Newey revela que rejeitou três propostas da Ferrari
Projetista conta que foi abordado em momentos diferentes por Scuderia, mas que acabou por negar ofertas por motivos distintos
Considerado um dos projetistas de maior destaque na história da F1, Adrian Newey revelou ter negado três propostas para se juntar à Ferrari no passado.
O inglês foi o responsável por projetar carros campeões do mundo por Williams, McLaren e Red Bull, e, curiosamente, quase sempre tendo a Ferrari como principal adversária.
Ele contou que chegou a ser abordado em momentos distintos de sua carreira, mas que, no fim, sempre acabou obrigado a rejeitar a ideia.
“Chegamos perto por três vezes”, disse Newey, em entrevista à emissora inglesa Sky Sports.
“Primeiro, em minha carreira na Indy [entre 1984 e 1986], quando a Ferrari decidiu construir um carro da Indy. Me propuseram para ser designer chefe no projeto, mas não senti que era certo, então rejeitei.”
“Depois, mais seriamente, Jean Todt me ofereceu o cargo de diretor técnico em 1996. Naquela altura, tinha ofertas para permanecer na Williams, me juntar à McLaren ou me juntar à Ferrari. Pensei muito sobre aquilo, mas tinha uma família jovem àquela altura, e decidi permanecer no Reino Unido.”
A última proposta, contou Newey, veio em 2014, logo após a sequência de títulos do projetista com a Red Bull.
“Eu estava em uma posição difícil. Eu não queria abandonar a Red Bull, porque é como uma casa para mim. Estive envolvido desde o começo, com Christian [Horner, chefe da equipe], construindo o time das cinzas desde a Jaguar até onde está hoje.”
“Eu não queria abandonar, mas, ao mesmo tempo, eu não queria estar em posição onde estávamos funcionando com uma mão amarrada nas costas no departamento de motores.”
“Foi uma decisão muito difícil. A Ferrari veio com uma oferta incrível, muito atrativa, e isso me causou muitas noites de insônia, decidindo o que fazer e para onde ir. No fim, teria sido errado abandonar a Red Bull”, completou o projetista.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.