Recomendado para você

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Indy
Indy
Indy October Testing
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Shell Select e KitKat apresentam projeto KitStop no canal de conveniência
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hamilton pede mais tempo para se provar na Ferrari: "Roma não foi construída em um dia"
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Registros da Aston Martin revelam aumento salarial de Stroll em 2024
Últimas notícias

Kimi tinha pneu sobrando no final, diz engenheiro da Lotus

Ao TR, Ricardo Penteado explica que classificação ruim teve mais a ver com e excesso de zelo do finlandês do que com o carro

Tropeço de sábado à parte, o segundo lugar de Kimi Raikkonen e o terceiro de Romain Grosjean no GP do Bahrein ficou dentro das expectativas da equipe. Falando com exclusividade ao TotalRace, o engenheiro de motores do carro do finlandês, Ricardo Penteado, revelou que o vice-líder do campeonato parou uma vez a menos que os rivais e ainda acabou a prova com pneu sobrando.

“Desde a sexta-feira, tudo estava correndo muito bem: o carro estava bom e o pneu tinha um bom funcionamento. Mais uma vez, contudo, ficamos decepcionados com a classificação. Esperávamos uma posição até dentro do top 4.”

Segundo Penteado, a Lotus tinha mais ritmo de classificação do que o demonstrado por Grosjean e Raikkonen. O francês perdeu a chance de entrar no Q3 ao cometer um erro estratégico e não fazer uma segunda tentativa, enquanto o finlandês não fez uma boa volta na última parte do treino.

“Os pilotos só têm uma volta rápida na classificação e, se o piloto atacar muito, pode cometer um erro e perder essa volta. Acho que o Kimi foi um pouco cuidadoso demais em relação aos outros, que atacaram um pouco mais. No Q2, ele fez o terceiro tempo mas, no final, não conseguiu juntar todos os setores e acabou ficando em nono, subindo com as punições dos outros.”

Comprovando a teoria do engenheiro, Raikkonen fez 1min33s1 no Q2 e, enquanto Rosberg melhorou meio segundo na última parte e Alonso ganhou 0s7, por exemplo, o finlandês foi dois décimos mais lento quando importava.

Mesmo com a decepção na classificação, entretanto, a confiança da equipe ainda era grande, como atestou o chefe Eric Boullier, ouvido pelo TotalRace. Afinal, em 2012, a equipe também havia feito um pódio duplo com os pilotos largando exatamente em sétimo e 11º.

“Esperávamos repetir a performance do último ano, mas também sabíamos que os parâmetros eram muito diferentes. É bom que possamos ter feito isso, especialmente com duas estratégias diferentes.”

Penteado afirmou que as projeções dos treinos livres se mostraram acertadas e os pilotos puderam usar a característica do carro poupar pneu para reverter o quadro da classificação.

“Na corrida, a gente encontrou o mesmo carro da sexta-feira. Como conseguimos economizar muito pneu na parte traseira, o Kimi conseguiu fazer só duas paradas e ainda tinha pneu sobrando no final.”

Artigo anterior Alonso sobre falha no DRS: "Nunca tinha acontecido"
Próximo artigo Qual melhor duelo ou performance do GP do Bahrein?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros