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Pirelli: novo asfalto de Sepang será desafio para times

Chefe técnico da Pirelli diz que redução de ondulações irá mudar acerto dos carros e consumo dos pneus

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06 leads at the start of the race
Mario Isola, Pirelli Racing Manager, com Paul Hembery, Diretor Esportivo da Pirelli
Mario Isola, Pirelli Racing Manager (Left) with Paul Hembery, Pirelli Motorsport Director (Right)
Pirelli tyres
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06 leads at the start of the race
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W06 leads at the start of the race

Com o circuito de Sepang, na Malásia, sendo recapeado para o GP deste ano, as equipes da Fórmula 1 encontrarão um desafio novo na questão do consumo de pneus e do acerto dos carros.

Com a redução das ondulações e uma menor abrasividade na pista, o consumo de pneus promete ser uma das chaves da corrida. Outra intenção com as mudanças foi diminuir a formação de poças d’água em provas com chuva.

"Há muitas modificações no circuito", disse o chefe técnico da Pirelli, Mario Isola, ao Motorsport.com.

"Nós já analisamos o asfalto, porque os nossos colegas da Superbike estiveram lá há alguns meses, logo após o recapeamento do circuito. Pedimos para que eles fizessem as medições com o sistema a laser que usamos.”

"O asfalto está um pouco menos agressivo do que no passado, de modo que a abrasividade diminuiu – o que é um bom passo. Outro ponto a considerar é que quando você tem um novo asfalto, o envelhecimento, especialmente no início, é bastante rápido. Quando chegarmos lá estará diferente de junho.”

"As ondulações também não estão mais lá, por isso agora é uma pista completamente plana. A inclinação de algumas curvas é completamente diferente."

Isola diz que as equipes terão muito a aprender quando seus carros forem para a pista na sexta-feira. "O impacto de tudo isso é difícil de prever, mas suponho que os traçados sejam um pouco diferentes por causa disso. Os tempos de volta talvez mudem também.”

"Temos um pouco de incerteza. Não podemos considerar um circuito completamente novo, mas há algumas mudanças. Abrasividade diferente significa temperatura diferente nos pneus, degradação diferente e assim por diante.”

"Não termos mais ondulações significa que você pode andar com o carro mais baixo, o que significa diferentes níveis de downforce. Isso claramente tem um impacto sobre o carro."

As equipes fizeram suas escolhas de pneus após saberem dos detalhes do recapeamento.

"Demos a eles as informações sobre o novo asfalto antes que fizessem suas escolhas, porque a escolha foi há 14 semanas, e, se eu não estiver errado, meus colegas da Superbike foram lá em junho. Foi bastante próximo, mas dei a eles as informações antes da escolha.”

"Por exemplo, tivemos a mesma situação em Spielberg e Budapeste, com o recapeamento completo do circuito. Na Áustria, não conseguimos enviar os engenheiros para medir a pista a tempo antes da escolha. Por essa razão, concordamos com as equipes de enviar os engenheiros para medir o asfalto e dar eles mais uma semana para tomar a decisão. Na Hungria fizemos o mesmo.”

"Em todos os três casos, eles tiveram a oportunidade de escolher os pneus depois de terem informações da pista."

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