Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025
Relato do treino livre

Hulkenberg lidera treino encurtado por pista suja de diesel

Com piso sujo, sessão teve meia hora a menos do que a programada. Brasileiros fizeram tempos discretos

Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1

A primeira sessão de treinos livres visando o GP da Rússia começou de maneira inesperada por pilotos, equipes e fãs. Uma grande quantidade de diesel na pista atrapalhou o cronograma e devido ao tempo para limpeza, os carros tiveram meia hora a menos de testes. Quem acabou se aproveitando foi o alemão Nico Hulkenberg, que foi o mais rápido, com o tempo de 1m44s355, conseguido na parte final da sessão.

O "outro Nico", Rosberg, foi o segundo melhor, seguido de Sebastian Vettel e o segundo carro da Force India, de Sergio Perez. O líder do campeonato, Lewis Hamilton, foi apenas o sétimo colocado. A Ferrari de Kimi Raikkonen fez apenas a 10° marca.

Os brasileiros tiveram rendimento discreto. Felipe Massa, que chegou a rodar no fim, foi o 12° e Felipe Nasr, o 13°.

O Treino

A primeira sessão de treinos livres teve os primeiros 30 minutos comprometidos para limpeza da pista. Em seu trecho final havia grande quantidade de óleo diesel. Funcionários do circuito a lavaram antes de liberarem aos carros. Com isso, a sessão foi encurtada para apenas uma hora.

Com meia hora a menos, os pilotos deram a tradicional volta de instalação com pneus intermediários, devido ao piso parcialmente molhado. Felipe Massa e Valtteri Bottas arriscaram pneus para pista molhada. Alguns pilotos, como Nico Rosberg, aproveitaram para treinar largadas.

Faltando aproximadamente 40 minutos para o fim, o primeiro a se arriscar na busca de tempo foi Fernando Alonso, que iniciou os trabalhos com 2m00s736. O espanhol diminuiu a marca em mais de seis segundos nas volta seguintes.

Faltando meia hora, Marcus Ericsson também começou a dar voltas rápidas, mas sem superar Alonso. Logo depois, Jenson Button foi o terceiro a tentar volta rápida se aproveitando do piso mais seco, o inglês acabou marcando 1m50s920, a melhor marca até então.

Com 15 minutos pra o fim, mais pilotos começaram a se arriscar. Felipe Massa fez 1m52s205, o sexto melhor tempo até aquele momento. Alonso voltou a ser o mais rápido, com 1m49s240 quando faltavam 12 minutos para o fim.

Os últimos dez minutos foram caracterizados pelo "rodízio" de melhores tempos, com Bottas, Alonso, Vettel e Hulkenberg na liderança da sessão. Este último fez 1m44s355, sendo o mais rápido. Massa, que chegou a rodar no fim, foi o 12° e Felipe Nasr, o 13°.

A próxima sessão acontece às 8h, horário de Brasília.

Confira todos os tempos:

PosPilotoEquipeTempoDif.Voltas
1 Nico Hulkenberg  Force India 1:44.355   11
2 Nico Rosberg  Mercedes 1:44.407 +0.052 15
3 Sebastian Vettel  Ferrari 1:44.986 +0.631 15
4 Sergio Perez  Force India 1:45.146 +0.791 11
5 Daniel Ricciardo  Red Bull Racing 1:45.233 +0.878 10
6 Carlos Sainz Jr.  Toro Rosso 1:45.488 +1.133 13
7 Lewis Hamilton  Mercedes 1:45.691 +1.336 10
8 Valtteri Bottas  Williams 1:45.746 +1.391 13
9 Max Verstappen  Toro Rosso 1:46.203 +1.848 13
10 Kimi Raikkonen  Ferrari 1:46.215 +1.860 16
11 Jenson Button  McLaren 1:46.231 +1.876 12
12 Felipe Massa  Williams 1:46.333 +1.978 12
13 Felipe Nasr  Sauber 1:46.747 +2.392 13
14 Fernando Alonso  McLaren 1:47.443 +3.088 16
15 Pastor Maldonado  Team Lotus 1:48.006 +3.651 9
16 Daniil Kvyat  Red Bull Racing 1:48.096 +3.741 9
17 Jolyon Palmer  Team Lotus 1:49.094 +4.739 9
18 Roberto Merhi  Manor 1:52.994 +8.639 12
19 Marcus Ericsson  Sauber 1:54.272 +9.917 12
20 Will Stevens  Manor 1:58.254 +13.899 6
Artigo anterior Button pediu garantias da McLaren antes de renovar
Próximo artigo Ecclestone rebate acusações: "não lidero um cartel"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros