Mesmo batendo, Bottas domina TL3 em Suzuka; Massa é 11º
Finlandês escapou em uma curva, tocou o guard-rail, danificou seu carro e abandonou o treino a 37 minutos do fim
Ao contrário do que aconteceu no segundo treino livre para o GP do Japão, que foi atrapalhado pela chuva intensa e foi dominado por Lewis Hamilton, com apenas cinco carros marcando tempo e teve domínio de Lewis Hamilton, o TL3 aconteceu com pista seca e teve Valtteri Bottas como o mais rápido, com o tempo de 1m29s055.
O finlandês, que vai perder cinco posições no grid por ter feito uma troca de câmbio não-autorizada, atingiu a marca na primeira metade do treino, pouco antes de escapar da pista, tocar no guard-rail e abandonar o TL3 com sua Mercedes danificada.
Lewis Hamilton, que travou um duelo emocionante com Bottas pela primeira posição, anotou 1m29s069 e ficou com o segundo melhor tempo da sessão, seguido por Sebastian Vettel, com a marca de 1m29s389. Max Verstappen (1m29s910) e Daniel Ricciardo (1m30s018) fecharam o top 5do treino.
Felipe Massa não conseguiu arrancar o melhor desempenho de sua Williams e encarrou o treino na 11ª posição.
O treino
O primeiro a entrar na pista de Suzuka foi Pierre Gasly, seguido por Pascal Wehrlein, Kevin Magnussen, Romain Grosjean, Sebastian Vettel, Valtteri Bottas, Fernando Alonso e Lewis Hamilton.
Se preparando para sua segunda corrida na Fórmula 1, Gasly foi o primeiro a completar uma volta rápida e registrou 1m33s030, mas teve seu tempo pulverizado logo depois por Hamilton, com a marca de 1m29s699.
Pouco depois, Bottas cravou 1m29s529 e superou Hamilton. Mas a alegria do finlandês durou poucos minutos, pois o britânico voltou a andar forte e com a marca de 1m29s069 voltou ao topo da tabela de tempos.
O duelo interno na Mercedes continuou e Bottas mais uma vez superou Hamilton, ao marcar 1m29s055.
Calçado com pneus supermacios, Alonso marcou 1m30s926 e era o terceiro mais rápido até ali, seguido por Felipe Massa, com a marca de 1m31s541.
Longe do desempenho do TL1, Vettel era apenas o sétimo, com o tempo de 1m33s486, seguido por Kimi Raikkonen, com 1m33s962.
Faltando 43 minutos para o fim do treino, os carros da Red Bull entraram na pista e iniciaram mais um duelo interno. Daniel Ricciardo foi o primeiro a completar uma volta rápida e com o tempo de 1m30s839, assumiu a terceira posição.
Pouco depois, Max Verstappen completou sua volta rápida, anotou 1m30s389 e desbancou seu companheiro de equipe.
Em uma tentativa de diminuir ainda mais seu tempo, Bottas entrou nos boxes, colocou pneus supermacios e voltou para a pista, mas escapou em uma curva, tocou o guard-rail, danificou seu carro e abandonou o treino. O incidente de Bottas paralisou o treino com bandeira vermelha a 37 minutos do fim da sessão.
Quem não gostou nada da bandeira vermelha foi Hamilton, que vinha fazendo uma volta voadora e estava prestes a tirar Bottas do posto de mais rápido.
O treino foi reiniciado faltando 29 minutos para o fim e Raikkonen, que naquele momento ocupava a 11ª posição, voltou para a pista para tentar melhorar sua marca, mas escapou da pista, bateu na barreira de pneus e com seu carro danificado abandonou o treino. A sessão foi mais uma vez interrompida com bandeira vermelha para a Ferrari do finlandês ser retirada.
Faltando 20 minutos para o fim, o treino foi reiniciado e os pilotos voltaram à pista, entre eles Vettel e Hamilton. O alemão da Ferrari tentava melhorar seu tempo, que àquela altura o colocava em 10º. Já o britânico queria a todo custo superar Bottas, que assistia do box da Mercedes o treino.
Com pneus supermacios, Vettel anotou 1m29s717 e saltou da decima posição para ocupar o terceiro posto da tabela de tempos.
Hamilton ainda voltou para a pista em uma última tentativa de superar Bottas, mas não conseguiu neutralizar a vantagem de 0s014 de Bottas e acabou como segundo mais rápido do TL3.
Resultado
Cla | # | Piloto | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Gap | Intervalo | km/h |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 9 | 1'29.055 | 234.744 | ||
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 19 | 1'29.069 | 0.014 | 0.014 | 234.707 |
3 | 5 | Sebastian Vettel | Ferrari | Ferrari | 23 | 1'29.379 | 0.324 | 0.310 | 233.893 |
4 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | TAG | 15 | 1'29.910 | 0.855 | 0.531 | 232.512 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | TAG | 13 | 1'30.018 | 0.963 | 0.108 | 232.233 |
6 | 31 | Esteban Ocon | Force India | Mercedes | 12 | 1'30.109 | 1.054 | 0.091 | 231.999 |
7 | 27 | Nico Hulkenberg | Renault | Renault | 19 | 1'30.315 | 1.260 | 0.206 | 231.469 |
8 | 14 | Fernando Alonso | McLaren | Honda | 13 | 1'30.424 | 1.369 | 0.109 | 231.190 |
9 | 11 | Sergio Perez | Force India | Mercedes | 12 | 1'30.563 | 1.508 | 0.139 | 230.835 |
10 | 30 | Jolyon Palmer | Renault | Renault | 22 | 1'30.764 | 1.709 | 0.201 | 230.324 |
11 | 19 | Felipe Massa | Williams | Mercedes | 21 | 1'30.764 | 1.709 | 0.000 | 230.324 |
12 | 2 | Stoffel Vandoorne | McLaren | Honda | 18 | 1'30.770 | 1.715 | 0.006 | 230.309 |
13 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Toro Rosso | Renault | 23 | 1'30.799 | 1.744 | 0.029 | 230.236 |
14 | 20 | Kevin Magnussen | Haas | Ferrari | 12 | 1'30.982 | 1.927 | 0.183 | 229.772 |
15 | 18 | Lance Stroll | Williams | Mercedes | 20 | 1'31.011 | 1.956 | 0.029 | 229.699 |
16 | 10 | Pierre Gasly | Toro Rosso | Renault | 25 | 1'31.353 | 2.298 | 0.342 | 228.839 |
17 | 8 | Romain Grosjean | Haas | Ferrari | 13 | 1'31.459 | 2.404 | 0.106 | 228.574 |
18 | 9 | Marcus Ericsson | Sauber | Ferrari | 22 | 1'32.579 | 3.524 | 1.120 | 225.809 |
19 | 94 | Pascal Wehrlein | Sauber | Ferrari | 21 | 1'32.698 | 3.643 | 0.119 | 225.519 |
20 | 7 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Ferrari | 12 | 1'33.962 | 4.907 | 1.264 | 222.485 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.