Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o sábado de sprint e classificação do GP de São Paulo, em Interlagos
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli aponta erro que custou pole para sprint no GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Mesmo atrás de Norris, Piastri celebra 3º lugar no quali sprint do Brasil: "Me sinto mais confortável"
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris admite erros na volta da pole sprint em Interlagos, mas destaca conquista
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sábado do GP de São Paulo deve ser afetado por tempestade e ventos
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Hamilton lamenta eliminação precoce no SQ2 de Interlagos: "As coisas não estão indo bem para mim"
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Verstappen faz lista de problemas da Red Bull na classificação sprint do GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Bortoleto larga em 14º e Norris pole: grid de largada da sprint do GP de São Paulo de F1
Últimas notícias

Massa clama por área de escape na Curva do Café

Brasileiro diz que setor é delicado para carros de turismo, crê ser possível fazer reformas no local e apoia ideia de bandeira amarela até uma solução

Massa:
Falando como piloto e organizador, uma vez que promove o Racing Festival, Felipe Massa falou com consternação do acidente que vitimou o amigo Gustavo Sondermann em Interlagos, no último domingo, em etapa válida pela Copa Chevrolet Montana. Ele apoia a construção de uma nova área de escape na Curva do Café, palco do acidente fatal.
 
O piloto da Ferrari, vice-campeão de 2008, tinha, assim como muitos outros pilotos brasileiros, uma relação estreita com Sondermann, e resumiu como "triste" os últimos dias no Brasil. Por estar na Malásia, Felipe foi representado pelo irmão Dudu no sepultamento e enviou uma coroa de flores em homenagem ao amigo.
 
"Vamos começar pelo ponto mais triste, que é a morte de Gustavo. Era um cara que eu conhecia muito bem, era muito bacana. Foi um acidente com certeza grave. Está sendo uma semana feia, chata, por tudo o que aconteceu. Triste é a palavra mais correta. Sem dúvida, o que aconteceu não foi só uma fatalidade, mas acho que a gente tem como melhorar aquela curva."
 
"É curva na qual o carro sai da pista por qualquer motivo (e, na situação estava chovendo). E, em uma luta na chuva, a chance de sair é maior. Ele saiu da pista por um contato, bateu em um muro que está a dois passos da pista e voltou para o traçado. É uma situação perigosa", diz Massa, que não vê a curva como perigosa para monopostos, mas extremamente delicada para carros de turismo. Para ele, só uma área de escape pode resolver este problema.
 
"Não é uma curva perigosa mas por ter um muro perto é uma situação perigosa, pois o carro volta e quem vier atrás, a 200 por hora, principalmente  em um carro de turismo, é difícil de parar. Aí veio a tragédia. No monoposto, por conta da aerodinâmica, do peso e da tecnologia, é mais fácil de parar. Foi um acidente grave por um problema que tem na curva, que não é da curva, do traçado, especificamente, mas do lado de fora, onde tem que mudar. Se for feita uma área de escape maior que isso não acontecerá mais."
 
Com a primeira etapa do Racing Festival marcada para o próximo mês, Massa admite preocupação, mas afirma que é possível construir uma área de escape sem atrapalhar o traçado e apoia a introdução de uma bandeira amarela no local enquanto nada for feito para melhorar a situação.
 
"Estou preocupado. Em primeiro lugar, é importante mudar a área de escape; para mim, é o trabalho maior no momento. A federação tem de ir atrás, quem cuida disso é ela. Tem de mudar, ir atrás da prefeitura, mudar a área, diminuir a arquibancada _tem espaço para trás, dá para construir. A segunda coisa mais importante: a federação botou uma regra de bandeira amarela naquele ponto. É uma decisão inteligente enquanto não tiver uma área de escape para ser seguro. É um ponto importante", encerrou.
Artigo anterior Mark Webber analisa questão da segurança em Interlagos
Próximo artigo Barrichello desabafa sobre caso de Sondermann

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros