Recomendado para você

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup: Confira todas as duplas que venceram em São João da Boa Vista
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Matheus Comparatto é o representante brasileiro no Porsche Jr Programme Shoot-out 2025
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Wagner Pontes busca pódio em preliminar da F1
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gustavo Zanon mira pódio para fechar a temporada da Carrera Sport em alta
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Antonella Bassani fecha temporada de estreia na Carrera Cup em etapa preliminar da F1
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1

Porsche Cup
Porsche Cup
Leonardo Sanchez busca título da Porsche Carrera Rookie na preliminar do GP São Paulo de F1
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup retorna ao Brasil em fim de semana de gala e freios à prova em Interlagos
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Gerson Campos volta a Interlagos em busca do vice-campeonato da classe Challenge
Últimas notícias

Newey reconhece preocupação com os novos pneus Pirelli

Para projetista da Red Bull, essa é a mudança mais significativa para esta temporada; carro é uma "evolução"

Os ingleses costumam dizer que ‘se não está quebrado, não conserte’, sua versão para nossa expressão ‘em time que está ganhando não se mexe’. E foi esse o princípio adotado pelo projetista Adrian Newey para o projeto do RB9, carro que pode trazer o tetracampeonato consecutivo para a Red Bull.

“Foi um caso de refinar o RB8. Não há grandes mudanças. É na verdade um carro evolucionário, com todos os mesmos princípios do ano passado. A diferença está no detalhamento. Mexemos em algumas coisas que poderiam ser melhoradas. O desenvolvimento agora será fundamental no decorrer do ano.”

Porém, Newey não descarta trabalhar em uma área que promete dar o que falar neste ano: os DRS passivos. “É certamente uma área interessante. Não quero entregar em que vamos ou não trabalhar na temporada, mas certamente investigamos isso”, admitiu. “Também é bem complicado ter um sistema confiável, que suporte seguir outro carro sem ser ativado em momentos em que seria embaraçoso, e que dê um saldo positivo de performance por todo o final de semana.”

O engenheiro, no entanto, revela a preocupação com a adaptação aos novos pneus Pirelli, que perderam parte da rigidez nas laterais e prometem ser mais macios e menos duráveis.

“Não há grandes mudanças de regras. A mais significativa não está no regulamento, mas sim nos novos pneus Pirelli. Tivemos um teste rápido na primeira sessão de treinos livres no GP do Brasil, mas estava muito quente e a pista estava verde, então não compreendemos muita coisa na verdade”, revelou Newey.

“Precisamos continuar compreendendo os pneus. Toda vez que acreditamos tê-los compreendido ano passado, aparecia alguma nova surpresa e percebíamos que [o entendimento] não era completo. E eles mudaram o pneu para este ano. A experiência diz que você só começa a compreender os pneus nos testes.”

Apesar de não haver muitas alterações em relação ao RB8, Newey reconheceu que a equipe teve de correr para aprontar o carro deste ano a tempo de participar do primeiro teste coletivo, a partir de terça-feira, na Espanha.

“Obviamente tivemos um campeonato bastante apertado ano passado e foi difícil tentar desenvolver o carro do ano passado e pesquisar para o desta temporada. Isso gerou um cronograma apertado para produzir esse carro. Tê-lo aqui hoje, a dois dias do primeiro teste, é um esforço incrível.”

Artigo anterior Red Bull lança modelo de 2013 em busca do tetracampeonato
Próximo artigo Após tri consecutivo, Vettel não se vê em vantagem para 2013

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros