Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

“Havia pânico quando cheguei”, diz novo diretor técnico da Williams

Após ser contratado em 2013, Pat Symonds explica como ajudou a reestruturar a equipe: “O carro não era bom”

Com passagem por Toleman, Benetton, Renault e Marussia, o novo diretor técnico da Williams, Pat Symonds, ajudou a reerguer o time de Grove. Ele chegou ao time no fim de 2013 e de cara encontrou uma equipe desestruturada que não sabia como voltar a evoluir. Deixando de lado a campanha do ano passado e se concentrando no carro de 2014, a equipe conseguiu um grande salto de performance.

“Havia um pouco de pânico quando eu cheguei”, falou Symonds ao site oficial da Fórmula 1.

“O carro não era bom, e todo mundo estava culpando a aerodinâmica - o que, em parte, era verdade - mas eles também haviam desistido de outras áreas, o que foi uma pena porque elas deveriam estar melhor.”

“A pressão estava sobre os caras da aero. Era mais ou menos assim: 'aqui está uma nova asa dianteira, oh, não deu certo, aqui está uma outra '. Nós acalmamos um pouco isso. Pensei que o nosso caminho seria através disso. Espero que tenhamos tirado a cultura da culpa. Isso permite que as pessoas inovem um pouco mais.”

Perguntado onde pretende chegar com o FW36, Symonds não coloca barreiras. “Eu não tenho metas no sentido numérico. Algo como 'acabaremos aqui, com este número de pontos', etc. O que eu quero, especialmente neste ano, é que sejamos uma equipe que as pessoas respeitam.”

“Então, eu quero que melhoremos continuamente. Eu quero tudo o que fazemos para o carro se tornar mais rápido - o que parece óbvio, mas nem sempre acontece. Eu parei o tipo de atualizações 'isso para esta corrida, aquilo para a outra corrida'. Temos um programa de desenvolvimento contínuo, e assim que as coisas estão prontas, nós colocamos no carro.”
Artigo anterior Ex-diretor da Ferrari diz que Alonso é "incompreensível"
Próximo artigo Rivais deverão copiar unidade de potência da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros