Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento
Últimas notícias

Preterido na Mercedes, Michael Schumacher anuncia aposentadoria

Aos 43 anos, alemão soma sete títulos e 91 vitórias em 302 GPs. Leia o discurso publicado pelo piloto na íntegra

O alemão Michael Schumacher anunciou sua aposentadoria definitiva da Fórmula 1. Aos 43 anos, o heptacampeão mundial, dono do currículo mais vitorioso da história da categoria, fará seu 303º GP neste final de semana no Japão, com um saldo de 91 vitórias, 68 poles e 155 pódios.

É a segunda aposentadoria de Schumacher. A primeira foi anunciada durante a temporada 2006, quando corria pela Ferrari e disputava o título – foi vice-campeão na ocasião. Porém, em 2010, o alemão retornou à categoria e amargou três anos de insucessos com a Mercedes, obtendo um pódio – com o terceiro lugar no GP da Europa deste ano – e uma pole – no GP de Mônaco, apesar de não ter largado na ponta por ter causado um acidente com Bruno Senna na prova anterior, sendo punido com a perda de cinco posições no grid.

LEIA MAIS:

Na semana passada, o alemão foi preterido na equipe Mercedes em favor da chegada de Lewis Hamilton ao time, a partir de 2013. Confira na íntegra o discurso em que Michael Schumacher anunciou a aposentadoria.

“Decidi me aposentar da F-1 ao final da temporada, ainda que consiga competir contra os melhores do mundo. Isso é algo que me dá orgulho, e é parte do motivo de nunca ter me arrependido de ter voltado.

Posso ficar feliz com minha performance e o fato de estar continuamente melhorando durante todos os três últimos anos. Mas, em algum momento, é hora de dizer adeus. Disse ao final de 2009 que queria ser medido por meu sucesso e é por isso que sofri tantas críticas nestes últimos três anos, o que é justificável em parte. Não há dúvida de que não atingimos nossa meta de desenvolver um carro capaz e lutar pelo campeonato nestes três anos. Mas também ficou claro que posso ficar muito contente com meus resultados na F-1.

Durante as últimas semanas e meses não tinha certeza se ainda teria a motivação e energia necessárias para continuar. E não é meu estilo fazer nada do que não estou 100% convencido. Com minha decisão de hoje me sinto liberado destas dúvidas. No final, não é minha ambição ficar apenas pilotando, mas sim, lutar por vitórias, e o prazer de pilotar é nutrido pela competitividade”.

Artigo anterior Rubinho sobre Williams: “Eles poderiam ter o dobro de pontos”
Próximo artigo Para Ross Brawn, Schumacher é "melhor piloto do século"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros