Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1 - Norris 'brinca' com perda de pole: Verstappen "sempre estraga tudo"

"Ele sempre estraga tudo para todo mundo. Mas estou feliz. Tenho que agradecer muito ao público daqui, um dia muito especial para nós. Ansioso para amanhã"

Top three qualifiers Lando Norris, McLaren, pole man Max Verstappen, Red Bull Racing, Oscar Piastri, McLaren

Segundo colocado no grid para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 deste fim de semana, o britânico Lando Norris, da McLaren, disse que foi "uma loucura" estar tão perto da pole para a etapa da Inglaterra. Ele foi batido pelo holandês Max Verstappen, da Red Bull.

Norris terminou o Q3 a apenas 0s241 do tempo da pole de Verstappen, com seu companheiro de McLaren Oscar Piastri, da Austrália, mais um décimo atrás do inglês. 

O editor recomenda:

Lando havia conquistado a pole provisória nos estágios finais antes de ser 'rebaixado' pelo melhor tempo do atual campeão mundial, 1min26s720.

Essa é a melhor classificação do ano para a equipe baseada em Woking, sendo que a melhor classificação anterior de Norris foi um terceiro lugar em Barcelona.

Ele brincou que Verstappen havia "estragado tudo" depois de ser superado pela tentativa final do holandês, mas se disse ansioso pela corrida de domingo.

A última vitória da McLaren em Silverstone foi em 2008, quando o britânico Lewis Hamilton foi campeão da F1.

Questionado sobre estar tão próximo da pole, Norris disse: "Estive perto. Fui P1 no Q1 e acho que fui P1 no Q2. E por pouco, dois décimos do P1 no Q3, então foi uma loucura".

"E minha última volta foi uma boa volta. Pude ouvir Zak Brown (CEO da McLaren) pelo rádio na última volta, foi a melhor coisa de todas."

"Foi ótimo para mim, mas também para nós dois, ficarmos em segundo e terceiro foi incrível para toda a equipe."

"É sempre o Max, ele sempre estraga tudo para todo mundo. Mas estou muito feliz. Tenho que agradecer muito ao público daqui, foi um dia muito especial para nós. Estou ansioso para amanhã."

Oscar Piastri, McLaren MCL60

Oscar Piastri, McLaren MCL60

Foto de: James Sutton / Motorsport Images

Piastri disse que o MCL60 foi "um foguete" no Q2 e no Q3, e que o sábado representou um "resultado enorme" para a equipe, garantindo a ele seu melhor resultado numa classificação na F1.

Após a classificação, Oscar disse: "Que sessão de classificação... Estávamos quase 'parados' no Q1 e, depois, sim, o carro foi um foguete no Q2 e no Q3. Fiz uma volta muito boa".

"Então, sim, foi um grande resultado para a equipe também. Ter nós dois aqui 'em cima' de forma consistente é um mega resultado. Agora só temos que tentar nos manter lá amanhã."

Piastri disse que a equipe teve "um dia um pouco difícil" na sexta-feira, com Norris em oitavo e Piastri em 10º no primeiro treino livre, antes de Piastri terminar em nono e Norris em 14º na segunda sessão.

O australiano comentou: "Acho que fomos um pouco mais rápidos do que parecíamos, lutando para colocar o carro na janela certa e acho que fizemos um trabalho melhor hoje."

"Acho que essas condições [de pista molhada secando] também são boas. Sempre nos saímos muito bem nelas. Barcelona teve uma história semelhante, Mônaco e Canadá também".

"Tivemos alguns momentos como esse. Mas, sim, conseguir isso no Q3 foi extraordinário e, obviamente, nós dois já temos as novas peças no carro, elas estão funcionando muito bem para mim também", seguiu Piastri, que não teve as atualizações na Áustria, onde só Norris se beneficiou.

"Então, sim, não tenho palavras para agradecer à equipe por continuar a se esforçar desde o início da temporada até agora. É um grande passo na direção certa."

Verstappen conquistou sua sexta pole da temporada no sábado em uma "qualificação maluca" e disse que ficou "bastante surpreso" ao ver a dupla da McLaren atrás dele.

O holandês da Red Bull disse: "Foi bastante agitado e também bastante escorregadio em alguns lugares. Mas, sim, demos nossas voltas e depois fizemos o Q3.

"Fiquei bastante surpreso ao ver os dois lá, mas é ótimo para a McLaren também estar aqui. E, do nosso lado, estou muito feliz por estar na pole", completou o bicampeão e líder da F1 2023.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Leclerc explica rádio 'agressivo' para Sainz na classificação do GP da Grã-Bretanha
Próximo artigo Hamilton: McLaren semelhante à Red Bull é alerta para Mercedes na F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil