No GP da Áustria, F1 pode entrar no ‘pódio’ de poles mais rápidas da história
Pole position de 2018 foi de 1min03s1 e deve ser superada neste fim de semana
A Fórmula 1 a cada ano fica mais rápida. Não tanto em velocidade de reta, mas sim em aerodinâmica, nas curvas.
Enquanto no passado algumas curvas eram feitas após um período de frenagem, hoje em dia os pilotos pisam fundo no acelerador para fazê-las. E podemos neste fim de semana, no Grande Prêmio da Áustria, ter mais uma prova disso.
A pole position do ano passado na Áustria foi de Valtteri Bottas em 1min03s130. Em 2017, o finlandês virou em 1min04s para sair na ponta do grid.
Se a toada se mantiver em 2019, a pole position do GP da Áustria pode entrar no top 3 de poles mais rápidas da história em termos de cronometragem.
A mais rápida até hoje foi em 1974, quando Niki Lauda fez a pole em 58s790 no antigo circuito francês de Dijon, seguido por Alain Prost, que virou 1min01s380 na mesma pista em 1982. Dois anos mais tarde, Patrick Tambay fez 1min02s200 também em Dijon.
Se seguir nesse ritmo, é possível imaginar que Hamilton, Bottas e companhia superem a marca de Tambay e entrem nesse "pódio".
Em 2019, os carros baixaram todos os tempos de pole position do ano anterior, geralmente na casa dos 0,5s, 0,7s. No GP da França, porém, houve um ganho de mais de 1,5s.
No ano passado, a pole position de Lewis Hamilton foi de 1min30s029. No sábado, ele fez o melhor tempo no Q3 em 1min28s319.
Veja quem são os recordistas e o tempo das voltas:
Veja abaixo as pole positions mais rápidas da F1 até hoje:
Ano | Circuito | Piloto | Tempo |
1974 | Dijon | Niki Lauda | 58.790s |
1982 | Dijon | Alain Prost | 1m01.380s |
1984 | Dijon | Patrick Tambay | 1m02.200s |
1985 | Kyalami | Nigel Mansell | 1m02.366s |
1970 | Watkins Glen | Jacky Ickx | 1m03.070s |
2018 | Spielberg | Valtteri Bottas | 1m03.130s |
1969 | Watkins Glen | Jochen Rindt | 1m03.620s |
1968 | Watkins Glen | Mario Andretti | 1m04.200s |
2017 | Spielberg | Valtteri Bottas | 1m04.251s |
1990 | Paul Ricard | Nigel Mansell | 1m04.402s |
1985 | Kyalami | Nelson Piquet | 1m04.871s |
1967 | Watkins Glen | Graham Hill | 1m05.480s |
1985 | Silverstone | Keke Rosberg | 1m05.591s |
1981 | Dijon | Rene Arnoux | 1m05.950s |
2016 | Spielberg | Lewis Hamilton | 1m06.228s (Q2) |
1982 | Kyalami | Alain Prost | 1m06.351s |
1987 | Paul Ricard | Nigel Mansell | 1m06.454s |
1986 | Paul Ricard | Ayrton Senna | 1m06.526s |
1983 | Kyalami | Patrick Tambay | 1m06.554s |
1986 | Brands Hatch | Nelson Piquet | 1m06.961s |
1987 | Silverstone | Nelson Piquet | 1m07.110s |
1985 | Brands Hatch | Ayrton Senna | 1m07.169s |
1979 | Dijon | Jean-Pierre Jabouille | 1m07.190s |
1989 | Paul Ricard | Alain Prost | 1m07.203s |
2018 | Interlagos | Lewis Hamilton | 1m07.281s |
1990 | Silverstone | Nigel Mansell | 1m07.428s |
1988 | Paul Ricard | Alain Prost | 1m07.589s |
2003 | Spielberg | Michael Schumacher | 1m07.908s* |
2016 | Spielberg | Lewis Hamilton | 1m07.922s (Q3) |
2002 | Spielberg | Rubens Barrichello | 1m08.082s |
2017 | Interlagos | Valtteri Bottas | 1m08.322s |
1966 | Watkins Glen | Jack Brabham | 1m08.420s |
2015 | Spielberg | Lewis Hamilton | 1m08.455s |
2014 | Spielberg | Felipe Massa | 1m08.759s |
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