Recomendado para você

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: "Tudo está indo contra mim até agora", desabafa Tsunoda após revés em Las Vegas
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: O que a Aprilia espera desbloquear com pacote aerodinâmico de 2026
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Pirelli define compostos de 2026 e abandona o C6
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher

Indy
Indy
Indy October Testing
Montoya, Barrichello e mais: Quem fez o caminho da F1 para a Indy antes de Mick Schumacher
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Confira horários e como assistir ao retorno da etapa de Brasília, com a final da Stock Light
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Viñales contrata Jorge Lorenzo como treinador para a temporada de 2026
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
GP do Catar de F1: Confira horários e como assistir à etapa de Losail, com corrida sprint e F2
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Últimas notícias

"O talento que Deus me deu me atrapalhou", avalia Pizzonia

Piloto brasileiro diz que fracasso na Fórmula 1 se deveu à queima de etapas nas categorias de base: "Não sabia trabalhar"

Poucos pilotos chegaram tão badalados à Fórmula 1 nos últimos anos quanto Antonio Pizzonia. Aos 22 anos e com títulos da Fórmula Vauxhall, Fórmula Renault e da F-3 Inglesa, o brasileiro chegou com status de futuro campeão em 2003, na Jaguar, após um ano como piloto de testes da Williams. E acabou saindo da categoria dois anos depois com apenas oito pontos conquistados e muitas decepções.

Dividindo-se atualmente em competições de Endurance e Grand-Am, Pizzonia acredita que todo o sucesso das categorias de base tenha dificultado sua caminhada na categoria principal do automobilismo.

“Sempre disse que Deus me deu um talento natural que me ajudou muito mas, por outro lado, também me atrapalhou", reconheceu à Rádio Jovem Pan. "Eu cheguei muito rápido: se eu planejava fazer a Fórmula Renault, por exemplo, por dois anos para amadurecer, isso não acontecia, porque eu chegava no campeonato e era campeão no primeiro ano e tinha de mudar de categoria. Foi assim praticamente em todas as categorias por que passei.”

Até chegar na Fórmula 1, a única categoria de monopostos em que o amazonense fez dois anos foi naquela que era o último degrau na época, a F3000.

“Fui meio que forçado a pular a fase de amadurecimento. As coisas aconteciam com uma facilidade muito grande. Era muito natural para mim sentar em um carro e me adaptar rápido. E então eu cheguei em um nível em que precisava muito mais do que só sentar em um carro e virar rápido.”

O resultado de tanta facilidade foi uma falta de experiência para lidar com situações em que os tempos não eram rápidos o suficiente, reconhece o piloto, hoje com 33 anos.

“Eu nem tinha conhecimento de como era trabalhar em reuniões. Isso não acontecia comigo. Eu chegava, dava duas voltas e já era o mais rápido da pista. Esse lado acabou me atrapalhando, porque não tive o trabalho de me dedicar 1000% para melhorar. Quando cheguei em um nível no qual precisava de um foco maior, eu nem sabia como fazer isso.”

Porém, o piloto garante que não tem arrependimentos e prefere olhar o lado positivo de ter saído de uma cidade com nenhuma tradição no automobilismo e chegado ao topo do esporte.

“Não posso me culpar. Hoje olho para trás e vejo como as coisas poderiam ter sido diferentes. Mas errar e acertar é natural da vida. Infelizmente, muita coisa que eu desejava, não aconteceu, mas muita coisa com a qual nem sonhava, aconteceu: ninguém imaginaria que um menino de Manaus pudesse virar piloto e eu consegui.”

Artigo anterior Seguindo Alonso, Button vê Mercedes e Williams à frente do resto
Próximo artigo Williams divulga pintura do carro de Massa para 2014

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros