F1: Conheça a asa dianteira revisada da Mercedes para Silverstone

Entenda o que está por trás da novidade do time dos pilotos britânicos Lewis Hamilton e George Russell

Mercedes W14 front wing detail

Giorgio Piola

A Mercedes introduz outro pacote de atualização para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1, e o primeiro ajuste surgiu na forma de uma nova e impressionante asa dianteira. O novo projeto ainda aproveita muitos dos recursos de seu antecessor, mas há também uma grande mudança na forma como a asa é carregada em toda a sua extensão e como ela interage com o bico do monoposto W14.

O editor recomenda:

A junção triangular do bordo de ataque da placa terminal foi retirada em favor de um acabamento mais arredondado, o que resultou não apenas no ajuste do plano de mergulho, mas também na curvatura da própria placa terminal.

A cápsula que abriga o sensor de pneus por infravermelho também foi reposicionada como consequência do redesenho da placa final e, claramente, foi movida para um local que oferece o melhor desempenho do ponto de vista aerodinâmico.

Mercedes W14 front wing

Asa dianteira do Mercedes W14

O bordo de ataque do plano principal agora está mais contornado na seção externa da asa (seta vermelha), apresentando a parte inferior do elemento ao fluxo que se aproxima e aprimorando os contornos que já existiam depois.

É uma solução de design que lembra as usadas pelas equipes no formato de regulamento anterior, mas é algo que elas claramente não conseguem reproduzir completamente devido às regras empregadas desde a última temporada.

Mercedes W14 front wing and nose

Asa dianteira e nariz do Mercedes W14

A borda de ataque do plano principal, comprimida para cima na seção central do elemento, também foi descartada (seta azul, inserção), já que agora é preferível uma transição mais suave que desça até a linha central, onde se encontra com a ponta do bico. Isso também fez com que as outras seções internas dos flaps acima fossem reprofiladas, alterando sua interação com o bico. Como consequência dessas mudanças, parece que a ponta do bico e o restante também foram alterados. 

Visualmente, a mudança mais flagrante vem na forma das duas abas superiores, com o comprimento das seções móveis muito mais longo. Claramente, tomou-se o cuidado de proporcionar a curvatura necessária ao longo da borda de fuga do flap superior.

A ideia é proporcionar o equilíbrio certo entre a carga aerodinâmica e a distribuição do fluxo. Também é perceptível a chegada de um suporte separador de fendas mais voltado para a aerodinâmica no canto superior externo (circulado e inserido, acima), enquanto o restante dos suportes ainda mantém a aparência de ferradura padrão. A Mercedes foi a primeira equipe a revelar os suportes de estilo aerodinâmico, mesmo que nunca tenha corrido com eles.

Enquanto isso, a Ferrari os utilizou durante toda a temporada em sua asa dianteira. A Haas também instalou sua própria variante mais recentemente. As atividades de pista de Silverstone começam nesta sexta-feira, com cobertura completa do Motorsport.com.

Confira a programação do GP da Grã-Bretanha, que também contará com a presença das etapas da Fórmula 2 e Fórmula 3, e a agenda dos programas ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube.

Fórmula 1

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre 1 Sexta-feira 08h30 Bandsports
Treino Livre 2 Sexta-feira 12h Bandsports
Treino Livre 3 Sábado 07h30 Bandsports
Classificação Sábado 11h Band / Bandsports
Corrida Domingo 11h Band
       
Fórmula 2 Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 06h05 Bandsports
Classificação Sexta-feira 11h05 Bandsports
Corrida 1 Sábado 09h15 Bandsports
Corrida 2 Domingo 05h55 Bandsports
       
Fórmula 3 Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 04h45 Bandsports
Classificação Sexta-feira 10h10 Bandsports
Corrida 1 Sábado 05h20 Bandsports
Corrida 2 Domingo 04h20 Bandsports
       

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário  
TELEMETRIA Quarta-feira 15h  
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 16h  
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após o TL2  
Q4 Sábado Após a classificação  
PÓDIO Domingo Após a corrida  
RETA FINAL Segunda-feira 19h  

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior EXCLUSIVO: Veja primeiras imagens dos bastidores de minissérie da Netflix sobre Senna
Próximo artigo F1: Horários e previsão do tempo para a sexta-feira de treinos livres para o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil