F1: McLaren confirma Ricciardo como piloto para temporada 2021
Piloto australiano deixará Renault ao final da temporada 2020 e se juntará à equipe britânica que deve liberar Carlos Sainz para a Ferrari
O sorriso mais famoso da F1 terá uma nova casa em 2021. Daniel Ricciardo foi confirmado pela McLaren como piloto para o próximo ano, entrando no lugar de Carlos Sainz, que partiu para novo desafio na Ferrari.
Ricciardo chegou perto de se juntar à McLaren quando estava considerando suas opções para 2018. Ele decidiu ir para a Renault, enquanto Sainz deixou o fabricante francês e partiu para a McLaren.
Veja os comunicados oficiais de Renault e McLaren
"A Renault e Daniel Ricciardo não continuarão a colaboração após 2020.
Dentro do contexto sem precedentes da temporada 2020, as discussões realizadas com Daniel Ricciardo sobre a renovação de seu contrato após o término da temporada não foram bem-sucedidas".
"A McLaren anuncia que Daniel Ricciardo correrá para a equipe ao lado
Lando Norris no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021".
O CEO da McLaren, Zak Brown afirmou que “A contratação de Daniel é mais um passo adiante em nosso plano de longo prazo e trará uma nova e empolgante dimensão para a equipe, ao lado de Lando. Esta é uma boa notícia para nossa equipe, parceiros e, claro, nossos fãs".
"Daniel já se provou um vencedor de corridas e sua experiência, comprometimento e energia será uma adição valorosa para a McLaren e nossa missão de retornar ao topo", disse o chefe da McLaren, Andreas Seidl.
"Com Daniel e Lando lado a lado, acredito que teremos dois pilotos que continuarão alegrando nossos fãs e ajudando no crescimento da equipe".
Em mensagem publicada nas redes sociais, Ricciardo agradeceu a Renault pela confiança e garantiu que buscará encerrar a parceria da melhor forma possível.
"Estou muito grato pelo meu tempo com a Renault e a maneira como fui aceito na equipe", afirmou o australiano. "Mas ainda não terminamos e mal posso esperar para voltar ao grid neste ano. Meu próximo capítulo ainda não começou, então vamos terminar com força. Merci"
A saída de Ricciardo abre um assento na Renault, ao lado de Esteban Ocon, que tem um acordo que termina até o final de 2021.
Fernando Alonso é conhecido por ter indicado seu interesse em retornar à equipe de Enstone para uma terceira passagem.
Ferrari anuncia Sainz
Com a chegada de Ricciardo ao lado de Norris em 2021, Carlos Sainz ficou oficialmente livre para assinar com a Ferrari, algo confirmado menos de uma hora após o anúncio da McLaren.
Brown não se esqueceu da contribuição de Sainz para a equipe de Woking e homenageou o espanhol no mesmo comunicado em que anunciou a chegada de Ricciardo.
“Quero prestar uma homenagem a Carlos pelo excelente trabalho que ele vem fazendo na McLaren ao nos ajudar em nosso plano de recuperação de desempenho. Ele é um verdadeiro piloto de equipe e desejamos-lhe felicidades para o seu futuro além da McLaren".
"Carlos é um grande profissional e tem sido um prazer trabalhar com ele e vamos aproveitar esse ano. Desejamos o melhor para ele nessa próxima fase de sua carreira", disse Andreas Seidl, chefe da McLaren na F1.
GALERIA: Relembre todos os carros e pilotos da história da McLaren na Fórmula 1
VÍDEO: Os maiores pilotos da McLaren na F1
Se efetivamente Daniel Ricciardo se juntar ao time inglês, ele tentará colocar seu nome na história da equipe que teve grandes lendas da F1. Relembre os cinco principais:
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.