Fórmula 1 GP da Cidade de México

F1 - "Parque fechado na Sprint Race é piada", diz Horner

Chefe de equipe da Red Bull usou o termo piada pelo fato das equipes terem de definir seus acertos com apenas um treino livre

Jo Canales and Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing, in the garage

A Fórmula 1 ajustou o formato de Sprint Race para 2023, transferindo a classificação para a corrida principal para a tarde de sexta-feira, seguida da qualificação de Sprint e da corrida curta no sábado. 

Com isso, os carros são colocados sob parque fechado após a única sessão de treinos livres da manhã de sexta-feira, o que significa que as equipes ficam presas às configurações de seus carros e sujeitas a limites rígidos quanto aos itens que podem alterar no restante do fim de semana após um treino.

O editor recomenda:

No GP dos Estados Unidos do último fim de semana, Charles Leclerc, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da Mercedes, foram desclassificados da corrida devido ao desgaste excessivo da prancha do assoalho, com ambas as equipes provavelmente prejudicadas pelo formato de sprint e suas regras de parque fechado.

As equipes que percebem que precisam mudar suas configurações são forçadas a largar do pitlane - o que aconteceu com a Aston Martin e Haas na última etapa.

O chefe de equipe da Red Bull, Horner, chamou de "piada" o fato de as equipes estarem presas às suas configurações após apenas uma hora de corrida na sexta-feira.

"Para mim, o parque fechado é uma piada. Você tem uma sessão para ajustar seu carro. E, nesse momento, os engenheiros podem muito bem ir para casa", disse Horner.

"Portanto, isso precisa ser analisado e tenho certeza de que foi um fator que contribuiu para os problemas de altura do carro das equipes que não cumpriram os regulamentos.

Zhou Guanyu, Alfa Romeo C43

Foto de: Alfa Romeo

Zhou Guanyu, Alfa Romeo C43

"Na verdade, um longo stint em uma corrida sprint. E não há nenhum risco real para isso, não há nenhum incentivo real por trás disso."

Max Verstappen é um grande oponente das corridas de sprint, pedindo que elas sejam eliminadas, pois ele não tem "nenhuma satisfação" em vencê-las.

O formato tem sido um sucesso e um fracasso, com uma Sprint divertida no Qatar seguido por um fracasso em Austin, que muitas vezes é ditada pelo desgaste dos pneus.

Horner acha que a F1 deveria realizar uma pesquisa sobre a popularidade do formato entre os fãs, já que o objetivo inicial era tornar os fins de semana mais divertidos para eles.

"Deveríamos realmente ir até os fãs e obter este feedback. O que eles querem? Acho que seria interessante analisar os dados no final do ano sobre a popularidade da corrida de Sprint porque, no final das contas, o que importa são os fãs. O motivo pelo qual fazemos corridas de Sprint é tentar proporcionar mais entretenimento para criar um evento mais atraente", pontuou.

"Temos que ser honestos no final do ano, quando tivermos todas as amostras das corridas de Sprint, e dizer: 'Ok, o que podemos fazer melhor? O que pode ser aprendido? E como podemos melhorar o espetáculo?' Se os pilotos gostarem e acharem gratificante, e as equipes acharem gratificante, acho que os fãs acabarão gostando", finalizou.

F1: Confira debate sobre o primeiro dia de treinos do GP do México

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #253 – Desclassificação de Hamilton nos EUA 'salva pele' de Pérez na Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton reclama de ‘bipolaridade’ do carro da Mercedes; entenda
Próximo artigo F1: Confirmado na Indy, Pietro Fittipaldi espera seguir na Haas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil