McLaren cobra ação de F1 e FIA em meio a preocupações "sérias" sobre relação entre Red Bull e AlphaTauri

Zak Brown falou também sobre a relação estremecida entre F1 e FIA após episódios recentes envolvendo o presidente Mohammed ben Sulayem

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, battles with Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, Oscar Piastri, McLaren MCL60

Yuki Tsunoda, AlphaTauri AT04, battles with Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, Oscar Piastri, McLaren MCL60

Andy Hone / Motorsport Images

O CEO da McLaren, Zak Brown, cobrou ação da FIA e da Fórmula 1 sobre as preocupações "sérias" levantadas pelas equipes sobre a legalidade na aproximação do relacionamento entre Red Bull e AlphaTauri.

Como parte de uma busca para melhorar a situação da AlphaTauri (que mudará de nome em 2024), a Red Bull mudou a liderança do time italiano, além de fazer mudanças de infraestrutura. Parte dessas novidades incluem o uso de mais peças da Red Bull no carro e um aumento de sua presença no campus de Milton Keynes.

Leia também:

Brown expressou preocupações no passado sobre a extensão dessa parceria, achando que essa é uma questão que precisa de uma atenção mais séria da direção.

"O que eu quero ver de nós, como esporte, é um foco no lado do regulamento sobre equipes de um mesmo dono. Acho que esse é um assunto sério para o fair play do esporte, para os fãs. É porque isso não é muito aceito em outros esportes".

"Gostaria de ver nós, como indústria, focando nisso antes de chegarmos a um nível onde a F1 já esteve, bem desequilibrada porque as pessoas estão seguindo as normas, mas um conjunto de regras diferentes".

Brown disse que suas preocupações sobre a situação aumentaram em meio aos rumores de que toda a operação da AlphaTauri pode sair da Itália para se aproximar da Red Bull.

"A AlphaTauri, pelo que eu sei, está se mudando para o Reino Unido, o que beneficia ambas as equipes. Então essa questão de equipes de mesmo dono, e aqui estamos falando de um nível completamente diferente, é uma grande preocupação nossa para a saúde do esporte e a justiça do esporte".

"Quando essas regras foram determinadas, o esporte estava em outro lugar. Tínhamos uma grande diferença entre pessoas como nós, que tinham grandes orçamentos, e equipes menores. Agora todos estão operando pelo teto".

"Então acho que, com todos jogando com os mesmos tacos, para usar um termo de baseball, isso deixa de ser necessário. Mas pode dar a alguém uma vantagem injusta, e acho que isso é algo que precisamos resolver rapidamente".

Relações entre FIA e F1

O pedido de Brown vem em meio a uma relação estremecida entre FIA e FOM e equipes devido a ações controversas da Federação e seu presidente, Mohammed ben Sulayem. A lista inclui a decisão de fazer uma investigação sobre um potencial conflito de interesses envolvendo Toto e Susie Wolff, que foi abandonada após 48 horas devido a uma rara união das equipes.

Essa ação abriu as portas para uma potencial ação legal dos Wolffs, que foram críticos contundentes da ação e do potencial dano de reputação sofrido com o caso.

"Sobre FIA e F1, queremos ver esse relacionamento progredindo de forma mais unificada. Acho que ambos querem fazer o que é melhor para o esporte, o que é um bom lugar para focarmos".

Questionado sobre o caso dos Wolffs, Brown disse: "Não ouvimos mais nada desde então. Nunca falamos com ninguém sobre a situação, oficial ou não-oficialmente. Digo isso porque vi que as pessoas escolherem suas palavras com cuidado".

"Somos grandes apoiadores da F1 Academy, e estamos animados por fazer parte. Conheço Susie há muito tempo, é uma pessoa muito íntegra. Não temos preocupações".

Após começo decepcionante em 2023, como McLaren evoluiu tanto na F1?

Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: McLaren está "confiante" de que manterá Norris a longo prazo apesar do interesse da Red Bull
Próximo artigo Podcast #265 - Norris na Red Bull? Sainz? Albon e franceses no centro dos rumores de mercado

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil