Recomendado para você

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

Marko: vitória "alarmante" de Norris sobre Verstappen prova que os dois títulos da F1 2024 estão em disputa

"Como Max disse antes das férias, a equipe precisa trabalhar mais e encontrar melhorias, porque assim o campeonato dele está ameaçado", afirmou o consultor

Lando Norris, McLaren MCL38, battles with Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Consultor de automobilismo da Red Bull na Fórmula 1, Helmut Marko crê que a vitória "alarmante" de Lando Norris no GP da Holanda prova que tanto o britânico quanto sua equipe McLaren estão fortes na briga pelos dois títulos em disputa da temporada, que segue no domingo que vem no GP da Itália.

Com o resultado de Zandvoort, onde o piloto da casa Max Verstappen foi segundo com a Red Bull, a equipe taurina vê a McLaren apenas 30 pontos atrás no campeonato de construtores, enquanto o tricampeão mundial agora 70 pontos de vantagem para Norris.

O editor recomenda:

Falando com exclusividade ao Motorsport.com, o conselheiro da marca de energéticos destacou o ritmo de Norris: "Se você observar a volta mais rápida dele (Norris)m em sua última volta sem DRS, [ele fez] 1m13s8".

"Então, como Max disse antes das férias, a equipe (Red Bull) precisa trabalhar mais e encontrar melhorias, porque assim o campeonato dele está ameaçado", admitiu o consultor taurino, confirmando que se referia tanto à disputa de pilotos quanto à de construtores quando questionado.

Max Verstappen, Red Bull Racing, 2nd position, Lando Norris, McLaren F1 Team, 1st position, Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 3rd position, the McLaren trophy delegate on the podium

Max Verstappen, Red Bull Racing, 2ª posição, Lando Norris, McLaren F1 Team, 1ª posição, Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, 3ª posição, o delegado do troféu da McLaren no pódio

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images

Marko também disse que a 'RBR' esperava vencer quando Max passou o pole Norris na largada, mas ficou perplexa com a facilidade com que ele se recuperou já que seu companheiro australiano Oscar Piastri não conseguiu ultrapassar o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, para completar o pódio da prova.

Helmut atribuiu esse fato a uma escolha de configuração baseada em adicionar downforce na asa traseira para aumentar a pressão aerodinâmica no carro de Verstappen. "Acreditávamos que se ele prevalecesse na largada, poderíamos vencer a corrida", começou o dirigente austríaco.

"Mas o que foi estranho [foi] que Piastri estava quase na mesma velocidade de Lando e, quando ele ficou atrás de Leclerc, 'acabou'. Mas quando Max foi pego por Lando, Norris simplesmente passou e foi embora, então não sei qual é a diferença e por quê."

"Mas o principal foi que o desgaste dos nossos pneus era muito pior do que o da McLaren e não havia nada [a fazer]. Além disso, na configuração, talvez tenhamos colocado mais asa em Max, enquanto 'Checo' tinha menos asa e, no segundo stint, acho que [Sergio] Pérez foi mais rápido que Max. Então, talvez essa tenha sido a decisão errada", ponderou Marko, referindo-se ao companheiro mexicano de Verstappen, que terminou a corrida em sexto após largar em quinto.

Depois que a McLaren fez uma grande atualização em seu MCL38, que funcionou muito bem no traçado da Holanda, de alta força descendente, Marko insiste que a Red Bull agora precisa fazer seus próprios desenvolvimentos em "todas as corridas" para voltar aos níveis que não alcança desde o GP da Espanha.

"Há muitas ideias e maneiras diferentes. Mas, por causa das férias, não pudemos fazer nada - mas temos que fazer alguma coisa. Tudo está interligado. Temos que entender melhor o carro, porque com mais equilíbrio há mais confiança para o piloto e menos desgaste dos pneus. Mas as atualizações precisam trazer uma melhoria - não apenas teoricamente, mas também em termos de tempo", cobrou o cartola da Áustria.

Ele acrescentou que "é óbvio" que as "etapas de atualização" da McLaren "estão funcionando muito bem" e acha que "essa é a diferença" na forma como a Red Bull deixou de dominar no início de 2024 para ser vítima em Zandvoort.

LANDO ERRA largada MAS AMASSA RBR DE MAX e vence! TEM BRIGA? Leclerc 3º. Genz/Motta analisam Holanda

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior F1: Wolff confirma Antonelli no TL1 de Monza e afasta possível ida do italiano à Williams
Próximo artigo F1 - Sargeant se manifesta sobre rumores de possível demissão da Williams: "Não poderia me importar menos"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros