Recomendado para você

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Ricardo Maurício comanda e vence sprint de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades do último dia
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Mudança de foco precoce, preço amargo: a verdadeira causa do colapso da Alpine na F1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Steiner: Piastri deveria deixar McLaren "se não vencer o campeonato"
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez domina e vence a sprint do GP de Valência
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Alpine: Não há garantia de que Mercedes terá o melhor motor em 2026
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Mensagem do presidente da Ferrari foi direcionada principalmente a Hamilton, diz jornal italiano
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Moto2
Moto2
Valência
Moto2: Moreira larga em 9º e González sai em 5º na decisão do GP de Valência

Por halo, FIA altera luzes de largada em Melbourne

Direção de prova posicionará um segundo jogo de luzes para evitar que os pilotos da frente do grid tenham problema de visibilidade com o halo

Circuit detail from around the circuit during the team's track walk

A FIA estreará uma nova configuração de luzes de largada no GP da Austrália como resposta aos temores de possíveis problemas de visibilidade causados pela proteção de cockpit do halo.

Os pilotos poderão treinar largadas ao fim do primeiro e do segundo treinos livres, na sexta-feira, para que possam se acostumar à nova configuração.

As preocupações com visibilidade restrita fizeram com que Charlie Whiting, diretor de provas da FIA, instalasse um segundo jogo de luzes, que é mais baixo e posicionado 5m à frente das luzes principais, para ajudar os pilotos que estão à frente no grid e que podem ser atrapalhados pelo halo. Em Melbourne, estas serão deslocadas para a esquerda.

Anteriormente, o segundo jogo era instalado na metade do grid para dar aos pilotos que estavam na parte de trás do pelotão uma chance de ver as luzes, mas a FIA sente que, agora, ele terá mais utilidade na frente.

Também há uma altura padrão para as luzes principais, então os circuitos terão de construir uma estrutura naquela altura.

“Nós normalmente não permitimos treinos de largada no grid, porque temos um cronograma muito apertado”, disse Whiting.

“Com o halo, o que pedimos a todos os circuitos é que façam as luzes em uma altura padrão sobre a pista. Também colocamos um outro jogo de luzes, nesse caso deslocado para a esquerda.”

“Essas luzes repetidas normalmente eram na metade do grid, e elas foram instaladas mais ou menos em 2009, quando a asa traseira ficou mais alta nos carros. Alguns pilotos reclamaram que não podiam enxergar as luzes principais, então foi quando instalamos o jogo extra.”

“Mas agora as asas foram reduzidas, não há necessidade para essas luzes na metade do grid. Então, decidimos utilizá-las em outro lugar.”

“A pole position parece o pior cenário com o halo – talvez o piloto não consiga enxergar bem as luzes, ou só consegue ver metade delas, e talvez ele precise mover demais a sua cabeça.”

“Mas, agora, ele tem um outro jogo de luzes, que está 5m à frente. O que pensei é que seria uma boa ideia dar ao piloto uma visão dessas luzes em vez de fazer com que ele veja essa luz pela primeira vez no domingo à tarde.”

Artigo anterior Não há ninguém como Senna, diz ex-preparador do brasileiro
Próximo artigo Hamilton alerta Ricciardo para não arruinar relação com time

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros