O acidente de Jules Bianchi, em Suzuka, expôs diversos questionamentos para a Fórmula 1. Um deles decaiu sobre os compostos para chuva. Nesta quinta-feira, em entrevista à ‘Autosport’, Sebastian Vettel confessou que os pilotos se reuniram para exigir a melhoria dos pneus para essas condições, uma das mais adversas no automobilismo.
[publicidade] “Definitivamente, é algo que já discutimos, não só após a corrida no Japão e o acidente de Jules. Atualmente, o pneu extremo tem uma janela muito estreita, e o intermediário é mais rápido”, declarou o piloto alemão da Red Bull.
“Assim que o excesso de água desaparece, você tenta colocar o intermediário, correndo muitos riscos, simplesmente porque é o pneu mais veloz. Precisamos trabalhar nisso cada vez mais”, completou o tetracampeão mundial.
As palavras de Vettel decaem sobre a enorme diferença entre os dois compostos. No momento do acidente, a Marussia de Jules Bianchi estava com pneus intermediários, enquanto grande parte do grid se ‘vestia’ com compostos para chuva.
Durante o último final de semana, data na qual foi disputado o GP da Rússia, os pilotos discutiram sobre o pneu para chuvas e as melhorias possíveis para os próximos anos.
Além de Vettel, Lewis Hamilton também pediu a melhoria dos compostos para a chuva. “Não é segredo que eles não são os melhores pneus de chuva que conheço. Lembro que os Bridgestones eram muito bons”, cutucou o britânico – atualmente, os pneus da F1 são de responsabilidade da Pirelli.
“O slick sempre será melhorado, mas acho que não há tanto foco no pneu de chuva. Você quer um pneu que não nos force a trocar para o intermediário quando ele está muito mais rápido, e quando provavelmente não há segurança suficiente para fazer isso”, analisou o representante da Mercedes, líder do campeonato mundial.