Recomendado para você

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Aston Martin revela como Newey pressionou a equipe com apenas um comentário
Últimas notícias

Kimi tinha pneu sobrando no final, diz engenheiro da Lotus

Ao TR, Ricardo Penteado explica que classificação ruim teve mais a ver com e excesso de zelo do finlandês do que com o carro

Tropeço de sábado à parte, o segundo lugar de Kimi Raikkonen e o terceiro de Romain Grosjean no GP do Bahrein ficou dentro das expectativas da equipe. Falando com exclusividade ao TotalRace, o engenheiro de motores do carro do finlandês, Ricardo Penteado, revelou que o vice-líder do campeonato parou uma vez a menos que os rivais e ainda acabou a prova com pneu sobrando.

“Desde a sexta-feira, tudo estava correndo muito bem: o carro estava bom e o pneu tinha um bom funcionamento. Mais uma vez, contudo, ficamos decepcionados com a classificação. Esperávamos uma posição até dentro do top 4.”

Segundo Penteado, a Lotus tinha mais ritmo de classificação do que o demonstrado por Grosjean e Raikkonen. O francês perdeu a chance de entrar no Q3 ao cometer um erro estratégico e não fazer uma segunda tentativa, enquanto o finlandês não fez uma boa volta na última parte do treino.

“Os pilotos só têm uma volta rápida na classificação e, se o piloto atacar muito, pode cometer um erro e perder essa volta. Acho que o Kimi foi um pouco cuidadoso demais em relação aos outros, que atacaram um pouco mais. No Q2, ele fez o terceiro tempo mas, no final, não conseguiu juntar todos os setores e acabou ficando em nono, subindo com as punições dos outros.”

Comprovando a teoria do engenheiro, Raikkonen fez 1min33s1 no Q2 e, enquanto Rosberg melhorou meio segundo na última parte e Alonso ganhou 0s7, por exemplo, o finlandês foi dois décimos mais lento quando importava.

Mesmo com a decepção na classificação, entretanto, a confiança da equipe ainda era grande, como atestou o chefe Eric Boullier, ouvido pelo TotalRace. Afinal, em 2012, a equipe também havia feito um pódio duplo com os pilotos largando exatamente em sétimo e 11º.

“Esperávamos repetir a performance do último ano, mas também sabíamos que os parâmetros eram muito diferentes. É bom que possamos ter feito isso, especialmente com duas estratégias diferentes.”

Penteado afirmou que as projeções dos treinos livres se mostraram acertadas e os pilotos puderam usar a característica do carro poupar pneu para reverter o quadro da classificação.

“Na corrida, a gente encontrou o mesmo carro da sexta-feira. Como conseguimos economizar muito pneu na parte traseira, o Kimi conseguiu fazer só duas paradas e ainda tinha pneu sobrando no final.”

Artigo anterior Alonso sobre falha no DRS: "Nunca tinha acontecido"
Próximo artigo Qual melhor duelo ou performance do GP do Bahrein?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros