Hamilton segura pressão de Verstappen e vence o GP de Mônaco
Britânico aguentou mais de 60 voltas com pneus médios desgastados e ampliou sua liderança no campeonato
Lewis Hamilton mostrou mais uma vez porque é um dos maiores pilotos da história e venceu o Grande Prêmio de Mônaco deste domingo com uma performance que lembrou Ayrton Senna, um dos ídolos de Hamilton, com Nigel Mansell, em 1992.
Hamilton segurou a pressão de Max Verstappen por mais de 60 voltas com pneus completamente desgastados para vencer pela segunda vez na carreira no Principado. Verstappen acabou sofrendo uma punição de 5s por uma saída não segura nos boxes e por isso não ficou nem no pódio.
Com isso, Sebastian Vettel acabou herdando a segunda colocação e conseguiu seu melhor resultado no ano, com Valtteri Bottas em terceiro, quebrando a sequência de cinco dobradinhas consecutivas da Mercedes.
Hamilton agora lidera o campeonato com 137 pontos, contra 120 de Bottas.
Damaged car of Charles Leclerc, Ferrari SF90
Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images
Charles Leclerc tentou uma corrida de recuperação e fez uma ultrapassagem arriscada na Rascasse em cima de Romain Grosjean e passou ileso. Ele tentou a manobra em Nico Hulkenberg, ambos acabaram se tocando, e o monegasco ficou com um pneu furado.
Leclerc até tentou voltar à pista, mas teve um dano em seu assoalho e acabou se retirando da corrida.
Mas o monegasco foi um personagem crucial na corrida, já que os detritos de seu pneu geraram um safety car. E nele os líderes acabaram parando com apenas 12 voltas. Lewis Hamilton colocou os pneus médios, enquanto Max Verstappen, Sebastian Vettel e Valtteri Bottas foram com os duros. Na saída dos boxes, Verstappen acabou tocando em Bottas e por isso recebeu uma punição de 5s no seu tempo.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Mesmo assim, Verstappen ficou à frente de Bottas, que teve que parar mais uma vez pelo dano causado da colisão e colocou novos pneus.
Com pneus menos duradouros, Hamilton sofreu com a pressão de Verstappen no fim da corrida e os dois se tocaram na chicane no fim do túnel, mas o britânico manteve a ponta.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Pits | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 78 | - | 1 | 25 | ||||||
2 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 78 | 2.602 | 2.602 | 2.602 | 1 | 18 | ||||
3 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 78 | 3.162 | 3.162 | 0.560 | 2 | 15 | ||||
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 78 | 5.537 | 5.537 | 2.375 | 1 | 12 | ||||
5 | 10 | Pierre Gasly | Red Bull | Honda | 78 | 9.946 | 9.946 | 4.409 | 2 | 11 | ||||
6 | 55 | Carlos Sainz Jr. | McLaren | Renault | 78 | 53.454 | 53.454 | 43.508 | 1 | 8 | ||||
7 | 26 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | Honda | 78 | 54.574 | 54.574 | 1.120 | 1 | 6 | ||||
8 | 23 | Alexander Albon | Toro Rosso | Honda | 78 | 55.200 | 55.200 | 0.626 | 1 | 4 | ||||
9 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault | Renault | 78 | 1'00.894 | 1'00.894 | 5.694 | 1 | 2 | ||||
10 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 78 | 1'01.034 | 1'01.034 | 0.140 | 1 | 1 | ||||
11 | 4 | Lando Norris | McLaren | Renault | 78 | 1'06.801 | 1'06.801 | 5.767 | 1 | |||||
12 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 77 | 1 lap | 1 Lap | 1 Lap | 1 | |||||
13 | 11 | Sergio Perez | Racing Point | Mercedes | 77 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
14 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 77 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
15 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 77 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
16 | 18 | Lance Stroll | Racing Point | Mercedes | 77 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
17 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 77 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
18 | 88 | Robert Kubica | Williams | Mercedes | 77 | 1 lap | 1 Lap | 0.000 | 1 | |||||
19 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 76 | 2 laps | 2 Laps | 1 Lap | 1 | |||||
20 | dnf | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 16 | 3 | Acidente |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.