Leclerc admite que falta de ritmo da Ferrari em Suzuka é uma surpresa
Em busca de sua quinta pole consecutiva, piloto monegasco está preocupado com o time de Maranello
Charles Leclerc, Ferrari SF90
Glenn Dunbar / Motorsport Images
Charles Leclerc disse que "foi uma surpresa" ver a Ferrari fora do ritmo durante as atividades da Fórmula 1 na sexta-feira em Suzuka. Apesar de uma melhora tardia no segundo treino livre para o GP do Japão, Leclerc foi apenas o quarto no final do dia, ficando atrás da Mercedes de Valtteri Bottas por 0s356.
"Acho que aproveitamos ao máximo o dia, mas parece que estamos perdendo ritmo neste fim de semana, o que é uma surpresa", disse Leclerc. "Fomos muito fortes nas últimas quatro corridas, então esperávamos ser muito bons aqui também".
Leia também:
"As simulações de corrida não foram ótimas em comparação com a Mercedes. Acho que estávamos bem em comparação com a Red Bull, mais ou menos a mesma coisa - preciso verificar os dados, não verifiquei tudo".
"Com pouco combustível, parece que estamos com um ritmo aquém neste momento, então precisamos trabalhar nisso e tentar entender o porquê. O carro não está mal, o equilíbrio é bom, mas parece que talvez não tenhamos um pouco de aderência geral".
Leclerc calculou que os resultados do TL2 eram "mais ou menos a imagem real do fim de semana". O diagnóstico pode ser alarmante para a Ferrari, já que a F1 declarou que a sessão pode definir o grid da corrida, caso a qualificação – já adiada para domingo – não ocorra por causa do tufão Hagibis.
Questionado se a Ferrari poderia fazer grandes progressos mesmo sem os treinos de sábado, cancelados em função do fenômeno meteorológico, Leclerc disse: "Vai ser difícil. Mas acredito que não pilotei muito bem hoje, então preciso trabalhar em mim mesmo primeiro”.
"Temos algumas mudanças de configuração para fazer no carro e, esperançosamente, juntando tudo, daremos um passo adiante", disse o monegasco, que busca sua quinta pole consecutiva no Japão.
Seu companheiro Sebastian Vettel, que pegou tráfego em sua última tentativa no TL2 e acabou a dois décimos do outro carro da Ferrari, disse que a equipe "não está tão ruim quanto você imagina", mas adotou discurso parecido com o de Leclerc.
"Acho que estávamos bem, talvez apenas com pouco ritmo geral", disse. "Acho que havia um pouco de margem, não era o dia perfeito para nós, então há um pouco mais a tirar do carro. Mas é preciso ser honesto, e a Mercedes foi muito rápida toda vez que foi à pista”.
"Além disso, parecia um pouco mais confortável para a Red Bull aqui. Portanto, será apertado e acho que as duas equipes estarão muito fortes no domingo de manhã também”, disse o alemão, mencionando o treino classificatório a ser realizado antes da corrida.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.
Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125
Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375
Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500
Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo
Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625
Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo
Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50
Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801
Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246
Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P
Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156
Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158
Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512
Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66
Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312
Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67
Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68
Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69
Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B
Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2
Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73
Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74
Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T
Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2
Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3
Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4
Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5
Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK
Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2
Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B
Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3
Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4
Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85
Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87
Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C
Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640
Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641
Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642
Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A
Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT
Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1
Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B
Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2
Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310
Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B
Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300
Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399
Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000
Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001
Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002
Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA
Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004
Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005
Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150
Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T
Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H
Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H
Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90
Foto de: Ferrari
Vettel x Leclerc
O podcast Motorsport.com Brasil posterior ao GP da Rússia debateu se a Ferrari vai conseguir controlar os ânimos da dupla atual. O que você pensa do tema? Clique e ouça a opinião dos nossos especialistas.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Ocon revela a maior lição que teve com Hamilton na Mercedes
Sette Câmara é anunciado como piloto reserva de Red Bull e AlphaTauri na F1
Sette Câmara é segundo em teste na Fórmula E; Nick Cassidy lidera
F1: Bearman revela atitude de Vettel antes do GP da Arábia Saudita
Volta de Rosberg e Vettel à F1 não é uma opção para Mercedes
Vettel relembra última conversa com Schumacher antes do acidente: "Disse a ele que seria pai"
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
F1: Gasly se torna proprietário de um time de futebol francês
F1: O que os dados revelam sobre os últimos problemas da Mercedes
RETA FINAL: Cláusula Verstappen, Alpine em crise, Drugovich e NASCAR
NASCAR Brasil: Victor Andrade celebra vitória na estreia em Campo Grande
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments