Leclerc diz que GP do Japão lhe faz lembrar de Bianchi, morto após acidente em 2014
Piloto francês falecido após grave batida no GP do Japão de 2014 era padrinho do monegasco da Ferrari
Palco de muitas emoções na Fórmula 1, o GP do Japão é lembrado pelo desenho inusitado e pelas várias decisões de campeonato, inclusive os três títulos do brasileiro Ayrton Senna. Entretanto, o circuito de Suzuka também traz lembranças ruins a alguns pilotos.
Grande nome da Ferrari na atual temporada, Charles Leclerc é um deles. O monegasco tem uma relação complicada com a pista japonesa em função de um acidente ocorrido no GP do Japão de 2014, quando o francês Jules Bianchi se chocou contra um trator a bordo de sua Marussia.
Primeiro piloto da história da academia da Ferrari (relembre sua carreira abaixo), Bianchi não resistiu aos ferimentos e faleceu meses depois. Sua morte é a mais recente da principal categoria do automobilismo mundial. O que poucos sabem, porém, é que Bianchi era padrinho de Leclerc.
Falando aos jornalistas nesta quarta-feira anterior às atividades do GP do Japão, o jovem monegasco revelou que a etapa lhe traz sentimentos ruins. Ele citou inclusive a primeira passagem por Suzuka como piloto de F1, em 2018, quando era um novato da Sauber.
"Foi um fim de semana difícil para mim no ano passado, estando em Suzuka pela primeira vez desde o acidente de Jules. Obviamente, é uma lembrança muito triste que eu sempre associarei a esta corrida", disse Leclerc.
Charles Leclerc e Jules Bianchi
Apesar da tristeza pelo acidente do padrinho e amigo, o ferrarista elogiou o traçado do circuito: "A pista em si é muito técnica e exigente, uma das melhores em termos de layout. Possui retas de alta velocidade misturadas com várias combinações de curvas, o que o torna o circuito icônico que é".
"O Japão é um lugar muito especial principalmente por causa dos fãs, que são muito apaixonados e sempre nos mostram muito apoio, o que torna a experiência única. O circuito tem características diferentes das últimas pistas em que corremos, por isso veremos como nossos desenvolvimentos recentes funcionarão lá, especialmente em termos de aerodinâmica", ponderou Leclerc.
Neste fim de semana, o monegasco pode conquistar sua quinta pole position consecutiva. Caso alcance o feito, Leclerc pode ser o primeiro a largar cinco vezes seguidas em primeiro desde o alemão Nico Rosberg, com a Mercedes, em 2015.
Relembre a carreira de Jules Bianchi:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.