Nico Hulkenberg Alemanha Force India-Mercedes 1m 42.384s
13. Adrian Sutil AlemanhaSauber-Ferrari 1m 43.074s
14. Esteban Gutierrez México Sauber-Ferrari 1m 42.819s
15. Pastor Maldonado Venezuela Lotus-Renault 1m 42.860s
16. Kamui Kobayashi Japão Caterham-Renault 1m 44.540s
17. Will Stevens Grã-Bretanha Caterham-Renault 1m 45.095s
18. Romain Grosjean França Lotus-Renault 1m 42.768s PUNIDO
19. Daniel Ricciardo Austrália Red Bull-Renault 1m 41.267s PUNIDO
20. Sebastian Vettel AlemanhaRed Bull-Renault 1m 41.893s PUNIDO
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.