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Por estética, Red Bull admite ter tentado banir barbatana

Chefe da equipe diz que solução aerodinâmica não traz grandes diferenças na performance dos carros

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08 with open shark fin
Williams FW40 T-wing detail
Sergio Perez, Force India VJM10
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR12
Felipe Massa, Williams FW40
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB13

O chefe da Red Bull, Christian Horner, não só disse não ser um fã das barbatanas de tubarão dos carros de Fórmula 1 deste ano, como também assumiu ter tentado proibi-las da categoria para esta temporada. O britânico tentou persuadir o resto das equipes a banir o dispositivo, mas não obteve sucesso.

"Os carros parecem fantásticos", disse Horner. "A única coisa que decepciona são as barbatanas de tubarão.”

"É algo que levantamos na reunião do Grupo de Estratégia no ano passado, tentamos pedir a todas as equipes para removê-las, porque o ganho de desempenho que elas oferecem não é tão grande. No interesse da estética, foi solicitado que elas fossem removidas.”

"Isso foi para a Comissão da F1, mas infelizmente foi imediatamente rejeitada pela maioria das equipes, por isso espero que seja algo que possa ser resolvido para o próximo ano.”

"Os carros estão ótimos. É uma pena que esta barbatana de tubarão tenha entrado numa brecha no regulamento."

Aparência é importante

Horner disse que a barbatana de tubarão não fornece um grande ganho de desempenho. Ele diz que garantir que o carro seja bonito continua a ser um fator importante.

"Se você perguntar aos nossos aerodinamicistas, eles gostariam de mantê-la", disse ele.

"Os carros parecem mais agressivos, parecem mais desafiadores, e é errado ignorar a estética do carro. Infelizmente, esta é uma consequência das regras, mas isso deveria ter sido abordado com bastante rapidez."

Sistema de suspensão não é problema

Horner acredita que o sistema de suspensão de sua equipe esteja dentro dos regulamentos depois que a Red Bull consultou a FIA.

Houve um debate entre equipes sobre a legalidade de sistemas de suspensão hidráulicos inteligentes na F1 desde que Ferrari procurou um esclarecimento sobre as regras.

"A FIA parece estar feliz com a maneira como interpretamos as regras", disse Horner. "Se alguém tiver problema com isso, eles têm o direito de protestar.”

"Só podemos seguir o conselho que recebemos da FIA. Todos os comentários que tivemos foi de que não há nenhum problema."

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