Lowe: Gastos da F1 são problema maior que motores
Diretor técnico da Williams crê que disparidade de orçamentos seja principal empecilho a maior competitividade
Com a FIA divulgando nesta terça-feira sua primeira proposta de como deverão ser as unidades de potência da Fórmula 1 a parir de 2021, o mundo do automobilismo se dividiu em opiniões contrárias e a favor.
Diretor técnico da Williams, Paddy Lowe não acha que o atual dilema de motores enfrentado pela F1 tenha que ser a maior preocupação da FIA no novo regulamento.
"Eu acho que quando você olha para a F1, embora haja muitas discussões sobre os problemas com os motores, este não é o maior problema no esporte", explicou Lowe.
"É visto como um problema o fato de as três principais equipes lutarem pelos melhores lugares, mas o maior problema no momento é a disparidade com o restante das equipes.”
"Eu não acho que os motores são o maior problema no esporte. Se você olhar para a corrida em Austin e o desempenho dos seis primeiros - o top-5 no final - e do resto, foram duas corridas diferentes e isso não está dividido em motores. Penso que este é um dos problemas do esporte, onde a diferença de gastos é extremamente grande. Precisamos encontrar uma grande sabedoria para superar isso."
Enquanto muitos no paddock acreditam que uma nova fórmula de motor criará uma maior concorrência, a Lowe insiste que uma estabilidade na regulamentação acabaria por resolver a questão da disparidade de desempenho entre as equipes.
"Eu acho que sempre que você altera os regulamentos, sempre cria oportunidades e realmente cria uma divergência, seja em torno dos motores ou dos limites. O que cria convergência de performance é a estabilidade dos regulamentos.”
"Vemos isso com os motores hoje, pois eles estão muito mais próximos do que eram há três anos. Eu acho que a nova mudança de regulamentos deve ser feita com muito cuidado. Acho curioso que as pessoas coloquem ênfase em novos regulamentos necessários para criar convergência quando o contrário seria o melhor."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.