Fórmula 1 GP do Bahrein

F1: Compromisso com os híbridos é "escolha certa" após a "distração" do V10

Categoria reafirmou compromisso com potência híbrida para regulamento de motores de 2026, apesar de conversas sobre retorno dos motores icônicos

Pierre Gasly, Alpine

A Fórmula 1 terá uma aparência e um som muito diferentes em 2026, quando as novas regulamentações começarem, mas o lançamento planejado de novos motores híbridos parecia estar em terreno difícil, já que se falava de um retorno dos motores V10 no grid. Agora, a Alpine elogiou o compromisso da F1 com a energia híbrida após semanas de "distração" no esporte.

Os novos regulamentos trarão carros menores e mais leves, adicionando aerodinâmica ativa e lançando novas unidades de potência que dependem de uma divisão 50/50 da potência do motor de combustão interna e dos componentes híbridos.

Leia também:

Porém, o aumento da potência híbrida foi colocada em dúvida nas últimas semanas, quando o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse que o esporte deveria explorar "uma série de direções" para seus futuros sistemas de propulsão. Uma sugestão que ele apresentou foi um retorno ao "som estrondoso do V10", que contaria com combustíveis sustentáveis para manter as ambições da F1 de se tornar ecológica.

Depois de uma reunião com os fornecedores de motores da F1 na semana passada, esses planos agora não parecem mais prováveis de se concretizarem, o que o chefe da Alpine, Oliver Oakes, acredita ser a "escolha certa" para o futuro.

"Acho que para nós, como equipe, obviamente, estamos felizes com o esclarecimento e agora tudo continua como sempre para 2026", disse Oakes a repórteres, incluindo o Motorsport.com, após o GP do Bahrein.

"Acho que houve um pouco de distração nas últimas semanas, com coisas sendo ditas, apenas para saber onde estávamos e continuar com o que estamos fazendo."

Oliver Oakes, Alpine

Oliver Oakes, Alpine

Foto de: Peter Fox - Getty Images

"Mas, para nós, é bom que esses regulamentos estejam sendo trabalhados há bastante tempo, acho que houve muito investimento dos fabricantes de unidades de potência, então acho que é definitivamente a escolha certa."

Na reunião de semana passada com os fornecedores de motores para 2026, foi confirmado que a potência híbrida "faria parte de quaisquer considerações futuras", fechando a porta para um retorno do V10 naturalmente aspirado que as equipes usavam desde 1989.

No entanto, as discussões sobre as futuras opções de trem de força continuarão, com a categoria aberta a conversas sobre como poderia ser o motor da F1 para 2031 e além.

"É bom que haja essa discussão para o futuro também", diz Oakes. "Para nós, acho que há dois aspectos: queremos saber o que está acontecendo no lado do chassi, mas no lado da unidade de potênica, confiamos na Mercedes - com quem fizemos uma parceria - e que eles também vão fazer o que é certo."

A Alpine está atualmente em sua última temporada como uma equipe oficial, com a Renault revelando no ano passado que planeja fechar sua fábrica de motores em Viry-Châtillon, na França. A equipe passará a usar motores Mercedes a partir do próximo ano, tornando-se a quarta equipe do grid a usar a unidade de potência alemã depois que a Aston Martin passar a usar motores Honda.

Oakes tem grandes esperanças para a equipe em sua última temporada como equipe oficial, que foram reforçadas por um forte desempenho de Pierre Gasly no GP do Bahrein de domingo. Durante a corrida, o francês conquistou os primeiros pontos da equipe na temporada com uma performance forte até o sétimo lugar.

"Sabemos que temos um carro muito bom e que este é um ano de transição para nós", acrescenta Oakes. "Mas o principal é que sentimos que temos um grupo muito bom aqui, a estratégia tem sido boa e a maneira como estamos trabalhando na equipe, então acho que era uma questão de quando, e não se, sabíamos que conseguiríamos alguns pontos."

A equipe francesa espera manter essa forma na corrida deste fim de semana na Arábia Saudita, que começa com o primeiro treino no Circuito de Jeddah às 10h30min.

O que esperar do GP da ARÁBIA, CRISE da RED BULL, desculpas de HAMILTON, BORTOLETO e + | TELEMETRIA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Russell MELHOR DO ANO até aqui? CRISE de Max/RBR, Piastri x Norris, BORTOLETO e Ferrari | Splash/Go

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Owen Bellwood
Fórmula 1
Alpine
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1 - Alonso: Verstappen não é uma ameaça e vinda é improvável
Próximo artigo ANÁLISE: Túnel de vento é raiz dos problemas da Red Bull em 2025? Ex-engenheiro da F1 desmistifica Horner

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros