Recomendado para você

MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação

MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Ducati anuncia piloto que substituirá Marc Márquez durante recuperação
OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora

OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: O verdadeiro teste das 'regras papaia' começa agora
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
Últimas notícias

Massa clama por área de escape na Curva do Café

Brasileiro diz que setor é delicado para carros de turismo, crê ser possível fazer reformas no local e apoia ideia de bandeira amarela até uma solução

Massa:
Falando como piloto e organizador, uma vez que promove o Racing Festival, Felipe Massa falou com consternação do acidente que vitimou o amigo Gustavo Sondermann em Interlagos, no último domingo, em etapa válida pela Copa Chevrolet Montana. Ele apoia a construção de uma nova área de escape na Curva do Café, palco do acidente fatal.
 
O piloto da Ferrari, vice-campeão de 2008, tinha, assim como muitos outros pilotos brasileiros, uma relação estreita com Sondermann, e resumiu como "triste" os últimos dias no Brasil. Por estar na Malásia, Felipe foi representado pelo irmão Dudu no sepultamento e enviou uma coroa de flores em homenagem ao amigo.
 
"Vamos começar pelo ponto mais triste, que é a morte de Gustavo. Era um cara que eu conhecia muito bem, era muito bacana. Foi um acidente com certeza grave. Está sendo uma semana feia, chata, por tudo o que aconteceu. Triste é a palavra mais correta. Sem dúvida, o que aconteceu não foi só uma fatalidade, mas acho que a gente tem como melhorar aquela curva."
 
"É curva na qual o carro sai da pista por qualquer motivo (e, na situação estava chovendo). E, em uma luta na chuva, a chance de sair é maior. Ele saiu da pista por um contato, bateu em um muro que está a dois passos da pista e voltou para o traçado. É uma situação perigosa", diz Massa, que não vê a curva como perigosa para monopostos, mas extremamente delicada para carros de turismo. Para ele, só uma área de escape pode resolver este problema.
 
"Não é uma curva perigosa mas por ter um muro perto é uma situação perigosa, pois o carro volta e quem vier atrás, a 200 por hora, principalmente  em um carro de turismo, é difícil de parar. Aí veio a tragédia. No monoposto, por conta da aerodinâmica, do peso e da tecnologia, é mais fácil de parar. Foi um acidente grave por um problema que tem na curva, que não é da curva, do traçado, especificamente, mas do lado de fora, onde tem que mudar. Se for feita uma área de escape maior que isso não acontecerá mais."
 
Com a primeira etapa do Racing Festival marcada para o próximo mês, Massa admite preocupação, mas afirma que é possível construir uma área de escape sem atrapalhar o traçado e apoia a introdução de uma bandeira amarela no local enquanto nada for feito para melhorar a situação.
 
"Estou preocupado. Em primeiro lugar, é importante mudar a área de escape; para mim, é o trabalho maior no momento. A federação tem de ir atrás, quem cuida disso é ela. Tem de mudar, ir atrás da prefeitura, mudar a área, diminuir a arquibancada _tem espaço para trás, dá para construir. A segunda coisa mais importante: a federação botou uma regra de bandeira amarela naquele ponto. É uma decisão inteligente enquanto não tiver uma área de escape para ser seguro. É um ponto importante", encerrou.
Artigo anterior Mark Webber analisa questão da segurança em Interlagos
Próximo artigo Barrichello desabafa sobre caso de Sondermann

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros