Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Mercedes acredita que sem apoio de Ferrari e Renault, congelamento de motores não acontecerá

Apesar de sinalizar positivo à ideia da Red Bull, Toto Wolff não criticou as rivais por irem contra, afirmando que cada um tem seus motivos

Toto Wolff, Executive Director (Business), Mercedes AMG, in a Press Conference

A Red Bull busca a aprovação de uma proposta de congelamento dos motores da Fórmula 1 ao longo da temporada a partir de 2022 para assumir o programa da Honda, sem precisar das rivais para fornecimento. Mas apesar da Mercedes ter sinalizado positivo à ideia, Toto Wolff acredita que o projeto dificilmente será aprovado enquanto Renault e Ferrari forem contra.

A ideia da Red Bull é colocar um fim aos ciclos de desenvolvimento e os altos custos associados à isso, já que não teria condições de bancar a produção de atualizações ao longo do ano, sendo esse o único modo possível para a marca se tornar fornecedora de motores.

Leia também:

Caso não seja possível, a Red Bull terá que voltar a ser apenas uma equipe cliente, sendo que, com a Honda, era considerada uma parceira no desenvolvimento. Assim, a marca voltaria a ter que depender das montadoras existentes na F1, sendo que a Mercedes já afirmou que não tem condições de fornecer motores para a rival.

Isso deixaria a Red Bull com apenas duas opções: a Ferrari, que não descartou a possibilidade, dependendo de uma conversa com a marca antes e a Renault, revivendo uma parceria que não terminou bem em 2018.

A Mercedes já confirmou anteriormente que apoiaria o congelamento dos motores para manter uma Red Bull competitiva no grid, que também traria uma redução de custos às montadoras. Mas Ferrari e Renault afirmaram nesta semana que não são a favor da ideia, reforçando a importância da competição e do desenvolvimento nesta área.

Perguntado sobre como um congelamento de motores poderia ser aprovado para 2022, o chefe da Mercedes disse que, enquanto duas montadoras forem contra, a proposta não teria como seguir adiante.

"Acredito que com duas montadoras contra, isso significa que não teria como ser aprovado e implementado. Elas têm suas razões para rejeitar isso. Acredito que todos estamos apreensivos com a situação da Honda e da Red Bull".

"Renault e Ferrari foram muito diretas com suas posições então, infelizmente, não vejo isso acontecendo".

A Red Bull disse que tenta bater o martelo sobre seus planos futuros envolvendo os motores nas próximas seis semanas, com a decisão impactando também a AlphaTauri. Dentro das normas do regulamento esportivo, a Renault seria obrigada a fornecer para as equipes em 2022 caso a FIA oficialize um pedido, mas a Red Bull se distanciou dessa eventualidade.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse mais cedo nesta semana que esperava uma intervenção da FIA para garantir que interesses pessoais não barrasse algo que seria benéfico para toda a F1.

"O trabalho do regulador e do dono dos direitos comerciais é olhar para o todo e determinar o que é o certo para a F1. Obviamente perdemos uma montadora com a Honda, algo desastroso para o esporte".

"Para a Red Bull assumir os motores, não temos como bancar todos os gastos, obviamente com o desenvolvimento aberto, particularmente na situação atual. Acho que a FIA e a Liberty estão com discussões construtivas".

"Acredito que isso acontecerá, alguma forma de solução precisa ser determinada nas próximas semanas".

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

PÓDIO: A vitória de Hamilton, o hepta da Mercedes e a confusão no final do GP da Emilia Romagna

PODCAST: É bom negócio ser companheiro de Max Verstappen na Red Bull?

 

Artigo anterior F1: Wolff já tem em mente sucessor ideal para chefia da Mercedes
Próximo artigo Wolff tranquiliza rumores sobre futuro dele e de Hamilton: "Nosso capítulo não está encerrado"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros