Recomendado para você

F1: Wolff e Hamilton pensam sobre final de 2021 "todos os dias"

F1: Wolff e Hamilton pensam sobre final de 2021 "todos os dias"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff e Hamilton pensam sobre final de 2021 "todos os dias"
F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento

F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac explora soluções aerodinâmicas para 2026 com testes da asa dianteira no túnel de vento
F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs

F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1: Sem ‘MOM’? FIA revisará nomes do regulamento de 2026 para evitar confusão entre fãs
F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”

F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - Leclerc alerta Ferrari: 2026 é “agora ou nunca”
F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA

F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA

F3
F3
Monza
F3: Rafa Câmara é eleito estreante do ano em cerimônia da FIA
NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'

NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR, 23XI e Front Row entram em acordo depois de um ano de 'batalha judicial'
CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas

CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas

Stock Car
Stock Car
CEO da Stock Car rebate críticas à segurança do carro e manda recado para Baptistas
Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
Christian Fittipaldi realiza treinos de sexta-feira da Stock Car Pro Series

Massa diz que mudança aerodinâmica pode ajudar carro de 2016

Brasileiro espera que alterações aerodinâmicas nos testes de Barcelona - que visam 2017 - possam fazer com que carro atual usufrua de vantagem

Felipe Massa, Williams FW38
Alex Lynn, Williams Formula 1
Williams F1 Team, rear wing
Williams F1 Team, new ring wing
Williams F1 Team, new ring wing
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38
Felipe Massa, Williams FW38

A Williams usou uma asa traseira de dois andares ao longo dos dois dias dos testes em Barcelona, que junto com ajustes na asa dianteira foram destinados a aumentar os níveis de downforce, com vista à próxima temporada.

Enquanto as lições aprendidas ajudam a equipe nos seus preparativos para o próximo ano, Felipe Massa não tem dúvidas de que qualquer coisa que poderia ser antecipada para o chassi deste ano seria bem-vinda.

"Nestes dois dias que trabalhamos muito na aerodinâmica, como você pode ver, tivemos tantas coisas estranhas em torno do carro", explicou o brasileiro.

"Mas estavam relacionados com o nosso trabalho de evolução para o futuro e eu acho que foi um teste muito interessante para nós. Então, como você pode ver, não estávamos aqui para fazer tempos rápidos por volta, estivemos aqui para trabalhar em futuros desenvolvimentos."

"Quero que não fiquem para um futuro muito distante, espero que possamos ter algumas das coisas que tivemos aqui rapidamente."

Nenhuma solução rápida

Massa disse que os elementos 'estranhos' na asa não foram destinados a tornar o carro mais rápido, mas sim no equilíbrio aerodinâmico que lhe permitirá entender melhor o que é necessário. É por isso que experimentar diferentes setups foi vital para ajudar Williams a fazer progressos.

"Tentamos muitas coisas", acrescentou Massa. "Algumas delas não funcionaram, mas o sentimento geral foi muito positivo e encontramos coisas que foram importantes para nos conduzir na direção que pensamos que deve estar caminhando para desenvolver este carro."

Ele acrescentou: "Com certeza é um projeto a longo prazo, não é algo que vai levar a ter características completamente diferentes no carro amanhã."

Artigo anterior Promessa, Verstappen mira recordes de precocidade na F1
Próximo artigo Wehrlein se diz pronto para se tornar piloto da Mercedes

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros