F1: Conheça o novo assoalho da Ferrari inspirado na Red Bull

Equipe deve ter novas atualizações em Silverstone para complementar pacote apresentado no Red Bull Ring

Ferrari SF-23 technical detail

O segundo lugar de Charles Leclerc no GP da Áustria de Fórmula 1 elevou a expectativa dos torcedores da Ferrari, que esperam ver o SF-23 sendo competitivo mesmo em uma pista mais difícil como a de Silverstone.

O novo assoalho da Ferrari parece ter dado ao SF-23 um comportamento mais equilibrado na pista, pois o desgaste de pneus, o principal calcanhar de Aquiles do time italiano, foi limitado. Aqui temos uma imagem que mostra como os engenheiros de Maranello seguiram a direção da Red Bull, talvez encontrando uma linha de desenvolvimento que possa dar resultados.

Leia também:

Podíamos inaugurar neste site uma coluna chamada "Separados no Nascimento", para destacar como que a convergência nas escolhas técnicas na F1 inevitavelmente leva  a soluções que tendem cada vez mais a se assemelharem.

Após o primeiro ano dos carros com efeito solo, em 2022, quando tínhamos três filosofias aerodinâmicas distintas (Red Bull, Ferrari e Mercedes), vemos agora o caminho contrário.

Na Áustria, a Ferrari introduziu um novo assoalho altamente modificado na parte frontal, uma área difícil de ver porque acaba ficando escondida. Porém, a imagem de Giorgio Piola, capturada no box da equipe me Silverstone, permite observar as bocas dos túneis Venturi, com desviadores de fluxo que dividem as diferentes passagens de ar.

Ferrari SF-23, detalhe do assoalho visto de frente com os desviadores de fluxo curvados

Ferrari SF-23, detalhe do assoalho visto de frente com os desviadores de fluxo curvados

Photo by: Giorgio Piola

Não é preciso ser o maior especialista técnico para entender que a Ferrari mudou a abordagem aerodinâmica do SF-23 já que, no começo do campeonato, o objetivo estava mais voltado a buscar os picos de downforce.

Mas, agora, parece que o grupo de engenheiros liderados por Enrico Cardile se orientam pelos conceitos de Adrian Newey para o RB19, com um empuxo um pouco menos vertical em termos absolutos, mas podendo contar com um fluxo estável, capaz de dar grande equilíbrio ao carro ao longo de uma volta, minimizando o desgaste de pneus e permitindo que o carro possa sair da garagem o mais baixo possível, sem correr o risco de "ralar" a prancha no asfalto.

O elemento mais externo, chamado incorretamente de bargeboard, foi redesenhado: na vista frontal, de fato, destaca como esse detalhe é muito importante para evitar que a turbulência da roda dianteira 'suje' a área de baixa pressão do assoalho. Agora ele tem um design muito mais retorcido, com a clara intenção de favorecer o efeito de outwash.

Red Bull RB19, detalhe do assoalho visto de frente: inspiração para o SF-23?

Red Bull RB19, detalhe do assoalho visto de frente: inspiração para o SF-23?

Photo by: Giorgio Piola

Portanto, não é de se estranhar que a Scuderia tenha se dirigido ao mesmo caminho da Red Bull com o RB19: o desenho de Giorgio Piola também confirma que os três transportadores de fluxo, bem na boca dos túneis Venturi, possuem semelhanças.

Eles se projetam do túnel e, acima de tudo, adotaram formas arredondadas na borda de ataque com perfis de várias curvas como prova de um trabalho de pesquisa apurado nesta área e que pode dar resultado.

Para completar o pacote de atualização da Áustria, a Ferrari também deve introduzir em Silverstone um extrator mais alinhado com as soluções que deixaram um sinal positivo no Red Bull Ring.

Quem desbancaria Verstappen na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate caos dos limites de pista na Áustria: qual a solução?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Andretti-Cadillac esperam resposta da FIA na próxima semana, mas já trabalham no carro mirando 2025
Próximo artigo F1: Steiner é questionado sobre quem escolheria entre Hamilton e Verstappen; veja resposta
Assinar