Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Bélgica

Hamilton surpreende no finalzinho e faz quarta pole seguida

Inglês quase ficou fora do Q3, mas acertou em classificação marcada pela chuva; Vettel é 2º e Massa, 10º

Lewis Hamilton quase ficou de fora da última parte do treino, mas se recuperou para marcar a pole position nos últimos instantes em uma emocionante classificação para o GP da Bélgica. Em uma sessão marcada pela chuva, o inglês conquistou a quarta pole seguida na temporada e largará ao lado de Sebastian Vettel.

Quem não se deu bem com as apostas em um dia de clima típico de Spa-Francorchamps foi a Ferrari, com Fernando Alonso em nono e Felipe Massa em décimo. A Lotus também ficou para trás e Kimi Raikkonen, outro rival de Vettel na luta pelo título, larga em oitavo.

Q1

Com a chuva que caiu pouco tempo antes do treino, os pilotos focaram em fazer uma sequência longa de voltas tentando aproveitar o melhor momento da pista, que foi se secando ao longo do Q1. Com os intermediários, Nico Rosberg foi o mais rápido, seguido por Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Felipe Massa.

Os primeiros a arriscar pneus slick foram Van der Garde, da Caterham, e Max Chilton, da Marussia. Mas os pilotos mais rápidos foram aqueles que trocaram seus pneus por um jogo novo de intermediários. Mesmo a bandeirada, Massa estava entre os eliminados, Alonso e Hamilton no limite, em 17º e 16º, mas todos conseguiram se safar na última tentativa, com o espanhol em primeiro.

Mas, se a chuva não conseguiu atrapalhar o treino dos grandes, fez com que as nanicas fossem ao Q2. Com pneus slick, Van der Garde fez o terceiro tempo e as Marussia também passaram para a segunda parte. Com isso, sobrou para as duas Toro Rosso, as Williams e Esteban Gutierrez, que foram eliminados no Q1 junto de Charles Pic.

Q2

Os pneus de chuva ficaram nos boxes na segunda parte do treino, com Mark Webber e as Ferrari apostando no composto duro. As melhores marcas ficaram com as Lotus, que saíram com médios, deixando Webber e Alonso em terceiro e quarto, e Massa precisou de duas voltas para fazer o sétimo tempo.

As Mercedes só entraram na pista com cinco minutos para o final, assim como Vettel. Hamilton logo pulou para terceiro e o líder do mundial, em primeiro. Logo depois, o alemão foi superado pelo companheiro e por Alonso.

Quem ficou sob pressão foi Nico Rosberg, que não tinha tempo competitivo, era 16º e abriu sua última volta com 17s para o final. Massa também abriu sua última volta fora do top 10. Os dois conseguiram se garantir no Q3 e quem passou por pouco foi Lewis Hamilton, em décimo.

Com isso, sobrou para Nico Hulkenberg, 11º, seguido por Adrian Sutil, Sergio Perez, Van der Garde, Bianchi e Chilton.

Q3

A terceira parte da classificação começou movimentada, com o retorno de uma chuva leve. Assim, os pilotos correram para a pista com pneu slick para garantir seu tempo antes que a água caísse com mais força, mas o asfalto já estava molhado demais, então todos entraram para colocar intermediários.

Quem se deu bem foi Di Resta, que saiu com intermediários logo de cara e conseguiu dar a volta rápida quando a pista estava mais seca. Liberado rapidamente pela Ferrari, Massa teve a chance de fazer sua volta sozinho, e mesmo assim não superou o tempo do escocês.

A pista só melhorou no final e a Red Bull e Hamilton fizeram a leitura correta, esperando o último momento para tirar o melhor dos pneus para ficar com as três primeiras colocações. Nico Rosberg ficou com a quarta posição.

Apostando em dar suas melhores voltas quando a chuva estava mais forte, as Ferrari foram as mais prejudicadas, com a nona e décima colocações. Di Resta e Button vão largar na terceira fila, seguidos por Grosjean e Raikkonen.

O GP da Bélgica, décima primeira etapa do campeonato, tem largada às 9h.

Grid do GP da Bélgica:

1) Lewis Hamilton (Mercedes), 2m01s012
2) Sebastian Vettel (Red Bull), 2m01s200
3) Mark Webber (Red Bull), 2m01s325
4) Nico Rosberg (Mercedes), 2m02s251
5) Paul di Resta (Force India), 2m02s332
6) Jenson Button (McLaren), 2m03s075
7) Romain Grosjean (Lotus), 2m03s081
8) Kimi Raikkonen (Lotus), 2m03s390
9) Fernando Alonso (Ferrari), 2m03s482
10) Felipe Massa (Ferrari), 2m04s059
11) Nico Hulkenberg (Sauber), 1m49s088
12) Adrian Sutil (Force India), 1m49s103
13) Sergio Pérez (McLaren), 1m49s304
14) G. van der Garde (Caterham), 1m52s036
15) Jules Bianchi (Marussia), 1m52s563
16) Max Chilton (Marussia), 1m52s762
17) Pastor Maldonado (Williams), 2m03s072
18) Jean-Eric Vergne (Toro Rosso), 2m03s300
19) Daniel Ricciardo (Toro Rosso), 2m03s317
20) Valtteri Bottas (Williams), 2m03s432
21) Esteban Gutierrez (Sauber), 2m04s324
22) Charles Pic (Caterham), 2min07s384

In this article
Julianne Cerasoli
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Vettel crava Alonso e lidera último treino livre na Bélgica; Massa é o 5º
Próximo artigo "Só tinha uma volta de gasolina", explica Massa após 10º lugar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros