Recomendado para você

Qual será o número de Arvid Lindblad na F1 2026?

Qual será o número de Arvid Lindblad na F1 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
Qual será o número de Arvid Lindblad na F1 2026?
F1: Norris domina sexta-feira e Verstappen é P2! Acompanhe debate AO VIVO no Sexta Livre

F1: Norris domina sexta-feira e Verstappen é P2! Acompanhe debate AO VIVO no Sexta Livre

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Norris domina sexta-feira e Verstappen é P2! Acompanhe debate AO VIVO no Sexta Livre
F1: Norris volta a bater Verstappen e lidera TL2 em Abu Dhabi, com Piastri 11º e Bortoleto 6º

F1: Norris volta a bater Verstappen e lidera TL2 em Abu Dhabi, com Piastri 11º e Bortoleto 6º

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Norris volta a bater Verstappen e lidera TL2 em Abu Dhabi, com Piastri 11º e Bortoleto 6º
Defesa de Sutil faz declaração após prisão do ex-F1 na Alemanha

Defesa de Sutil faz declaração após prisão do ex-F1 na Alemanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Defesa de Sutil faz declaração após prisão do ex-F1 na Alemanha
F1: Ralf Schumacher aborda 'verdade inconveniente' sobre Piastri em Abu Dhabi

F1: Ralf Schumacher aborda 'verdade inconveniente' sobre Piastri em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Ralf Schumacher aborda 'verdade inconveniente' sobre Piastri em Abu Dhabi
No TL1 de Abu Dhabi, Sergio Mauricio anuncia renovação com a Band

No TL1 de Abu Dhabi, Sergio Mauricio anuncia renovação com a Band

Fórmula 1
Fórmula 1
No TL1 de Abu Dhabi, Sergio Mauricio anuncia renovação com a Band
F1 - CEO da McLaren ajusta tom sobre ordens de equipe: "Seria loucura não fazer isso"

F1 - CEO da McLaren ajusta tom sobre ordens de equipe: "Seria loucura não fazer isso"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1 - CEO da McLaren ajusta tom sobre ordens de equipe: "Seria loucura não fazer isso"
F1: O que acontecerá com Tsunoda após 'rebaixamento' na Red Bull?

F1: O que acontecerá com Tsunoda após 'rebaixamento' na Red Bull?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: O que acontecerá com Tsunoda após 'rebaixamento' na Red Bull?
Últimas notícias

Newey reconhece preocupação com os novos pneus Pirelli

Para projetista da Red Bull, essa é a mudança mais significativa para esta temporada; carro é uma "evolução"

Os ingleses costumam dizer que ‘se não está quebrado, não conserte’, sua versão para nossa expressão ‘em time que está ganhando não se mexe’. E foi esse o princípio adotado pelo projetista Adrian Newey para o projeto do RB9, carro que pode trazer o tetracampeonato consecutivo para a Red Bull.

“Foi um caso de refinar o RB8. Não há grandes mudanças. É na verdade um carro evolucionário, com todos os mesmos princípios do ano passado. A diferença está no detalhamento. Mexemos em algumas coisas que poderiam ser melhoradas. O desenvolvimento agora será fundamental no decorrer do ano.”

Porém, Newey não descarta trabalhar em uma área que promete dar o que falar neste ano: os DRS passivos. “É certamente uma área interessante. Não quero entregar em que vamos ou não trabalhar na temporada, mas certamente investigamos isso”, admitiu. “Também é bem complicado ter um sistema confiável, que suporte seguir outro carro sem ser ativado em momentos em que seria embaraçoso, e que dê um saldo positivo de performance por todo o final de semana.”

O engenheiro, no entanto, revela a preocupação com a adaptação aos novos pneus Pirelli, que perderam parte da rigidez nas laterais e prometem ser mais macios e menos duráveis.

“Não há grandes mudanças de regras. A mais significativa não está no regulamento, mas sim nos novos pneus Pirelli. Tivemos um teste rápido na primeira sessão de treinos livres no GP do Brasil, mas estava muito quente e a pista estava verde, então não compreendemos muita coisa na verdade”, revelou Newey.

“Precisamos continuar compreendendo os pneus. Toda vez que acreditamos tê-los compreendido ano passado, aparecia alguma nova surpresa e percebíamos que [o entendimento] não era completo. E eles mudaram o pneu para este ano. A experiência diz que você só começa a compreender os pneus nos testes.”

Apesar de não haver muitas alterações em relação ao RB8, Newey reconheceu que a equipe teve de correr para aprontar o carro deste ano a tempo de participar do primeiro teste coletivo, a partir de terça-feira, na Espanha.

“Obviamente tivemos um campeonato bastante apertado ano passado e foi difícil tentar desenvolver o carro do ano passado e pesquisar para o desta temporada. Isso gerou um cronograma apertado para produzir esse carro. Tê-lo aqui hoje, a dois dias do primeiro teste, é um esforço incrível.”

Artigo anterior Red Bull lança modelo de 2013 em busca do tetracampeonato
Próximo artigo Após tri consecutivo, Vettel não se vê em vantagem para 2013

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros