Hamilton sai na frente e domina TL1 nos EUA; Massa é 6º
Principal adversário do britânico na briga pelo título, Vettel foi o segundo mais rápido
A primeira atividade de pista para o GP dos Estados Unidos de F1, que pode ser dar o título a Lewis Hamilton, foi marcada por dois momentos: um início de treino com pista úmida e a parte final no seco.
Hamilton, que lidera o campeonato 59 pontos à frente de Sebastian Vettel, foi o mais rápido da sessão com o tempo de 1m36s335. O piloto da Mercedes foi seguido pelo alemão da Ferrari, com 1m36s928.
Terceiro no campeonato, Valtteri Bottas, ficou logo atrás de Vettel, com a marca de 1m36s979, seguido por Max Verstappen com o tempo de 1m37s339. Felipe Massa, que durante a primeira parte do treino andou no pelotão de trás, melhorou seu tempo na fase final e com o tempo de 1m37s570 terminou o TL1 em sexto.
O treino
Com a pista úmida por causa da fina chuva que caiu sobre o circuito de Austin, os pilotos optaram em ir para a pista com pneus intermediários.
Valtteri Bottas iniciou os trabalhos no Circuito das Américas e foi o primeiro a completar uma volta rápida com o tempo de 1m50s529. Logo depois, Lewis Hamilton foi para a pista e desbancou seu companheiro de equipe marcando 1m50s146, seguido por Max Verstappen, com 1m50s314.
Faltando pouco mais de uma hora para o fim do treino, Daniel Ricciardo abusou na tocada, tocou na zebra e rodou. Pouco depois, Seal Galael, que participava da sessão pela Toro Rosso, escapou da pista e deu um passeio na grama de Austin. Ambos estavam testando pneus intermediários que deverão ser introduzidos na F1 em 2018.
Pouco depois, Verstappen acelerou forte e com o tempo de 1m47s922 desbancou Hamilton da ponta. Stoffel Vandoorne também veio forte, cravou 1m49s748 e empurrou o líder do campeonato para terceiro.
Após 30 minutos do início do TL1, a primeira Ferrari foi finalmente para a pista com Sebastian Vettel, que cravou 1m48s272 e tomou a segunda posição de Vandoorne.
Felipe Massa, que passou a primeira parte do treino no pelotão de trás, encaixou uma volta rápida e com o tempo de 1m48s171 assumiu o segundo posto, 0s249 atrás de Verstappen. Na volta seguinte, Massa crava 1m47s692 e assume a primeira posição da tabela de tempos.
A alegria do brasileiro durou até Vettel arriscar na estratégia e voltar à pista com pneus supermacios. O alemão, único até ali com pneus slick, cravou 1m45s960 e assumiu o posto de mais rápido do TL1. Enquanto isso, Kimi Raikkonen era apenas o 15º com 1m51s117.
Após uma pausa que durou cerca de dez minutos e com a pista já mais seca, os carros voltaram para a pista já calçados com pneus slick e os tempos começaram a cair drasticamente.
Ricciardo foi o primeiro a registrar uma volta rápida e com o tempo de 1m40s297 assumiu a ponta da tabela. Pouco depois, o holandês cravou 1m37s339 e melhorou sua condição de mais rápido.
Raikkonen, que não passou da 15ª posição enquanto a pista estava úmida, melhorou seu tempo no piso seco, cravou 1m40s207 e subiu para quarto.
A 27 minutos do fim da sessão, Hamilton fez uma volta voadora e com 1m36s935 foi para a primeira posição, 1s223 mais rápido que Verstappen. Bottas entrou no embalo do líder do campeonato e com 1m36s979 assumiu o segundo posto, 0s044 atrás de Hamilton.
Pouco depois, Vettel marcou 1m36s928 e desbancou o finlandês da segunda posição. Felipe Massa voltou a se encontrar na pista e com 1m37s570 registrou a sexta marca.
Resultado
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 18 | 1'36.335 | 206.018 | ||
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 20 | 1'36.928 | 0.593 | 0.593 | 204.758 |
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 10 | 1'36.979 | 0.644 | 0.051 | 204.650 |
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 21 | 1'37.339 | 1.004 | 0.360 | 203.893 |
5 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 26 | 1'37.352 | 1.017 | 0.013 | 203.866 |
6 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 23 | 1'37.570 | 1.235 | 0.218 | 203.410 |
7 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 20 | 1'37.598 | 1.263 | 0.028 | 203.352 |
8 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 25 | 1'37.808 | 1.473 | 0.210 | 202.915 |
9 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 20 | 1'37.861 | 1.526 | 0.053 | 202.806 |
10 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Renault | Renault | 24 | 1'38.093 | 1.758 | 0.232 | 202.326 |
11 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 16 | 1'38.408 | 2.073 | 0.315 | 201.678 |
12 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 25 | 1'38.534 | 2.199 | 0.126 | 201.420 |
13 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 19 | 1'38.904 | 2.569 | 0.370 | 200.667 |
14 | 39 | Brendon Hartley | Toro Rosso | Renault | 28 | 1'39.267 | 2.932 | 0.363 | 199.933 |
15 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 17 | 1'39.336 | 3.001 | 0.069 | 199.794 |
16 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 14 | 1'39.366 | 3.031 | 0.030 | 199.734 |
17 | 38 | Sean Gelael | Toro Rosso | Renault | 25 | 1'40.406 | 4.071 | 1.040 | 197.665 |
18 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 19 | 1'40.448 | 4.113 | 0.042 | 197.582 |
19 | 37 | Charles Leclerc | Sauber | Ferrari | 25 | 1'40.828 | 4.493 | 0.380 | 196.838 |
20 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 4 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.