Análise
Fórmula 1 GP da Áustria

No GP da Áustria, F1 pode entrar no ‘pódio’ de poles mais rápidas da história

Pole position de 2018 foi de 1min03s1 e deve ser superada neste fim de semana

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10, celebrates after taking Pole Position

A Fórmula 1 a cada ano fica mais rápida. Não tanto em velocidade de reta, mas sim em aerodinâmica, nas curvas.

Leia também:

Enquanto no passado algumas curvas eram feitas após um período de frenagem, hoje em dia os pilotos pisam fundo no acelerador para fazê-las. E podemos neste fim de semana, no Grande Prêmio da Áustria, ter mais uma prova disso.

A pole position do ano passado na Áustria foi de Valtteri Bottas em 1min03s130. Em 2017, o finlandês virou em 1min04s para sair na ponta do grid.

Se a toada se mantiver em 2019, a pole position do GP da Áustria pode entrar no top 3 de poles mais rápidas da história em termos de cronometragem.

A mais rápida até hoje foi em 1974, quando Niki Lauda fez a pole em 58s790 no antigo circuito francês de Dijon, seguido por Alain Prost, que virou 1min01s380 na mesma pista em 1982. Dois anos mais tarde, Patrick Tambay fez 1min02s200 também em Dijon.

Se seguir nesse ritmo, é possível imaginar que Hamilton, Bottas e companhia superem a marca de Tambay e entrem nesse "pódio".

Em 2019, os carros baixaram todos os tempos de pole position do ano anterior, geralmente na casa dos 0,5s, 0,7s. No GP da França, porém, houve um ganho de mais de 1,5s.

No ano passado, a pole position de Lewis Hamilton foi de 1min30s029. No sábado, ele fez o melhor tempo no Q3 em 1min28s319.

Veja quem são os recordistas e o tempo das voltas:

Nigel Mansell, França 1990: 1m04.402s
Valtteri Bottas, Áustria 2017: 1m04.251s
Mario Andretti, EUA 1968: 1m04.200s
Jochen Rindt, EUA 1969: 1m03.620s
Valtteri Bottas, Áustria 2018: 1m03.130s
Jacky Ickx, EUA 1970: 1m03.070s
Nigel Mansell, África do Sul 1985: 1m02.366s
Patrick Tambay, França 1984: 1m02.200s
Alain Prost, França 1982: 1m01.380s
Niki Lauda, França 1974: 58.790s
10

Veja abaixo as pole positions mais rápidas da F1 até hoje:

Ano Circuito Piloto Tempo
1974  Dijon  Niki Lauda 58.790s
1982  Dijon  Alain Prost 1m01.380s
1984  Dijon  Patrick Tambay 1m02.200s
1985  Kyalami  Nigel Mansell 1m02.366s
1970  Watkins Glen  Jacky Ickx 1m03.070s
2018  Spielberg  Valtteri Bottas 1m03.130s
1969  Watkins Glen  Jochen Rindt 1m03.620s
1968  Watkins Glen  Mario Andretti 1m04.200s
2017  Spielberg  Valtteri Bottas 1m04.251s
1990  Paul Ricard  Nigel Mansell 1m04.402s
1985  Kyalami  Nelson Piquet 1m04.871s
1967  Watkins Glen  Graham Hill 1m05.480s
1985  Silverstone  Keke Rosberg 1m05.591s
1981  Dijon  Rene Arnoux 1m05.950s
2016  Spielberg  Lewis Hamilton 1m06.228s (Q2)
1982  Kyalami  Alain Prost 1m06.351s
1987  Paul Ricard  Nigel Mansell 1m06.454s
1986  Paul Ricard  Ayrton Senna 1m06.526s
1983  Kyalami  Patrick Tambay 1m06.554s
1986  Brands Hatch  Nelson Piquet 1m06.961s
1987  Silverstone  Nelson Piquet 1m07.110s
1985  Brands Hatch  Ayrton Senna 1m07.169s
1979  Dijon  Jean-Pierre Jabouille 1m07.190s
1989  Paul Ricard  Alain Prost 1m07.203s
2018  Interlagos  Lewis Hamilton 1m07.281s
1990  Silverstone  Nigel Mansell 1m07.428s
1988  Paul Ricard  Alain Prost 1m07.589s
2003  Spielberg  Michael Schumacher 1m07.908s*
2016  Spielberg  Lewis Hamilton 1m07.922s (Q3)
2002  Spielberg  Rubens Barrichello 1m08.082s
2017  Interlagos  Valtteri Bottas 1m08.322s
1966  Watkins Glen  Jack Brabham 1m08.420s
2015  Spielberg  Lewis Hamilton 1m08.455s
2014  Spielberg  Felipe Massa 1m08.759s
In this article
Gustavo Faldon
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Verstappen: Comparação entre F1 e kart de Grosjean "não faz sentido"
Próximo artigo Hamilton pode ser "o melhor piloto que já existiu", diz Wolff

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros