Recomendado para você

Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026

Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026

Stock Car
Stock Car
Stock Car: André Moraes Jr vai defender a Scuderia Chiarelli na temporada 2026
Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal

Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal

Fórmula 1
Fórmula 1
Primeira vitória de Senna, presença no início da F1 e pandemia: Veja história do GP de Portugal
VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal

VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal

Endurance
Endurance
Gulf 12h
VÍDEO: Verstappen testa com carro da Mercedes em Portugal
MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana

MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Honda vai estrear moto de 2027 em Sepang nesta semana
EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff

EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff

Fórmula 1
Fórmula 1
EXCLUSIVO: Antonelli admite ter ficado "perdido" na F1 e revela críticas de Wolff
F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026

F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Honda revela data de lançamento do motor de 2026
F1 - Hamilton defende congelamento das atualizações da Ferrari em 2026: "Foi a decisão certa"

F1 - Hamilton defende congelamento das atualizações da Ferrari em 2026: "Foi a decisão certa"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hamilton defende congelamento das atualizações da Ferrari em 2026: "Foi a decisão certa"
F1: Veja quanto tempo de túnel de vento cada equipe tem para 2026

F1: Veja quanto tempo de túnel de vento cada equipe tem para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Veja quanto tempo de túnel de vento cada equipe tem para 2026

Massa diz que mudança aerodinâmica pode ajudar carro de 2016

Brasileiro espera que alterações aerodinâmicas nos testes de Barcelona - que visam 2017 - possam fazer com que carro atual usufrua de vantagem

Felipe Massa, Williams FW38
Alex Lynn, Williams Formula 1
Williams F1 Team, rear wing
Williams F1 Team, new ring wing
Williams F1 Team, new ring wing
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38

A Williams usou uma asa traseira de dois andares ao longo dos dois dias dos testes em Barcelona, que junto com ajustes na asa dianteira foram destinados a aumentar os níveis de downforce, com vista à próxima temporada.

Enquanto as lições aprendidas ajudam a equipe nos seus preparativos para o próximo ano, Felipe Massa não tem dúvidas de que qualquer coisa que poderia ser antecipada para o chassi deste ano seria bem-vinda.

"Nestes dois dias que trabalhamos muito na aerodinâmica, como você pode ver, tivemos tantas coisas estranhas em torno do carro", explicou o brasileiro.

"Mas estavam relacionados com o nosso trabalho de evolução para o futuro e eu acho que foi um teste muito interessante para nós. Então, como você pode ver, não estávamos aqui para fazer tempos rápidos por volta, estivemos aqui para trabalhar em futuros desenvolvimentos."

"Quero que não fiquem para um futuro muito distante, espero que possamos ter algumas das coisas que tivemos aqui rapidamente."

Nenhuma solução rápida

Massa disse que os elementos 'estranhos' na asa não foram destinados a tornar o carro mais rápido, mas sim no equilíbrio aerodinâmico que lhe permitirá entender melhor o que é necessário. É por isso que experimentar diferentes setups foi vital para ajudar Williams a fazer progressos.

"Tentamos muitas coisas", acrescentou Massa. "Algumas delas não funcionaram, mas o sentimento geral foi muito positivo e encontramos coisas que foram importantes para nos conduzir na direção que pensamos que deve estar caminhando para desenvolver este carro."

Ele acrescentou: "Com certeza é um projeto a longo prazo, não é algo que vai levar a ter características completamente diferentes no carro amanhã."

Artigo anterior Promessa, Verstappen mira recordes de precocidade na F1
Próximo artigo Wehrlein se diz pronto para se tornar piloto da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros