Kubica: Temporada 2019 da F1 valeu a pena por "encerrar capítulo"
Polonês afirmou que retorno improvável foi oportunidade para encerrar sua história na F1 e mira futuro em outras categorias

Robert Kubica afirmou que seu retorno à Fórmula 1 em 2019 "encerrou um capítulo" e que "valeu a pena" apesar do ano complicado que teve com a Williams nesta temporada, já que a equipe britânica teve problemas técnicos e se viu andando no fundo do grid.
Leia também:
- "Hamilton ainda é melhor que Verstappen", afirma Helmut Marko
- Pérez detona direção de TV da F1: "Não estão fazendo um grande trabalho"
- Seis anos após acidente e visitas a hospital em Paris em 2019, estado de saúde de Schumacher permanece pouco claro
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
Kubica era um dos destaques da Fórmula 1 até 2011, quando sofreu um acidente em uma prova de rali em que teve um dos braços severamente ferido. No entanto, o polonês fez um inesperado retorno depois de oito anos afastado das pistas e embora tenha tido um desempenho inferior ao do companheiro de equipe, George Russell, conseguiu somar o único ponto da Williams no ano.
O vencedor do GP do Canadá de 2008 disse que embora a temporada não tenha sido o que ele e a Williams esperavam para seu retorno "quase impossível", foi "definitivamente uma conquista".
"Eu estava meio que dividido, e acho que voltando à Fórmula 1 eu encerrei um capítulo, o qual provavelmente tenha sido o mais importante da minha vida", disse o polonês quando questionado como avaliava a temporada".
"Olhando para o período em que passei com as circunstâncias do que aconteceu e qual a conseqüência do acidente em 2011, é claro, quando você volta à F1, reabre ou continua um capítulo, que provavelmente é difícil de se avaliar, porque o ano foi muito complicado".
"Você vive para conquistar e voltar à Fórmula 1 e quer fazer o melhor nas corridas, quer entregar, quer correr, e isso é algo que mais senti falta neste ano".
Perguntado se ele achava que seu retorno tinha valido a pena, Kubica disse: "Não vou dizer que valeu a pena ou não" antes de acrescentar: "Sou uma pessoa que está vivendo desafios, que está tentando alcançar os objetivos e tentando encontrar qual é o seu caminho".
"Eu queria tentar ver se conseguia pilotar e se podia voltar, apesar de estar ausente há muito tempo e ter limitações. [Mas] se tiver que responder se valeu a pena, Eu digo sim".
Após deixar a Williams no fim da temporada, Kubica afirmou ainda estar negociando seu futuro. O mais provável é que o polonês feche contrato com alguma equipe do DTM e possivelmente exerça papel de piloto de testes na F1.
Do alto do pódio ao fim do grid; relembre a carreira de Robert Kubica na F1:



















Com o # 46 no RS17 da Renault, Kubica foi o quarto no seu retorno. Deu mais de 140 voltas com o volante modificado para se adaptar às suas condições. Ele deixou uma impressão muito boa e abriu novamente a possibilidade de um retorno em 2018. p>







Com a saída de Stroll e depois de deixar de lado Sirotkin, a Williams queria um parceiro experiente para o jovem Russell, que assinou para 2019. Robert foi finalmente escolhido e nove anos depois se tornou parte do grid. p>

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários

McLaren busca crescimento, mas não espera evolução como a de 2019

Chefe da McLaren admite que cometeu “erros estúpidos" na Indy 500 de 2019

Chefe da Ferrari: Mick Schumacher é "bom candidato à F1 no futuro"


Com Antonelli e brasileiro, quem são os 20 pilotos mais jovens a chegar ao pódio da F1?

WEC: Ferrari AF Corse supera Toyota no fim e vence em Austin

"Não poderia ter sido pior", diz Kubica sobre seu retorno à F1 com a Williams

Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas

F1: Williams pode sofrer desclassificação dupla no GP de Singapura; entenda

F1: Sainz faz balanço de 2025 e classifica ano como "psicologicamente difícil"
Últimas notícias

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.