Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões
Últimas notícias

Pilotos passam 20% da volta em Montreal com os pés no freio

Entenda porque refrigeração e durabilidade dos freios são dois grandes problemas das equipes no GP do Canadá

Força G dentro do cockpit chega a 5.5 no maior ponto de freada do circuito

 

Um dos grandes desafios do Circuito Gilles Villeneuve, palco do GP do Canadá, são os freios. São sete pontos de freada, sendo seis deles considerados fortes e quatro que envolvem frenagens que começam em cerca de 295km/h. Dá para entender porque é uma pista tão famosa pelo desgaste do material.

De acordo com informações distribuídas pela Mercedes, a energia colocada no freio é, por exemplo, cerca do dobro da usada em Spa, ainda que, em ambos os circuitos, os pilotos fiquem cerca de 15s com o pé no freio por volta. No entanto, enquanto em Montreal isso significa 20% da volta, em Spa são 14%.

O ponto mais forte de freada é na curva 10, onde os carros chegam a 295km/h e têm que chegar a 60km/h na tomada de curva. São 235km/h para se diminuir em apenas 140m. Com isso, as forças G dentro do cockpit chegam a 5.5G. Com tanto trabalho, os discos de freio podem chegar a 1000ºC, e se estabilizam em 200ºC.

Como a largura e o diâmetro dos discos de freio são limitados pelas regras em 28mm e 278mm, respectivamente, os materiais são alterados de acordo com o circuito. Os dutos também são modificados nas pistas mais duras com os freios, para melhorar a refrigeração.

Neste ano, há um complicador para os freios: com as duas zonas de ultrapassagem, ainda mais energia será desprendida para a frenagem. O problema é ainda maior quando o tanque está cheio. Os freios serão, junto dos pneus, os grandes focos de atenção das equipes neste final de semana.

Artigo anterior Escapamento da Renault é uma das inovações do ano
Próximo artigo Barrichello desvenda segredos da volta de apresentação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros