Kimi tinha pneu sobrando no final, diz engenheiro da Lotus
Ao TR, Ricardo Penteado explica que classificação ruim teve mais a ver com e excesso de zelo do finlandês do que com o carro
Tropeço de sábado à parte, o segundo lugar de Kimi Raikkonen e o terceiro de Romain Grosjean no GP do Bahrein ficou dentro das expectativas da equipe. Falando com exclusividade ao TotalRace, o engenheiro de motores do carro do finlandês, Ricardo Penteado, revelou que o vice-líder do campeonato parou uma vez a menos que os rivais e ainda acabou a prova com pneu sobrando.
“Desde a sexta-feira, tudo estava correndo muito bem: o carro estava bom e o pneu tinha um bom funcionamento. Mais uma vez, contudo, ficamos decepcionados com a classificação. Esperávamos uma posição até dentro do top 4.”
Segundo Penteado, a Lotus tinha mais ritmo de classificação do que o demonstrado por Grosjean e Raikkonen. O francês perdeu a chance de entrar no Q3 ao cometer um erro estratégico e não fazer uma segunda tentativa, enquanto o finlandês não fez uma boa volta na última parte do treino.
“Os pilotos só têm uma volta rápida na classificação e, se o piloto atacar muito, pode cometer um erro e perder essa volta. Acho que o Kimi foi um pouco cuidadoso demais em relação aos outros, que atacaram um pouco mais. No Q2, ele fez o terceiro tempo mas, no final, não conseguiu juntar todos os setores e acabou ficando em nono, subindo com as punições dos outros.”
Comprovando a teoria do engenheiro, Raikkonen fez 1min33s1 no Q2 e, enquanto Rosberg melhorou meio segundo na última parte e Alonso ganhou 0s7, por exemplo, o finlandês foi dois décimos mais lento quando importava.
Mesmo com a decepção na classificação, entretanto, a confiança da equipe ainda era grande, como atestou o chefe Eric Boullier, ouvido pelo TotalRace. Afinal, em 2012, a equipe também havia feito um pódio duplo com os pilotos largando exatamente em sétimo e 11º.
“Esperávamos repetir a performance do último ano, mas também sabíamos que os parâmetros eram muito diferentes. É bom que possamos ter feito isso, especialmente com duas estratégias diferentes.”
Penteado afirmou que as projeções dos treinos livres se mostraram acertadas e os pilotos puderam usar a característica do carro poupar pneu para reverter o quadro da classificação.
“Na corrida, a gente encontrou o mesmo carro da sexta-feira. Como conseguimos economizar muito pneu na parte traseira, o Kimi conseguiu fazer só duas paradas e ainda tinha pneu sobrando no final.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.