Recomendado para você

F1 - Lawson dá conselho sincerão para Hadjar sobre vaga na Red Bull e avisa: "Muito difícil"

F1 - Lawson dá conselho sincerão para Hadjar sobre vaga na Red Bull e avisa: "Muito difícil"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Lawson dá conselho sincerão para Hadjar sobre vaga na Red Bull e avisa: "Muito difícil"
F1 - Bearman desabafa sobre punição em Monza: "Me sinto prejudicado"

F1 - Bearman desabafa sobre punição em Monza: "Me sinto prejudicado"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Bearman desabafa sobre punição em Monza: "Me sinto prejudicado"
'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1

'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
'Como arruinar sua classificação': Bortoleto explica fator-chave que pode fazer (ou matar) um fim de semana na F1
F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália

F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Piastri 'dá veredito' sobre ordem de equipe polêmica da McLaren no GP da Itália
F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull

F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Hadjar 'manda real' sobre rumores de contrato com Red Bull
F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Doente, Russell não estará presente no dia de mídia do GP do Azerbaijão
F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly

F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Colapinto e...? As opções da Alpine para 2026 ao lado de Gasly
NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo

NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo

NASCAR Brasil
Curvelo
NASCAR Brasil: Galid Osman corre pela primeira vez em circuito oval na etapa de Curvelo
Últimas notícias

Pilotos passam 20% da volta em Montreal com os pés no freio

Entenda porque refrigeração e durabilidade dos freios são dois grandes problemas das equipes no GP do Canadá

Força G dentro do cockpit chega a 5.5 no maior ponto de freada do circuito

 

Um dos grandes desafios do Circuito Gilles Villeneuve, palco do GP do Canadá, são os freios. São sete pontos de freada, sendo seis deles considerados fortes e quatro que envolvem frenagens que começam em cerca de 295km/h. Dá para entender porque é uma pista tão famosa pelo desgaste do material.

De acordo com informações distribuídas pela Mercedes, a energia colocada no freio é, por exemplo, cerca do dobro da usada em Spa, ainda que, em ambos os circuitos, os pilotos fiquem cerca de 15s com o pé no freio por volta. No entanto, enquanto em Montreal isso significa 20% da volta, em Spa são 14%.

O ponto mais forte de freada é na curva 10, onde os carros chegam a 295km/h e têm que chegar a 60km/h na tomada de curva. São 235km/h para se diminuir em apenas 140m. Com isso, as forças G dentro do cockpit chegam a 5.5G. Com tanto trabalho, os discos de freio podem chegar a 1000ºC, e se estabilizam em 200ºC.

Como a largura e o diâmetro dos discos de freio são limitados pelas regras em 28mm e 278mm, respectivamente, os materiais são alterados de acordo com o circuito. Os dutos também são modificados nas pistas mais duras com os freios, para melhorar a refrigeração.

Neste ano, há um complicador para os freios: com as duas zonas de ultrapassagem, ainda mais energia será desprendida para a frenagem. O problema é ainda maior quando o tanque está cheio. Os freios serão, junto dos pneus, os grandes focos de atenção das equipes neste final de semana.

Artigo anterior Escapamento da Renault é uma das inovações do ano
Próximo artigo Barrichello desvenda segredos da volta de apresentação

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros