Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Martin Whitmarsh elogia atuação de seus pilotos no tráfego

"Se o campeonato vai se definir por quem ultrapassa melhor, é por isso que temos dois grandes pilotos”, diz chefe da McLaren

Desempenho próximo tem provocado

Uma das grandes lições que ficaram nestas quatro primeiras corridas na temporada foi a necessidade de lidar bem com o tráfego. Afinal, com a performance entre as equipes bastante igualada, temos visto a formação de pelotões que passam a corrida toda disputando posição.

Para Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, se a habilidade para ultrapassar for mesmo decisiva para o campeonato, o time de Woking está bem servido com Lewis Hamilton e Jenson Button. “Acho que nossos dois pilotos têm feito grandes ultrapassagens. Se o campeonato vai se definir por quem ultrapassa melhor, é por isso que temos dois grandes pilotos.”

O dirigente destaca a dificuldade em abrir caminho durante as provas. “Nós temos visto nas corridas quantos carros nosso pilotos têm tido de ultrapassar e, principalmente no final das provas, isso é muito difícil porque os pedaços de pneus que ficam fora da trajetória fazem com que haja muito pouco espaço.”

A dupla da McLaren fez, até agora, 36 ultrapassagens, tendo sido superados apenas quatro vezes. Hamilton e Button foram responsáveis por mais de 12% das manobras realizadas nestas primeiras provas.

“É ótimo ter a DRS, mas mesmo assim você tem de ir nessa sujeira para fazer a manobra e frear tarde com o pneu cheio de detritos, o que algo corajoso de se fazer. Estamos vendo muitos errarem ao fazer isso, mas ambos os nossos pilotos acertam o tempo todo.”

Outro fator importante é tentar ganhar posições sem correr riscos de ter danos no carro ou mesmo nos pneus. Além de tentarem se livrar rapidamente dos adversários, têm de evitar problemas.

“Você tem de tentar ultrapassar nessas situações sem perder muito tempo, assim como sem ser impetuoso demais. É muito fácil de fazer uma tentativa errada e perder uma asa dianteira ou se perder nos pedaços de borracha.”

Artigo anterior "Desenvolvimento não é mágica", avisa Alonso sobre Ferrari
Próximo artigo Competitividade marca início e coloca pressão nos engenheiros

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros