Pirelli se prepara para 'competir' pela F1 com Bridgestone

Ao que tudo indica, Bridgestone quer entrar na 'briga' pelo contrato que entra em vigor a partir de 2025

Bridgestone tyres. 
Formula One World Championship, Rd 17, Korean Grand Prix, Qualifying Day, Korea International Circuit, Yeongam, South Korea, Saturday 23 October 2010.

Foto de: Andre Vor / Sutton Images

A Pirelli, fornecedora de pneus da Fórmula 1, deve enfrentar a concorrência pelo contrato oficial da FIA a partir de 2025, em meio a sugestões de que a Bridgestone fez uma oferta.
 
Leia também:

No início deste ano, a FIA abriu o processo de licitação para o contrato de fornecimento oficial da F1 de 2025 a 2027, com possibilidade de prorrogação até 2028.

O prazo para apresentação de candidaturas terminou a 15 de maio e agora a entidade está no processo de avaliação das propostas dos interessados e depois fará uma revelação sobre quem são os licitantes aprovados no dia 16 de junho.

Os candidatos aprovados passarão para a próxima etapa do processo, que incluirá discussões com o detentor dos direitos comerciais da F1.

O último processo de licitação de pneus, de 2020 a 2023, viu a Pirelli enfrentar um desafio da empresa sul-coreana Hankook. A Pirelli recebeu então uma prorrogação de um ano até o final de 2024 devido aos atrasos na introdução de novos regulamentos técnicos por conta da pandemia de COVID.

Com o término do prazo para os candidatos para a licitação 2025-2027, entende-se que a Pirelli não está sozinha em fazer uma oferta para o novo contrato de pneus. E embora não haja confirmação da FIA sobre o número de candidatos nem sua identidade, fontes sugeriram que a empresa japonesa Bridgestone se inscreveu.

Bridgestone tyres

Bridgestone tyres

A Bridgestone esteve envolvida pela última vez na F1 de 1997 a 2010 e foi o único fornecedor a partir de 2007, após a decisão da Michelin de abandonar o campeonato no final de 2006.

Desde que deixou a F1, a Bridgestone permaneceu envolvida nas principais categorias japonesas, bem como em outras categorias internacionais. Sua marca Firestone é a única fornecedora da IndyCar.

Falando ao Motorsport.com recentemente, o gerente de planejamento de automobilismo da Bridgestone, Eiichi Suzuki, disse que a empresa estava avaliando o envolvimento em outras categorias, incluindo a F1.

“Estamos sempre pensando no que e como podemos fornecer melhor nossas atividades de automobilismo em categorias globais, incluindo a F1”, disse ele. "Claro, estamos conduzindo pesquisas sobre esses assuntos."

A própria Bridgestone, no entanto, recusou-se a confirmar se esse interesse se estendeu ou não à solicitação formal do contrato de licitação de pneus.

Um porta-voz da empresa disse: "A Bridgestone tem uma herança de mais de 60 anos no automobilismo e continuaremos a buscar atividades sustentáveis ​​de automobilismo global. No entanto, nos abstemos de comentar sobre quaisquer categorias em particular."

Aston-Honda na F1 2026: Detalhes, impacto para RBR/Mercedes e o fator Alonso

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate: é o 'fim da linha' para Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE F1: Mercedes tem motivos para se animar com resultados em Barcelona
Próximo artigo F1 engaveta planos de retorno do GP da África do Sul em 2024 após polêmica com Rússia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil